Compartilhe esse conteúdo:

O que é um meio de cultura? Qual a sua importância e classificação?

 

 

Um meio de cultura é uma substância ou ambiente no qual microrganismos, como bactérias, fungos, vírus ou células de organismos multicelulares, podem crescer e se reproduzir em condições controladas em laboratório. Esses meios são usados em microbiologia, biologia celular e biotecnologia para estudar, cultivar e manter microrganismos para diversos propósitos, como pesquisa, diagnóstico, produção de produtos biotecnológicos e testes de segurança.

 

 

 

 

Para que servem os Meios de Cultura?

Os meios de cultura são utilizados para estimular o cultivo de micro organismos a serem analisados em um determinado tipo de análise, permitindo seu estudo. O meio de cultura é um composto químico formulado para fornecer nutrientes a microorganismos, células ou tecidos em cultivo.

A fórmula do meio de cultura é especificada pelo pesquisador e deve atender às necessidades nutricionais do organismo em estudo. Alguns meios de cultura são enriquecidos com aditivos para promover o crescimento, a sobrevivência ou outras características desejadas das células. Podemos dizer que, meios de cultura são substâncias que fornecem os nutrientes necessários para o crescimento de bactérias.

Por que o Meio de Cultura foi tão importante para a Microbiologia?

Os meios de cultura são de fundamental importância para a maioria dos testes microbiológicos: para obter culturas puras, para fazer crescer e contar células microbianas e para cultivar e selecionar micro organismos.

Sem os meios de cultura para microbiologia de alta qualidade, a possibilidade de obter resultados de análises microbiológicas por exemplo em alimentos, em bebidas ou na indústria farmacêutica seriam reduzidos.

Tipos de Meios de Cultura

Há uma variedade de diferentes meios de cultura disponíveis. Diferentes tipos de meios de cultura são normalmente divididos, com base no estado físico dos meios de comunicação, em:

  • Meios de cultura líquidos, comumente chamados de “caldo”
  • Meios de cultura sólidos e semissólidos, comumente chamados de “ágar”

Esses meios de cultura podem então ser divididos em categorias como meio de crescimento (projetado para cultivar a maioria dos microrganismos heterotróficos), meio de transporte (para preservar microrganismos), meio de enriquecimento (meio projetado para aumentar o número de microrganismos desejados) e meio de crescimento seletivo.

Como os fungos e bactérias se proliferam em meios de cultura?

Os fungos e as bactérias são organismos microscópicos que precisam de um ambiente adequado para se desenvolverem. Os meios de cultura fornecem essas condições, oferecendo nutrientes essenciais como açúcares, aminoácidos e vitaminas.

Quando adicionados ao meio de cultura, os fungos e as bactérias começam a se alimentar desses componentes e a proliferar-se rapidamente. Em pouco tempo, é possível observar colônias visíveis a olho nu ou sob um microscópio.

O processo de crescimento das culturas pode ser influenciado por diversos fatores ambientais, como temperatura, pH e oxigenação do meio. É importante manter essas variáveis controladas para obter resultados mais precisos nos testes laboratoriais.

Qual é o meio de cultura ideal para o seu microorganismo?

Cada microorganismo tem necessidades específicas quando se trata de meio de cultura. Por isso, é importante saber qual é o melhor tipo para cultivar seu organismo em particular.

O primeiro passo é identificar a categoria do microrganismo que você deseja cultivar – bactérias, fungos ou vírus. Em seguida, você precisa determinar as condições ideais de cultivo para esse tipo específico.

Por exemplo, algumas bactérias preferem um ambiente anaeróbico (sem oxigênio), enquanto outras requerem alta concentração de dióxido de carbono e baixa pressão atmosférica. Já os fungos podem crescer melhor em meios com pH ácido ou alcalino.

Além disso, existem outros fatores importantes a serem considerados na escolha do meio de cultura para microbiologia ideal para o seu microorganismo: nutrientes necessários para o crescimento; temperatura ideal; tempo necessário para crescer etc.

Por que os microorganismos precisam de um meio de cultura para crescer?

Os microorganismos são seres vivos que possuem necessidades específicas para crescer e se reproduzir. Para que isso ocorra, eles precisam estar inseridos em um meio de cultura adequado, ou seja, um ambiente rico em nutrientes e substâncias essenciais para o seu desenvolvimento.

