Compartilhe esse conteúdo:

 

 

Condutividade elétrica é a unidade que especifica o potencial elétrico de um determinado material. Por meio da medição desta unidade, é possível identificar a capacidade que o material em análise possui de conduzir correntes elétricas. Para obter a medida desta capacidade, o aparelho para laboratório utilizado é o Condutivímetro ou Medidor de Condutividade. Este procedimento é aplicado, por exemplo, na análise de qualidade da água, já que é possível relacionar a presença de minerais na água através da condutividade que esta apresenta.

Na SPLABOR Equipamentos para Laboratórios, são oferecidos três modelos de Medidor de Condutividade

*medidor de condutividade de bancada

*medidor de condutividade portátil

*medidor de condutividade de bolso

O medidor de Condutividade de Bancada é indicado para uso exclusivo no laboratório, oferece mais recursos que o Condutivimetro de Bolso, pela sua funcionalidade. 

A maneira de como usar o medidor de condutividade é parecida para estes três tipos de equipamento para laboratório: a imersão do sensor na amostra a ser analisada. O que difere é a precisão e a faixa de medição.

As unidades de medida de Condutividade que tais equipamentos fornecem, são identificadas como siemens por centímetro (S/cm), microsiemens por centímetro (µs/cm), e milisiemens por centímetro (mS/cm). Por isso, ao adquirir a solução para calibração destes equipamentos, é necessário ter muita atenção. É preciso escolher o padrão que seja mais próximo da condutividade da solução a ser analisada, atentando-se sempre para as diferentes unidades de medida (µs/cm e mS/cm).

S/cm: Siemens por centímetro;

mS/cm: milisiemens por centímetro;

µS/cm: microsiemens por centímetro;

1 S/cm = 1.000 mS/cm;

1 mS = 1.000 µS/cm

Normalmente as soluções apresentam-se com as medidas de microsiemens (µs/cm), já os equipamentos podem trabalhar com outras unidades além dessa, por isso é relevante sempre ficar atento a este fato.

A medida da condutividade pode ser obtida por meio de dois princípios: amperométrico e potenciométrico.

A utilização do método amperométrico é recomendada para amostras que apresentem até 2mS/cm. Ele mede apenas faixas definidas e necessita de uma sonda diferente para cada faixa de medição. O método potenciométrico de quatro anéis mede diversas faixas utilizando apenas uma sonda. É indicado para medir a condutividade de faixas que podem atingir até 200 mS/cm.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.