Compartilhe esse conteúdo:

No tratamento da água, para que esta fique potável e com condição favorável de consumo, algumas etapas e procedimentos acontecem. Durante estas fases, sempre são realizadas medições para averiguar o andamento do processo e garantir que os parâmetros para a água de qualidade estejam corretos. O equipamento para laboratório comumente utilizado para medir o índice de oxigênio dissolvido na água é o Medidor de Oxigênio Dissolvido.

As etapas realizadas durante o tratamento da água são basicamente estas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. No decorrer destas etapas, reações químicas são promovidas para fomentar que a água chegue em seu ponto ideal. Por isso, a preocupação com os índices e a necessidade de controlá-los.

O Potencial Hidrogeniônico, comumente conhecido como pH, é um  fator importantíssimo no processo de tratamento de água. A determinação do pH é necessária em diversas etapas do processo, como por exemplo durante a coagulação e floculação, já que o índice de pH é determinante na quantidade de carga positiva nas moléculas, que provocam a criação dos flocos.

Na distribuição da água, o pH deve ser medido para verificar se corresponde ao índice determinado pelo Ministério da Saúde. O ideal é que esteja entre 6,0 a 9,5. Acidez na água a torna corrossiva e quando alcalinas, formadora de crostas, por isso, há a determinação de valores específicos de pH, para assegurar a boa qualidade e consumo saudável pela população.

Para a realização destas medições, podem ser utilizados os modelos de Phmetro de Bancada Digital, Phmetro Portátil e Phmetro de Bolso.

O índice de turbidez provém da dificuldade de um feixe de luz atravessar a amostra de água. Isso ocorre pela presença de materiais sólidos, micro-organismos e matérias orgânicas ou inorgânicas. O material causador da turbidez varia de acordo com o local de onde a amostra foi retirada. Coletas realizadas em rios e em tanques, por exemplo, possuem indicadores de turbidez diferentes.

Para medir a turbidez da água, podem ser utilizados o Turbidímetro de Bancada, Turbidímetro Portátil ou o Turbidímetro Digital.

Na fase de cloração da água, ela é desinfetada pela ação do cloro, agente bactericida que em contato com a água promove a eliminação dos microorganismos ainda presentes.

O parâmetro de cloro livre determina a quantidade de cloro presente na amostra que ainda não entrou em reação com o hidrogênio. E o cloro total presente na amostra, refere-se a todos os compostos de cloro existentes na água. Com a medida do cloro total, é possível identificar a quantidade de cloro a ser adicionada para promover a desinfecção.

Nesta etapa, o equipamento utilizado pode ser o Fotômetro Medidor de Cloro Livre e Total. Graças à tecnologia i-Button, este medidor pode associar um rótulo de tempo e localização de cada registro.

Outra opção para obter esses parâmetros é o Analisador de Cloro Livre e Cloro Total. Estes instrumentos, com microprocessador, são capazes de monitorizar continuamente a concentração de cloro numa instalação, na gama de 0 a 5 mg/l, com resolução 0.01.

DQO (Demanda Química do Oxigênio) da água é a medida referente a quantidade de oxigênio equivalente da matéria orgânica na amostra, suscetível a oxidação.
Esse parâmetro especifica o material possível de ser oxidado.
Este índice pode ser indicado através da análise por meio do Termo-reator para DQO ou Medidor de DQO.

Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) é a medida obtida através da quantidade de oxigênio consumido pelos microorganismos, durante a decomposição da matéria orgânica.
O resultado obtido refere-se a quantidade de carga orgânica na água.

O índice de oxigênio dissolvido da água é calculado geralmente para constatar a sua qualidade.
Em águas que possuem bom índice de OD – como é comumente conhecido – a sobrevivência de espécies aquáticas é garantida. Logo, esta água é potencialmente saudável.

Para a determinação de oxigênio dissolvido na água, o Medidor de Oxigênio Dissolvido é o equipamento para laboratório mais indicado.

O Medidor de Oxigênio Dissolvido, além de medir a concentração de oxigênio dissolvido, em mg/l ou em %, mede a temperatura da amostra.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Assessoria Científica ([email protected]).

Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]) encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário