Compartilhe esse conteúdo:

O objetivo desse post é de orientar todas as pessoas que desejam iniciar um empreendimento na área da saúde como um laboratório de microbiologia. As unidades laboratoriais de microbiologia devem estar em conformidade com a Portaria GM 1.884/94, de 11 de novembro de 1994, do Ministério da Saúde, ou com regulamentação técnica superveniente. Os relatórios no inicio do século relatam infecções de tifo, cólera , brucelose e tétano.
A maioria dos casos estavam relacionados ao uso de pipetas, micropipetas, seringas e agulhas. A biossegurança em laboratório é fundamental para manter a integridade dos usuários e pessoas adjacentes. Os laboratórios de ensino de microbiologia e parasitologia nas universidades brasileiras são ambientes em que as atividades integradas, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, demandam a convivência de pessoas, agentes e amostras biológicas, equipamentos, reagentes e resíduos num mesmo espaço, sendo inevitável a exposição das pessoas aos diferentes riscos.

As atividades realizadas nesses laboratórios necessitam empregar as normas de segurança; pois, uma vez que o fator humano é susceptível aos acidentes, os programas de educação em biossegurança são imprescindíveis. Entretanto, para que esses programas sejam efetivos, é necessário que os usuários estejam devidamente informados acerca dos princípios de biossegurança, bem como aptos a colocá-los em prática de maneira correta, a fim de garantir a segurança dos profissionais, acadêmicos e do meio ambiente. Esse blog enfatiza em muitos post os principais aspectos da biossegurança relacionados aos princípios e à classificação dos riscos, dos agentes biológicos e dos níveis de contenção laboratorial, bem como aborda as boas práticas laboratoriais nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em microbiologia e parasitologia. Consulte nossa equipe para maiores informações.

 

 

 

 

10 materiais para laboratório de microbiologia :

. freezer para laboratório;
· estufa bacteriológica;
· autoclave;
· microscópio binocular;
· centrifuga de bancada;
· homogeneizador de sangue;
· banho maria laboratório;
· destilador para água;
· balança semi analítica;
. capela de fluxo laminar;

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000100016