Compartilhe esse conteúdo:

                                                                             O que é Meio de Cultura?

Os meios de cultura são  produtos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de micro-organismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural. Existe uma variedade enorme destes meios e são utilizados para análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas,  são utilizados em laboratório onde se necessita do controle microbiológico principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica.

Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados. Diferentes micro- organismos possuem diferentes necessidades, por isso o meio de cultura é utilizado  para satisfazer essas necessidades, utilizando nutrientes específicos dependendo do microrganismo de interesse.

 

Meios de Cultura são freqüentemente utilizados em laboratórios de análises. Sua finalidade é fornecer nutrientes para o cultivo de micro-organismos. Com o desenvolvimento da bactéria, é possível identificá-la através do uso de meios de cultura seletivos.

Os Meios de Cultura podem ser classificados, levando em consideração três aspectos: o estado físico, objetivos funcionais e a composição química.

Segundo a classificação por meio de estado físico, os meios de cultura podem ser encontrados em três formas: sólidas, liquidas ou semi-sólidas.

Meios de cultura que apresentem agentes solidificantes são apontados como sólido; Os semi-sólidos possuem uma consistência intermediária, já que são compostos com uma quantidade de ágar e/ou gelatina que varia de 0,075 a 0,5 %; Os que não possuem agentes solidificantes e possuem aparência de caldo, são determinados como líquidos.

Levando em consideração a classificação através dos objetivos funcionais de Meios de Cultura para Microbiologia, podem ser definidos como:

 Enriquecido: este tipo é indicado para o desenvolvimento de micro-organismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria.

Seletivo: meios de cultura com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de microorganismos e permite assim, o crescimento de outros. Como por exemplo, o Meio de Cultura Verde Brilhante, utilizado para isolamento seletivo de Salmonella.

 Diferenciais: apresentam substancias que podem estabelecer diferenças em microorganismos parecidos, como Meio de Teague, diferencial para coliformes.

Manutenção: este tipo de meio viabiliza a conservação de micro-organismos no laboratório. Como por exemplo, o Meio de Cultura : Agar Sabouraud.

Ao analisarmos Meios de Cultura em relação à composição química, as categorias são:

Extrato de vegetais: malte e tomate;

Extrato de animais: carne;

Micro-organismos: levedura;

Artificiais (Sintéticos).

A utilização dos Meios de Cultura  são  muito importante na identificação de micro-organismos que provocam, por exemplo, infecções e alergias nos seres humanos e contaminações em alimentos e água. É através deste procedimento, que a bactéria causadora é identificada.

Existem diversos tipos de meios de cultura, e variadas especificidades. Abaixo, consta os Meios de Cultura  mais utilizados em  laboratórios, na identificação e cultivo de micro-organismos e que podem ser encontrados na SPLABOR

 Meio de Cultura Caldo Verde Brilhante (Agar Bile Verde Brilhante)meio de cultura para coliformes, identifica as bactérias presentes na água contaminada e limpa.

 Meio de Cultura Agar Mueller Hinton – usado para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (MIC) de anti-microbianos para as bactérias aeróbicas.

Meio de Cultura Agar Nutriente – utilizado no cultivo de micro-organismos menos exigentes.

 Meio de Cultura Extrato de Malte – detecção, isolamento e contagem de leveduras e bolores.

Meio de Cultura Extrato de Carne – por ser preparado com carne fresca, fornece crescimento máximo de micro- organismos.

Meio de Cultura Caldo EC – usado para enumeração seletiva de coliformes fecais e não fecais em água, esgoto e frutos do mar.

Meio de Cultura Sabouraud Dextrose – utilizado para cultivo de leveduras, bolores e micro-organismos aciduricos.  Cultivo de fungos, especialmente nos associados com infecções de pele.

Meio de Cultura Agar Sabouraud Maltose – propagação de bolores e leveduras, principalmente fungos parasitas relacionados a lesões de pele e escalpo.

Para conhecer toda a linha de Meios de Cultura da Splabor acesse AQUI.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Assessoria Científica ([email protected]).

Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]) encontra-se à disposição.

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.