Compartilhe esse conteúdo:

 

 

 

 

Utilizadas em análises que necessitam de medidas exatas, o equipamento para laboratório conhecido como micropipeta, possui uma importante função no campo das pesquisas e experimentos.

Sua principal característica é a medida precisa que oferece aos profissionais de laboratórios em análises com diversos tipos de amostras, que podem ser: aquosos, viscosas, radioativas, corrosivas e biológicas.

Para trabalhos mais simples, com pequenos números de amostras as micropipetas monocanais são bem aplicáveis, já em trabalhos com maior número de amostras, como um exemplo em microplacas, a indicação é para micropipetas multicanais, que dispõem de 8 ou 12 canais para pipetagem de uma única vez.

Existem diversas variações deste equipamento, a micropipeta pode ser: micropipeta mecânica, micropipeta  eletrônica, micropipeta monocanal, micropipeta  multicanal e ainda possuir mecanismo de deslocamento de ar ou deslocamento positivo. Cada tipo de amostra é determinante para a escolha da micropipeta a ser utilizada.

Há substâncias que exigem mais do equipamento, como é o caso de amostras viscosas e radioativas/corrosivas. Neste caso, a micropipeta que possui mecanismo de deslocamento a ar, não é indicada.

O visor e manuseio pode ser mecânico ou eletrônico, diferenciando-se pela forma de escolha de faixa de trabalho e visor digital ou numérico. Sendo que os modelos acima apresentam opções mecânicas e eletrônicas.

A Micropipeta Monocanal de Volume Variável –  – é totalmente autoclavável a 121ºC por 20 minutos e possui ejetor automático de ponteiras. Além disso, possui trava de ajuste de volume selecionável.

A SPLABOR disponibiliza uma vasta linha de  Micropipetas para Laboratório– nas versões micropipeta monocanal e micropipeta  multicanal, com 8 ou 12 canais. Ambos os modelos possuem visor digital (não eletrônico) para perfeita visualização do volume selecionado.

Além destas, oferece também a Micropipeta de Volume Variável e a Micropipeta de Volume Fixo que possuem a parte inferior autoclavável e botão com duas etapas de operação, permitindo a pipetagem reversa.

Para a utilização deste equipamento para laboratório é necessário o uso das ponteiras para micropipetas, mas a respeito deste tema, falaremos em um post especifico.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.