Compartilhe esse conteúdo:

Os laboratórios são projetados para três objetivos principais; educação, diagnóstico e pesquisa.  O laboratório de parasitologia envolve rotinas de exames parasitológicos  que  são um problema de saúde pública relacionado à falta de saneamento e condições de higiene da população.
A higienização das mãos é reconhecida há muitos anos como uma das medidas mais importante na prevenção e no controle de doenças parasitárias. A lavagem das mãos é negligenciada em muitos setores, que incluem preparo de alimentação, escolas, centros de saúde…

A lavagem das mãos está relacionada  na remoção dos microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, do suor, a oleosidade e as células mortas, retirando os resíduos onde microrganismos poderiam proliferar.

Os parasitos intestinais estão entre os patógenos mais freqüentemente encontrados em seres humanos. As enteroparasitoses são consideradas agentes importantes da epidemiologia da desnutrição e da diarréia crônica na infância nos países do Terceiro Mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre a alta freqüência das doenças  parasitárias na população mundial, estimando que cerca de 980 milhões de pessoas estão parasitadas pelo A. lumbricoides, 200 milhões pelo Schistosoma mansoni e 16 milhões pelo Trypanosoma cruzi.

Alguns parasitos representam grave problema de saúde pública, sendo a morbidade na maioria das vezes relacionadas à má-nutrição e responsáveis por deficiência no aprendizado das crianças e no desenvolvimento físico também.  Porém um laboratório de parasitologia deve estar apto a identificar parasitas variados em amostras fecais, sanguíneas, secreções e outros líquidos corpóreos.

Muitos clientes nos solicitam sugestão de como iniciar um projeto de um laboratório de parasitologia. Para um projeto de laboratório básico  de parasitologia devemos contar com alguns equipamentos de laboratório e acessórios :

Balança de Precisão : a balança de precisão possui a função de pesagem, seja de reagentes analíticos ou qualquer tipo de princípio ativo;

Bico de bunsen

Erlenmeyer

Tubo de Ensaio

Pipeta

Pipeta volumétrica

Proveta

Bureta

Microscópio óptico

Estereoscópio

Câmera para Microscópio

Geladeira ( Estufa BOD)

Fluxo laminar ou Capela de Segurança Biológica

Centrífuga Laboratório

Destilador de água

Autoclave horizontal

Esterilizador de Agulha

Vidrarias de Laboratório

Banho Maria Laboratório

Meios de Cultura Microbiologia

Placa de Petri

Coletor de fezes

Lâmina laboratório

Homogeneizador de Tubos

Deionizador de água

Contador de Células

Contador de Colônias

Pisseta

Swab (Suabe)

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])