Essa necessidade dos microorganismos deve-se ao fato de que eles não possuem a capacidade de produzir todos os nutrientes indispensáveis à sua sobrevivência. Dessa forma, é necessário fornecer a eles uma variedade de compostos químicos – como aminoácidos e vitaminas – por meio do meio de cultura.

Como os meios de cultura são preparados?

Os meios de cultura são preparados com o intuito de fornecer aos microorganismos as condições ideais para crescer e se desenvolver. Para isso, é preciso seguir algumas etapas importantes no processo de preparação.

Primeiramente, os ingredientes necessários para compor o meio de cultura devem ser selecionados com cuidado. Eles podem variar dependendo do tipo de microorganismo a ser cultivado e das condições ambientais em que ele está acostumado a viver.

Em seguida, esses ingredientes precisam ser pesados ou medidos com precisão para garantir que as proporções corretas sejam utilizadas na mistura final. É importante lembrar que pequenas variações nas quantidades podem afetar drasticamente o crescimento dos microorganismos.

Qual a composição dos meios de cultura?

Um meio de cultura é essencialmente composto por elementos básicos (água, nutrientes), aos quais devem ser adicionados diversos fatores de crescimento que serão específicos para cada bactéria e necessários ao seu crescimento. O principal agente gelificante utilizado em meios de cultura sólidos é o ágar.

O meio de cultura é o substrato material que os microorganismos são cultivados. A escolha do meio de cultura adequado é crucial para o sucesso do experimento, uma vez que o meio deve fornecer todos os nutrientes necessários para o crescimento e sobrevivência das células.

 

Classificação dos meios de cultura com base na composição, consistência e finalidade.

Sólido

O meio de cultura sólido contém ágar a uma concentração de 1,5-2,0% ou algum outro agente de solidificação principalmente inerte.

O meio sólido tem estrutura física e permite que as bactérias cresçam de maneiras fisicamente informativas ou úteis (por exemplo, como colônias ou em faixas).

O meio sólido é útil para isolar bactérias ou para determinar as características da colônia do isolado.

Semi-sólido

O meio de cultura  semissólido é preparado com ágar em concentrações de 0,5% ou menos.

O meio semissólido tem uma consistência de creme suave e é útil para o cultivo de bactérias microaerofílicas ou para a determinação da motilidade bacteriana.

Meio líquido (caldo)

Esses meio de cultura  contêm quantidades específicas de nutrientes, mas não têm vestígios de agentes gelificantes, como gelatina ou ágar.

O meio de cultura em caldo serve a vários propósitos, como a propagação de um grande número de organismos, estudos de fermentação e vários outros testes. por exemplo , testes de fermentação de açúcar, caldo MR-VP.

Como podem ser definidos os Meios de Cultura?

  • Enriquecido: este tipo de meio de cultura é indicado para o desenvolvimento de micro-organismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria.
  • Seletivo: meio de cultura  com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de micro organismos e permite assim, o crescimento de outros. Como por exemplo, o Meio de Cultura Verde Brilhante, utilizado para isolamento seletivo de Salmonella.
  • Diferenciais: apresentam substâncias que podem estabelecer diferenças em micro organismos parecidos, como Meio de Teague, diferencial para coliformes.
  • Manutenção: este tipo de meio viabiliza a conservação de micro-organismos no laboratório. Como por exemplo, o Meio de Cultura : Ágar Sabouraud.

 Composição química, as categorias são:

  • Extrato de vegetais: malte e tomate;
  • Extrato de animais: carne;
  • Micro-organismos: levedura;
  • Artificiais (Sintéticos).

A utilização dos Meios de Cultura  são  muito importante na identificação de micro-organismos que provocam, por exemplo, infecções e alergias nos seres humanos e contaminações em alimentos e água. É através deste procedimento, que a bactéria causadora é identificada.

Quais os critérios para escolher um bom meio de cultura?

Na hora de escolher um Meios de Cultura para o seu laboratório, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração. O primeiro deles é a finalidade do meio: você precisa estar certo de qual tipo de microrganismo irá cultivar e quais são as suas necessidades nutricionais.

Outro ponto importante é a qualidade dos ingredientes utilizados na fabricação do meio. Opte por marcas renomadas no mercado e certifique-se da procedência dos componentes utilizados.

Dúvidas Frequentes sobre Meio de Cultura?

Posso preparar meio de cultura em Microondas?

Não recomendamos o uso de fornos de micro-ondas para esterilização ou refusão de meio de cultura  As razões para isso são:

1. O aquecimento pode ser irregular.

2. Pontos quentes podem ocorrer na coluna do meio levando ao super aquecimento e explosão dos recipientes.

3. A esterilização por microondas só é eficaz quando há umidade. As tampas internas dos recipientes, se não forem previamente esterilizadas, podem constituir uma fonte de contaminação posterior.

Por quanto tempo posso armazenar meios de cultura após a preparação?

A qualidade das placas preparadas com meio de cultura pode deteriorar-se a partir do momento da preparação. A taxa de deterioração irá variar de acordo com a estabilidade dos constituintes do meio.

A vida útil ideal do meio de cultura deve ser determinada por testes microbiológicos realizados no momento da preparação e durante o período de armazenamento.

Essa investigação precisaria ser realizada por cada laboratório/cliente individual.

As placas devem ser embrulhadas em filme de armazenamento apropriado ou colocadas de cabeça para baixo em recipientes selados.

Os seguintes prazos de validade são sugeridos para a maioria dos meios preparados quando armazenados a 2-8°C na ausência de luz:

Ágar nutrientes sem sangue
2-4 semanas
Ágar sangue
7 dias
Ágar sangue (com aditivos instáveis)
2-5 dias
A mídia mais seletiva
5-7 dias

Qual o prazo de validade após aberta a embalagem de meio de cultura?

A data de validade indicada no rótulo dos meio de cultura  desidratados refere-se ao prazo de validade quando o produto permanece em estado fechado. A vida útil total é tipicamente de 3 a 5 anos.

Uma vez aberto, a vida útil total dos Meios de Cultura Desidratados, Peptonas e Hidrolisados ​​é automaticamente reduzida.

O prazo de validade do meio de cultura dependerá da frequência de abertura e das condições atmosféricas. A deterioração de produtos particularmente higroscópicos pode ser observada dentro de seis meses após a abertura.

Posso reaproveitar um meio de cultura ?

Em resumo, os meios de cultura são fundamentais para o estudo dos microrganismos e suas propriedades. São utilizados em diversos campos da ciência, como na medicina, biotecnologia e indústria alimentícia.

Existem diferentes tipos de meios de cultura que devemos escolher cuidadosamente para garantir um bom crescimento dos microrganismos. É importante lembrar que cada espécie tem necessidades específicas e exige um meio adequado.

Sobre a reutilização do meio de cultura, é possível reaproveitá-lo dependendo da finalidade do experimento e das condições adequadas de armazenamento. Porém, essa prática pode acarretar em contaminação cruzada ou perda da qualidade do meio.

Assim sendo, a manipulação correta dos meios de cultura é crucial para evitar resultados imprecisos e falhas nos experimentos científicos. Esperamos ter respondido as principais dúvidas sobre os meios de culturas na microbiologia!

 

 

 

Para conhecer toda a linha de Meios de Cultura da SPLABOR acesse AQUI.

Baixe nosso EBOOK meio de cultura

Conclusão

O meio de cultura é de fundamental importância para a maioria dos testes microbiológicos: obter culturas puras, cultivar e contar células microbianas e cultivar e selecionar microrganismos. Sem os meios de cultura,  não haveria a possibilidade de obter resultados de testes microbiológicos precisos

O meio de cultura  microbiológico é o material de laboratório  mais utilizado e sem dúvida a mais importante do microbiologista ou biomédico. Dada esta importância  é fundamental que os meios de cultura  fabricados ou adquiridos pelo seu laboratório sejam de alta qualidade e adequados ao método de ensaio pretendido.

 

 

 

 

Compre meios de cultura com boa procedência e armazenamento.

Nesse artigo publicado pela Anvisa você pode conhecer algumas recomendações da Vigilância Sanitária para lidar com determinados tipo de análise que utilizam meios de cultura.

Para ter maiores informações, acesse o link: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_4_2004.pdf

Existem diversos tipos de meios de cultura, e variadas especificidades. Abaixo, consta os Meios de Cultura  mais utilizados em  laboratórios, na identificação e cultivo de micro-organismos e que podem ser encontrados na SPLABOR

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.