Compartilhe esse conteúdo:

Em procedimentos para a averiguação da qualidade da água, normalmente empregados em redes de tratamento, um dos parâmetros analisados é a quantidade de Oxigênio Dissolvido (OD) presente na água.  Através dos valores encontrados, é possível detectar se a água está ou não devidamente limpa. As baixas concentrações de Oxigênio Dissolvido na Água indicam contaminação. Para medir este índice, o equipamento para laboratório utilizado é o Medidor de Oxigênio Dissolvido na Água.

O índice de Oxigênio Dissolvido na Água, é expresso por ppm (partes por milhão) ou por porcentagem de saturação (%).

A ausência ou a pouca quantidade de OD na água, causa, por exemplo, a morte de peixes e a degradação dos rios.

>> Entenda a relação entre DBO e Oxigênio Dissolvido

O Oxigênio Dissolvido  é responsável por oxidar todo material orgânico presente na água, que provém de esgotos, além de promover a respiração dos peixes. A quantidade de oxigênio necessária para oxidar este material, é denominada Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se este índice estiver elevado, será necessário que as taxas de OD também estejam, assim, não haverá OD suficiente para os peixes.

A ausência de OD promove o desenvolvimento de espécies anaeróbicas, que sobrevivem sem o Oxigênio Dissolvido presente na água.  Estas bactérias decompõem a matéria orgânica, mas em materiais com odores desagradáveis.

Para promover a medição deste parâmetro, o equipamento para laboratório mais utilizado é o Medidor de Oxigênio Dissolvido, fornece além da concentração de oxigênio dissolvido, a temperatura da água.

Alguns fatores influenciam da medição do índice de oxigênio dissolvido, como a temperatura, a altitude e a salinidade. Se estes parâmetros apresentarem valores altos, a quantidade de oxigênio dissolvido na água constará menor.

Medidores de Oxigênio Dissolvido na Água requerem calibração a cada procedimento realizado. A condição ideal para a realização da calibração demanda que, a umidade relativa do ar esteja em no mínimo 40%. A orientação, é que a calibração do Medidor de Oxigênio Dissolvido aconteça no ambiente onde será realizada nova análise. Caso o equipamento não promova a calibração, a dica é trocar solução eletrolítica e membrana.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.