Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Friabilimetro ou Friabilômetro?

Você já ouviu falar em Friabilômetro, ou friabilimetro ? Esse equipamento pode ser fundamental para diversos setores industriais, especialmente aqueles que trabalham com produção de medicamentos e suplementos alimentares. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o friabilimetro: desde seu funcionamento até as vantagens de seu uso. Se você quer entender mais sobre essa importante ferramenta, continue lendo!

No mundo da tecnologia, transmitido por contínuo aperfeiçoamento de tecnologias. Essas tecnologias estão diretamente relacionadas a processos e etapas produtivas.

É aqui que entra o Friabilômetro, que tem se tornado cada vez mais popular para sua precisão na medição dos resultados, proporcionando um melhor controle de qualidade. Nesse artigo você verá como usar um Friabilômetro para obter resultados conscientes e realmente medir as fraquezas do material em questão.

O Friabilômetro, é um equipamento utilizado para medir a resistência de comprimidos, cápsulas e outros produtos farmacêuticos à fricção e ao desgaste. Ele avalia a capacidade desses produtos em manter sua integridade física durante o transporte e armazenamento.

O objetivo principal do uso do friabilimetro é garantir que os medicamentos ou suplementos alimentares cheguem aos consumidores em perfeitas condições, sem riscos de alteração na qualidade dos produtos.

Esse tipo de teste permite identificar variações na formulação ou processo produtivo, por exemplo, fornecendo informações relevantes para ajustar as etapas do processo industrial de forma mais precisa.

Além disso, oFriabilômetro, também pode ser usado como uma ferramenta valiosa no controle da qualidade geral da produção industrial. Isso porque ele é capaz de detectar problemas na fabricação antes que os produtos cheguem às mãos dos consumidores finais.

Em resumo, podemos dizer que o Friabilômetro,  é um equipamento crucial para a indústria farmacêutica e alimentícia. Seu uso ajuda a garantir que os clientes recebam sempre produtos com alta qualidade e segurança.

Quem inventou o Friabilimetro

O Friabilimetro, também conhecido como Friabilômetro, foi inventado por um farmacêutico alemão chamado Paul Ehrhardt em 1930. Ele desenvolveu este aparelho para medir a fragilidade de comprimidos e cápsulas durante o processo de fabricação.

Antes da invenção do Friabilômetro, os testes de qualidade dos medicamentos eram realizados apenas visualmente ou com instrumentos rudimentares. Isso levava a uma grande variação na qualidade do produto final e podia resultar em danos à saúde dos pacientes.

Com o aparecimento deste equipamento moderno, foram criadas normas rigorosas que exigiam que todos os comprimidos e cápsulas fossem testados antes de serem comercializados. Esse processo ajudou a garantir que cada medicamento tivesse uma qualidade uniforme.

Atualmente existem vários modelos diferentes de Friabilômetros, disponíveis no mercado. Todos eles baseiam-se nos princípios originais estabelecidos por Paul Ehrhardt há quase um século atrás!

Por que usar um Friabilimetro?

Os Friabilômetros, são equipamentos de medição que, como o próprio nome sugere, medem a friabilidade dos materiais. Mas você pode estar se perguntando: o que é exatamente essa tal de “friabilidade”? Basicamente, a friabilidade é a propensão de um material em se desintegrar ou fraturar sob pressão.

Os friabilimetros são usados para medir essa característica em comprimidos e outras formas farmacêuticas sólidas. Isso porque tais materiais precisam ser capazes de manter sua integridade física durante todo o processo produtivo e armazenamento, além de ter uma dissolução adequada no organismo.

Existem diferentes tipos de testes realizados pelos friabilimetros para avaliar justamente essas características. Dentre eles está o teste da queda livre (ou tambor rotativo), onde os comprimidos são submetidos à rotações constantes dentro do aparelho até atingirem determinado tempo ou número máximo de giros.

