Compartilhe esse conteúdo:

Em 1934 Arnold  Beckman , um químico  inventou o pHmetro, que consistia em um instrumento que realizava a medição de acidez ou basicidade de uma dada solução e que originalmente era chamado de “acidimeter”. Nessa época, o “acidimeter” pesava cerca de 7 kg. O primeiro pHmetro tinha um medidor de falha de concepção, em que as leituras de pH eram influenciadas pela profundidade de imersão dos eletrodos. Para solucionar este problema, Beckman resolveu selar de vidro a ampola do eletrodo.

 

Um phmetro de bancada propicia ao usuário a facilidade de apoiar sobre uma bancada de laboratório e se realizar as análises em um ambiente confortável. O phmetro de bancada é um medidor de ph com maior robustez e maior precisão. Para a escolha de um phmetro de bancada leve em consideração o tipo de produto que deseja medir o ph. Um fator muito importante é a escolha do eletrodo de ph.

 

Tipos de eletrodos de ph:

Eletrodo de ph para líquidos ( água, bebidas, solução químicas brandas)
Eletrodo de ph para líquidos viscosos (leite, iogurte, calda…)
Eletrodo de ph para efluentes
Eletrodo de ph para queijos, fruta, massa, carnes …
Eletrodo de ph  para alimentos sólidos, necessitam de perfuração ( carnes, frutas, queijos …)

Seu eletrodo de pH está suscetível a sujeira e contaminações, logo  limpe o eletrodo diariamente, dependendo das condições de utilização e do meio no qual ele está inserido.

Armazenando o eletrodo.
Para melhores resultados, mantenha sempre o bulbo hidratado.
Use a capa protetora cheia com solução de armazenagem de eletrodos  e mantenha o eletrodo de ph sempre na posição vertical com o bulbo para baixo. Evite o uso de água desmineralizada
1. Eletrodos combinados: devem ser armazenados no eletrólito de referência, em geral, KCl 3M ou LiCl
saturado em etanol. Se armazenados em água o AgCl do sistema de referência pode precipitar no diafragma bloqueando-o.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])