Compartilhe esse conteúdo:

Pouco conhecida, porém considerada uma das técnicas mais eficazes de conservação e muito utilizada pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas, a liofilização consiste em um processo de desidratação. O produto é congelado em uma temperatura ideal e posteriormente a água é eliminada por sublimação (passagem direta do estado sólido para o gasoso), através de um controle de vácuo. O equipamento para laboratório responsável pela realização deste processo é o liofilizador.

A sublimação ocorre quando a água congelada passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo liquido. Inicialmente, a temperatura é reduzida, proporcionando o congelamento da amostra contida no equipamento. Em seguida, ocorre a redução da pressão, de maneira que no momento em que a temperatura se elevar novamente, a água que se encontra no estado sólido, passe diretamente para o gasoso. As temperaturas variam entre a escala negativa (dependendo o modelo) durante o congelamento. Já na etapa de sublimação (secagem) variam também, porém de maneira positiva.

Na indústria alimentícia, a primeira etapa da liofilização é o congelamento sob vácuo do alimento. Após isso, a amostra é colocada em câmaras onde a temperatura chega a 40 °C para a retirada da água e umidade. A liofilização possibilita que todas as propriedades do alimento como sabor, aroma, vitaminas, proteínas e minerais sejam preservadas.

O tempo que a liofilização leva para ser concluída depende do produto a ser liofilizado, mas geralmente ocorre entre 12 e 24 horas.

Alimentos liofilizados são muito utilizados por mochileiros, por exemplo, que viajam de um lugar a outro com poucos recursos. Por isso, optam pela comida liofilizada, já que está oferece muitas vantagens: não necessitam de refrigeração, basta ser conservada em temperatura ambiente; pesam menos e possuem volume reduzido, e podem ser consumidas em até dois anos.

A refeição dos astronautas é composta por apenas alimentos liofilizados. Para hidratar a comida, basta adicionar água. Com a re-hidratação, o alimento volta a seu estado normal com todas as propriedades conservadas.

No mercado, já existe a denominada “Dieta dos Astronautas”. A modalidade visa à perda de peso mediante o consumo de alimentos liofilizados. São vendidos kits com 14 refeições liofilizadas, um frasco de cápsulas fitoterápicas e uma caixa de chá misto. Quando adicionada água às refeições, estas alteram seu tamanho e peso para o de uma refeição normal, composta por carne, carboidratos e verduras.

Já disponibilizada para o consumo, também existem as frutas liofilizadas. Todos os nutrientes são preservados, inclusive a pigmentação e o sabor da fruta. O          processo de liofilização agrega às frutas a vantagem de terem seus nutrientes mais concentrados, por causa da retirada da umidade.

A liofilização é utilizada para conter a umidade de toda amostra que esteja sujeita a degradação térmica. Já que a umidade promove o desenvolvimento das bactérias, a ausência delas livra as amostras da deterioração.

Para auxiliar neste processo, existe um equipamento para laboratório específico para a liofilização de materiais.

A função do liofilizador é realizar as etapas de congelamento e transformação do estado sólido para o estado gasoso, promovendo a sublimação.

Conheça agora alguns tipos de liofilizadores de bancada:

>> Liofilizador Telstar LyoQuest -55 este modelo pode chegar a -55 °C e possui 1 compressor. Permite controle da pressão automático e controle da temperatura da prateleira. Também é oferecido na opção Plus, que fornece a possibilidade de programação da temperatura da prateleira, além do controle de vácuo automático.

>> Liofilizador Telstar LyoQuest -85; com dois compressores, esta opção de liofilizador chega a atingir -85 °C e também está disponível no modelo Plus. LyoQuest Plus permite trabalho totalmente automático ou semi-automático. Auto-start up e desligamento automático também são inclusos.

Para mais informações sobre como funciona um liofilizador, consulte a Assessoria Cientifica da SPLABOR Equipamentos para Laboratórios através do e-mail: [email protected].