Outro teste comum realizado pelo equipamento é o teste da compressão axial, onde os comprimidos são colocados entre duas placas metálicas e submetidos à força constante por determinado período. A partir desses testes e outros métodos validados pelo setor regulatório, é possível garantir a qualidade dos medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica.

Usar um friabilimetro é uma ótima maneira de garantir que os seus produtos estão sendo fabricados com qualidade. Ele mede a queda de um objeto em um determinado tempo, fornecendo assim uma análise precisa da fraqueza ou fragilidade do produto. Isso é importante para garantir a qualidade do seu produto final.

Para que servem os friabilimetros?

Os Friabilômetros, têm uma ampla gama de aplicações em vários campos, especialmente na indústria farmacêutica. Eles são usados principalmente para medir a resistência do comprimido à fratura e desgaste durante o manuseio, transporte e armazenamento.

Com essas informações, os fabricantes podem garantir que seus produtos atendam aos requisitos regulatórios de qualidade e segurança dos pacientes. Os dados obtidos pelo teste também permitem que eles ajustem as formulações das drogas para obter melhores resultados.

Além disso, os Friabilômetro, também têm outras aplicações em diferentes setores industriais. Por exemplo, na produção de cerâmicas e cimentos, eles são usados para avaliar a resistência desses materiais à abrasão sob condições específicas.

Em resumo, os friabilímetros oferecem um método confiável e preciso para testar a fragilidade de vários tipos de sólidos. Isso permite que as empresas façam melhorias significativas em seus processos produtivos e produtos finais entregues ao consumidor final.

Para qual  finalidade realizamos o teste de friabilidade ?

O teste de friabilidade é usado para testar a durabilidade dos comprimidos durante os processos de embalagem e trânsito. Isso envolve deixar cair repetidamente uma amostra de comprimidos durante um tempo fixo, usando um tambor rotativo com um defletor.

O resultado é inspecionado quanto a comprimidos quebrados e a porcentagem de massa do comprimido perdida por lascas.O teste de friabilidade determina o quanto os comprimidos de estresse mecânico são capazes de suportar durante o manuseio pelo cliente.

Utilizados em toda a indústria farmacêutica, os testadores de friabilidade medem a diferença entre o peso da amostra antes e depois do processo para verificar a resistência física dos comprimidos não revestidos.

Com um friabilímetro, você pode determinar a quebra de grânulos sólidos. Isso é útil para verificar a qualidade de produtos alimentícios e outros materiais. Aqui está um guia rápido sobre como usar um friabilímetro para obter os resultados desejados.


Friabilômetro ou friabilimetro é um equipamento muito utilizado em laboratórios e indústrias farmacêuticas para medir o grau de friabilidade dos comprimidos.

O friabilômetro é capaz de apontar se uma cápsula ou comprimido é resistente ao atrito, por exemplo. Este instrumento consiste em uma câmara de plástico para a colocação dos comprimidos, que é fixada em um eixo horizontal.

O tambor tem um diâmetro interno de 283 a 291 mm USP e cerca de 36 a 40 mm USP de profundidade, feito de um polímero sintético transparente com superfície interna polida.

Um conjunto de comprimidos pré-pesados [se um comprimido pesar 650 mg ou menos, então aproximadamente 6,5 g do peso total deve ser tomado
e para mais de 650 mg / peso do comprimido, 10 comprimidos devem ser tomados] (3) são colocado na câmara de plástico girando a 2425 rpm por 4 min (100 vezes) USP.

Os comprimidos estão sujeitos a efeitos combinados de abrasão e choque. Os comprimidos são largados a uma distância de 15 centímetros em cada revolução.

Os comprimidos são girados em cada volta do tambor por uma projeção curva com um raio interno entre 75,5 a 85,5 mm (USP) que se estende do meio do tambor até a parede externa.

Se o tamanho ou formato do comprimido se tornar irregular (o diâmetro dos comprimidos é maior que 13 mm), ajuste o tambor de modo que a base forme um ângulo de cerca de 10 graus com o topo da bancada e os comprimidos caiam livremente quando o tambor é girado.

