Compartilhe esse conteúdo:

Você sabe a função da Mufla?

mufla tem grande importância nas pesquisas de quantificação de matéria orgânica no solo, também  usam  em processos.

Os fornos mufla são um tipo de estufa capaz de atingir e manter temperaturas tão altas quanto 1200°C . Elas são usados ​​em uma variedade de aplicações, incluindo materiais de laboratório para conduzir experimentos, brasagem e soldagem.

Como utilizar uma Mufla?

A determinação do teor de matéria orgânica pelo método da mufla foi feita seguindo-se método estabelecido por Goldin (1987), com as seguintes modificações:

  • Secagem prévia das amostras em estufa de secagem a 105 ºC, por um período de 24 h, visando eliminar toda a água presente nos resíduos, como a higroscópica, a capilar ou de cristalização (Rodella & Alcarde, 1994).
  • Após esse período, os cadinhos de porcelana com as amostras foram acondicionados em forno  mufla e incinerados em uma temperatura de 550 º C, por 3 h. Posteriormente, o conjunto (cadinho+resíduos) foi acondicionado em dessecador e, em seguida, pesado.

O teor de matéria orgânica foi determinado em razão da perda de massa do resíduo incinerado, considerando-se o material perdido pela queima no intervalo de variação da temperatura da mufla  de 105 ºC a 550 °C, conforme a fórmula: MO (%) = (P – (T – C) x 100)/P, em que P = peso da amostra (g) depois de aquecida a 105 ºC; C = tara do cadinho (g); e T = peso da cinza + cadinho (g).

Saiba assistindo o video da Mufla

Como Comprar um Mufla?

  • Verifique as dimensões internas e externas da mufla, internamente para verificar se comporta suas análises e externamente para verificar se cabe no local apropriado;
  • Depois verifique a faixa de temperatura da mufla, geralmente as muflas trabalham até 1200°C;
  • Depois verifique de forma foi construída a mufla, ela deve ser robusta e apresentar boa vedação de calor para a área externa;
  • O preço da mufla não pode ser determinante na hora da compra, uma mufla de boa qualidade precisa ter um bom revestimento de refratários e uma elétrica muito bem planejada;

Dúvidas sobre Mufla? Solicite aqui seu orçamento, nossa equipe está apta a lhe atender e somos fabricantes de mufla.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19773148/manejar-a-materia-organica-do-solo-e-manejar-a-qualidade-do-sistema-do-solo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832012000400015