Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Lavadora Ultra-sônica ? Como ela funciona? Dicas de Compra.

 

 

 

Você já ouviu falar em lavadora ultrassônica? Sabe como ela funciona e quais são suas vantagens na limpeza de objetos delicados? Se ainda não sabe, este post é para você! Aqui vamos explicar tudo sobre a tecnologia do banho de ultrassom e como ele pode ser útil em diversas áreas. Então pare tudo o que está fazendo e venha descobrir mais sobre essa incrível máquina!

Limpar peças delicadas e acabamentos especiais com precisão é algo que exige uma solução eficaz para obter os melhores resultados. Uma Lavadora Ultrassônica ou Banho de Ultrassom pode oferecer uma precisão exata para proporcionar limpezas profissionais.

As lavadoras ultrassônicas hospitalares limpam itens que entraram em contato com graxa, sujeira, cera, lubrificantes, óleo ou outros contaminantes durante o processo de fabricação ou uso industrial e são difíceis e tediosos de limpar.

O que uma Lavadora Ultrassônica?

Uma lavadora ultrassônica é um dispositivo utilizado para limpar objetos através de ondas sonoras de alta frequência. Este tipo de lavadora funciona imergindo os itens a serem limpos em um tanque de solução de limpeza. Em seguida, um transdutor converte um sinal elétrico em ondas sonoras ultrassônicas, que são emitidas na solução.

Quando as ondas ultrassônicas passam pela água, criam pequenas bolhas no processo chamado cavitação. Estas bolhas colapsam com grande energia, o que ajuda a desalojar sujeira, óleo, graxa, e outros tipos de contaminação das superfícies dos objetos. Este método de limpeza é especialmente eficaz para objetos com superfícies complexas ou pequenas aberturas, onde a limpeza manual seria difícil ou impossível.

 

Como funciona uma lavadora ultrassônica?

Lavadoras ultrassônicas são a escolha mais eficaz para uma limpeza eficiente. Elas usam ondas sonoras para quebrar as ligações químicas que os alimentos têm com as superfícies, o que torna a limpeza mais rápida e completa. As lavadoras ultrassônicas também são capazes de remover manchas e sujeira que outros tipos de lavadoras não conseguem, o que as torna ideais para qualquer tipo laboratório ou indústria.

A limpeza ultrassônica funciona através de ondas sonoras de alta frequência transmitidas através do líquido para limpar a superfície das peças imersas.As ondas sonoras de alta frequência, tipicamente 40 kHz, agitam a solução líquida de água ou solvente e causam a cavitação das moléculas da solução.

Uma lavadora ultrassônica funciona por meio da vibração de alta frequência produzida por um transdutor. Essas vibrações são transmitidas para o líquido no qual o objeto a ser limpo está imerso, criando milhões de bolhas microscópicas que implodem e removem as sujeiras do objeto.

 

 

Onde são Utilizadas as Lavadoras Ultrassônicas ?

O uso da lavadora ultrassônica é recomendado para a limpeza de instrumentos de laboratório sensíveis a limpeza manual. Por possuir freqüência ultrassônica, é indicada sua utilização tanto para limpezas pesadas, quanto para limpezas finas, já que é possível escolher modelos com a freqüência maior ou menor.As lavadoras ultra-sônicas são capazes de limpar peças individuais e vários itens simultaneamente e são usadas em uma variedade de aplicações comerciais e industriais.

As lavadoras ultrassônicas são utilizadas em uma variedade de setores e aplicações devido à sua eficácia na limpeza profunda de objetos com geometrias complexas. Alguns dos principais usos incluem:

  1. Setor Médico e Odontológico: Usadas para limpar instrumentos cirúrgicos, equipamentos odontológicos, e outros dispositivos médicos. A limpeza ultrassônica é crucial para remover contaminantes biológicos e garantir a esterilização.
  2. Laboratórios e Pesquisa: Utilizadas para limpar equipamentos de laboratório, como vidrarias, lâminas de microscópio, e outros instrumentos sensíveis.
  3. Indústria de Joias: Empregadas para limpar joias, as  incluindo peças com pedras preciosas e metais delicados, sem riscar ou danificar a superfície.
  4. Manufatura e Engenharia: Usadas na limpeza de peças mecânicas, componentes eletrônicos, e outras peças de máquinas para remover óleo, graxa, e sujeira acumulada.
  5. Automotiva e Aeronáutica: Aplicadas na limpeza de peças automotivas e aeronáuticas, como injetores de combustível, componentes de motores, e peças de turbinas.

Limpeza e desinfecção de instrumentais hospitalares e de laboratório, dissolução de amostras, e também em testes de sujidades de peças, limpeza profunda em qualquer tipo de peças, entre tantas outras aplicações.

A lavadora Ultrassônica também é capaz de aquecer o líquido no qual os instrumentos laboratoriais estão contidos, quando o modelo adquirido for composto pela função aquecimento.

O fenômeno denominado cavitação é o responsável pela limpeza destes utensílios de laboratório. Milhões de bolhas são formadas por causa do contato entre a água e solução de limpeza com a frequência ultrassom.

 

 

Quais os benefícios de se usar uma lavadora ultrassônica nos hospitais e laboratórios

A lavadora ultrassônica  é uma tecnologia cada vez mais comum em hospitais e laboratórios. Isso porque ela traz diversos benefícios para a limpeza de instrumentos médicos, odontológicos e laboratoriais.

Um dos principais benefícios da lavagem ultrassônica é que ela consegue atingir áreas difíceis de serem alcançadas por outros métodos de limpeza. Através das ondas sonoras emitidas pela máquina, as sujeiras são removidas com facilidade sem danificar os equipamentos.

Outra vantagem importante é a redução do tempo gasto na limpeza dos instrumentos. Com a eficácia da lavadora ultrassônica, o processo se torna muito mais rápido e eficiente, permitindo uma maior produtividade no trabalho diário.

Como funcionam as  lavadora ultrassônica?

Uma  lavadora ultrassônica, às vezes chamada de banho ultrassônico, inclui os seguintes componentes básicos:

  • Tanque de limpeza ultrassônico – O tanque de limpeza ultrassônico contém o fluido e os itens a serem limpos.
  • Gerador ultrassônico – O gerador ultrassônico transforma a energia elétrica AC em uma frequência ultrassônica.
  • Transdutor ultrassônico – O transdutor converte o sinal elétrico ultrassônico em energia mecânica.

Vantagens da Lavadora Ultrassônica

Os benefícios que a lavadora Ultrassônica traz são muitos e os principais deles são a diminuição do risco de contaminação, pela limpeza se dar de forma automatizada e também promover uma maior durabilidade dos instrumentos laboratoriais, por limpá-los sem atritos ou desgastes.

A lavadora ultra sônica está disponível em uma variedade de formas, tamanhos e configurações, desde pequenos tanques de limpeza ultrassônicos até maiores configurações.

3 dicas para comprar uma boa lavadora ultrassônica

  1. Tamanho e Capacidade do Tanque:

    • Tamanho: A primeira coisa a considerar na lavadora ultrassônica  é o tamanho dos itens que você pretende limpar. Se você estiver limpando peças pequenas como joias, um tanque menor pode ser suficiente. No entanto, para peças maiores como ferramentas ou equipamentos médicos, um tanque maior será necessário.
    • Capacidade: Verifique a capacidade do tanque em litros ou galões. É bom ter em mente que você não deve encher o tanque até a borda, pois isso pode impedir uma limpeza adequada e causar transbordamento.
  2. Frequência Ultrassônica:
    • A frequência determina a densidade e o tamanho das bolhas criadas, que são responsáveis pelo processo de limpeza. Lavadoras com frequências mais altas (por exemplo, 130 kHz) produzem bolhas menores, ideais para limpeza delicada e detalhada, enquanto frequências mais baixas (por exemplo, 40 kHz) são mais agressivas e adequadas para limpar itens robustos com contaminação mais pesada.
    • Se a sua necessidade de limpeza variar entre objetos delicados e robustos, considere um modelo que ofereça frequências ajustáveis.
  3. Recursos Adicionais e Qualidade de Construção:

    • Aquecimento: Muitos modelos de  lavadora ultrassônica vêm com aquecedores integrados, o que pode melhorar a eficácia da limpeza, pois a água morna potencializa a ação do ultrassom.
    • Timer: Esse recurso permite que você defina um tempo específico para a limpeza, evitando que os itens permaneçam na lavadora por mais tempo do que o necessário.
    • Qualidade de Construção: Priorize lavadoras feitas de aço inoxidável de alta qualidade, pois são mais duráveis e resistentes à corrosão.
    • Marca e Garantia: Como em qualquer compra significativa, escolher uma marca confiável e verificar a garantia do produto pode poupar dores de cabeça no futuro.

 

Conclusão

A lavadora ultrassônica   é ideal para a limpeza intensa de peças e componentes eletrônicos. Ela usa ondas sonoras para gerar vibrações que atuam na superfície da peça, pulverizando as sujeiras e permitindo que a água penetre nas fendas e poros. Como resultado, a lavadora ultrassônica oferece uma limpeza mais profunda e completa do que outros métodos tradicionais. Além disso, ela é capaz de remover sujeiras difíceis, como gordura, óleo e resíduos químicos.

 

 

Dúvidas sobre lavadoras ultrassônicas ? Entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.