De acordo com a USP, a amostragem de comprimidos que pesem individualmente 650mg ou menos deve ser a correspondente a 6,5g de peso total, enquanto comprimidos de peso superior a 650mg podem ser testados com 10 comprimidos de amostragem.

  1. Antes do teste, os comprimidos amostrados devem ser pesados, tomando-se o cuidado de não haver sem nenhum pó aderido à superfície dos comprimidos.
  2. Os comprimidos amostrados são então colocados no tambor, que é encaixado no eixo de rotação.
  3. O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm.
  4. Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada.
  5. Geralmente o teste é feito somente uma vez.
  6. Caso comprimidos estejam quebrados, lascados ou fraturados, a amostra é reprovada no teste de friabilidade.
  7. Caso os resultados sejam maiores que a especificação ou sejam duvidosos, o teste pode ser repetido mais duas vezes e a média de três medições é calculada.
  8. De acordo com a USP, a média de perda de peso máxima entre as três medições não pode ultrapassar 1%.

Para qual finalidade se utiliza o Friabilimetro nesse teste?

Teste de friabilidade (a condição de ser friável) é um método, que é empregado para determinar força física de comprimido e não revestido comprimidos após exposição a choque mecânico e atrito.

Em palavras simples, o teste de friabilidade diz como muitos comprimidos de estresse mecânico são capazes de resistir durante sua fabricação, distribuição e manuseio pelo cliente.

Por toda indústria farmacêutica, o teste de friabilidade tem tornar-se uma tecnologia aceita e o instrumento usado para realizar este processo é chamado de  Teste de Friabilidade.

Como funciona um friabilimetro?

O Friabilômetro,  é um equipamento utilizado para medir a fragilidade de comprimidos e cápsulas. Ele funciona por meio do processo de rotação de um tambor, que contém os comprimidos ou cápsulas a serem testados. Durante esse processo, os comprimidos sofrem uma série de impactos e atritos.

Através da medição do peso dos comprimidos antes e depois do teste, é possível calcular a quantidade de pó gerada durante o processo. Quanto mais frágil o comprimido, maior será a quantidade de pó gerada.

Alguns fatores podem influenciar nos resultados obtidos pelo friabilímetro, como temperatura e umidade ambiente. Por isso, é importante seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para realizar os testes.

Em geral, o uso do Friabilômetro, traz diversas vantagens no controle da qualidade dos medicamentos produzidos pelas indústrias farmacêuticas. Com ele, é possível avaliar se os produtos estão dentro das especificações exigidas pelos órgãos regulatórios e garantir que eles tenham uma vida útil adequada ao consumo humano.

Por fim, vale ressaltar que apenas profissionais treinados devem manusear o equipamento para garantir sua correta utilização e evitar possíveis danos aos produtos testados.

Métodos que validam o friabilimetro

Existem diferentes métodos para validar a precisão e confiabilidade do Friabilômetro,. Um deles é o método da repetibilidade, que consiste em realizar várias medições com a mesma amostra e verificar se os resultados são consistentes.

Outro método é o da reprodutibilidade, que envolve fazer medições em amostras diferentes, mas similares entre si. Dessa forma, pode-se avaliar se o equipamento produz resultados semelhantes para amostras semelhantes.

Além disso, existem normas específicas para validação de friabilimetros,  Produtos farmacêuticos – Determinação do grau de desagregação de comprimidos revestidos ou não revestidos pelo método do frio abrasivo. Essa norma estabelece requisitos técnicos mínimos para garantir a qualidade das medições realizadas por esse tipo de equipamento.

É importante ressaltar que uma validação adequada garante que os resultados obtidos pelo Friabilômetro, sejam confiáveis e possam ser utilizados com segurança na análise dos produtos farmacêuticos e outros materiais sólidos.

Por que é importante medir a Friabilidade?

Os comprimidos estão sujeitos a choques mecânicos durante o manuseio, embalagem e transporte. O estresse colocado nos comprimidos pode levar a lascas em bordas fracas e, em extremos, a quebrar ou tampar.

Portanto, é importante que o comprimido tenha sido formulado para suportar esse estresse. Também é importante que o pó solto não seja corroído dos comprimidos, o que pode causar risco de manuseio.

Um comprimido fraco pode ser devido a uma série de fatores, incluindo design ruim do comprimido, baixo teor de umidade, aglutinante insuficiente e lubrificação excessiva.

Como Funciona o Friabilímetro?

O friabilímetro é um dispositivo usado para medir a fraqueza de pós. É amplamente utilizado na indústria farmacêutica, alimentícia e química para garantir que os produtos atendam às especificações.

Friabilidade é definida como a resistência de um pó a uma força crescente, que resulta em sua redução de tamanho. Uma vez que a fraqueza é um indicador do desempenho do produto, os testes de friabilidade são crucial para assegurar a qualidade dos produtos.

Existem vários tipos de friabilímetros, mas todos eles medem a fraqueza usando uma técnica semelhante.

O recipiente contendo o pó é girado enquanto uma estrutura conhecida como anel de Quincke pressiona o pó contra o fundo do recipiente. A taxa de rotação e a força do anel Quincke são geralmente mantidas constantes enquanto o tempo é registrado. Após um determinado período

O friabilômetro “lança” repetidamente esses comprimidos durante o movimento giratório do equipamento, a uma velocidade de 25 rpm.

O friabilômetro deve atender às especificações de fabricação da Farmacopéia, que aconselha um valor inferior a 7,5% do peso estabelecido

Assista o Vídeo do Friabilimetro

Quais são as vantagens de se usar um friabilimetro?

Os Friabilômetros, são amplamente utilizados em diversos setores industriais, principalmente na indústria farmacêutica. Eles oferecem diversas vantagens, como a medição precisa da resistência de comprimidos e cápsulas.

Com o uso do friabilímetro, é possível determinar a qualidade dos produtos fabricados e garantir que eles estejam dentro das especificações exigidas pelas normas regulatórias. Isso contribui para aumentar a confiança dos consumidores nos produtos e reduzir os riscos à saúde.

Além disso, o uso de um Friabilômetro, pode ajudar as empresas a economizar dinheiro no longo prazo. Ao realizar testes precisos e consistentes ao longo do tempo, é possível identificar rapidamente quaisquer falhas na produção ou materiais defeituosos antes que se tornem um problema maior. Isso ajuda as empresas a evitar retrabalho e desperdício de materiais valiosos.

Outra vantagem importante do uso de Friabilômetro, é que eles podem ser facilmente integrados aos processos existentes de controle de qualidade nas fábricas. Por exemplo, muitas empresas usam software específico para gerenciar seus processos produtivos; esses softwares também podem ser compatíveis com os dados coletados pelos friabilímetros.

Por fim, vale destacar ainda que o uso de um equipamento como o friabilímetro demonstra comprometimento com a excelência operacional por parte das empresas responsáveis pela fabricação desses tipos de produto. Com isso, elas conseguem transmitir uma imagem positiva aos clientes e fornecedores sobre seu trabalho sério e competente.

Os testes feitos com friabilômetro permitem verificar se os comprimidos se manterão íntegros durante o processo de acondicionamento, revestimento, envelopamento e transporte.

Conclusão

Um friabilímetro é um dispositivo usado para medir a quebra de partículas em pó ou granulares. É amplamente utilizado em indústrias que lidam com produtos em pó, tais como alimentos, bebidas, medicamentos e outros.

O equipamento de laboratório  mede a força necessária para quebrar uma partícula em determinadas condições ambientais e operacionais. A precisão do resultado depende da calibração do equipamento e da experiência do operador.

Agora que você entendeu um pouco mais, solicite seu orçamento em Friabilômetro,

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])