Compartilhe esse conteúdo:

O que é  Filtração a Vácuo? Qual a sua função?

Você já ouviu falar em sistema de filtração a vácuo? Esse método é amplamente utilizado em diversos setores industriais e sua eficiência é impressionante. Se você não sabe do que se trata, não se preocupe! Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse processo de filtragem e como ele pode ser aplicado no seu negócio. Acompanhe conosco!

Vamos falar sobre o sistema de filtração a vácuo, mas antes vamos abordar alguns conceitos importantes. A filtração é uma técnica usada para remover impurezas sólidas de uma solução orgânica ou isolar um sólido orgânico. Os dois tipos de filtragem comumente usados ​​em laboratórios de química orgânica são a filtragem por gravidade e a vácuo ou a sucção.

 

 

Como funciona a  filtração a vácuo?

Os sistema de filtração a vácuo são compostos por um conjunto de tubos e válvulas que permitem a passagem do líquido a ser filtrado. A pressão atmosférica é usada para forçar o líquido através da membrana do filtro, retendo as impurezas no seu interior.

O funcionamento de um sistema de filtração a vácuo pode ser dividido em três etapas principais:

1. Pré-filtração: O líquido a ser filtrado é bombeado para o reservatório do sistema e passa por um pré-filtro que remove as impurezas maiores.

2. Filtração: O líquido é então forçado através da membrana do filtro, onde as impurezas são retidas.

3. Pós-filtração: Finalmente, o líquido filtrado é enviado para um pós-filtro antes de ser devolvido à sua fonte original.

O sistema de filtração a vácuo é usado em muitas indústrias para remover impurezas do líquido, garantindo sua pureza. O sistema tem muitas vantagens, incluindo o fato de não precisar de produtos químicos adicionais para o tratamento do líquido e ser capaz de operar em temperaturas altas.

Além disso, os sistema de filtração a vácuo são muito eficientes, pois conseguem manter um alto nível de pureza do líquido em um curto espaço de tempo.

As vantagens  da filtração a vácuo

Os sistemas de filtração a vácuo são muito eficazes na remoção de impurezas do ar. No entanto, eles também podem ser bastante caros e difíceis de manter. Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens deste tipo de sistema:

Vantagens:

-Eficaz na remoção de impurezas do ar;
-Pode ser usado em ambientes com muita poeira ou fumaça;
-Ideal para pessoas com alergias ou asma;
-Manutenção relativamente fácil.

Filtração por Gravidade

A filtração por gravidade é o método de escolha para remover impurezas sólidas de um líquido orgânico. A impureza pode ser um agente de secagem ou um produto secundário indesejável ou um reagente restante. A filtração por gravidade pode ser usada para coletar produtos sólidos, embora geralmente a filtração a vácuo seja usada para esse fim, porque é mais rápida.

Um procedimento de filtração chamado “filtração por gravidade quente” é usado para separar impurezas insolúveis de uma solução quente.

As filtrações quentes requerem papel de filtro canelado e atenção cuidadosa ao procedimento para manter o aparelho quente, mas coberto, para que o solvente não evapore.

As filtrações por gravidade quente não são mais incluídas nos procedimentos de rotina para os experimentos nos laboratórios de ensino de química orgânica.

Para executar uma filtração por gravidade padrão , primeiro selecione o tamanho do papel de filtro para laboratório que, quando dobrado, ficará alguns milímetros abaixo da borda do seu funil de vidro . Dobre o papel filtro para laboratório em um cone dobrando-o primeiro ao meio e depois novamente ao meio, como mostrado

Em seguida, apoie o funil de vidro para laboratório  em um anel ou coloque-o no corpo  de Erlenmeyer. Umedeça o papel de filtro com alguns mililitros do solvente a ser usado no procedimento a seguir. Molhar o papel filtro de laboratório mantém-o no lugar contra o funil de vidro. Despeje a mistura a ser filtrada através do funil, em porções, se necessário

O papel de filtro de laboratório dobrado  é geralmente melhor para a filtragem por gravidade com solventes orgânicos. Um diagrama de como dobrar o papel de filtro canelado é mostrado abaixo.

 

 

Entenda mais sobre o Sistema de Filtração a Vácuo?

 O sistema de filtração a vácuo é usado principalmente para coletar um sólido desejado, por exemplo, a coleta de cristais em um procedimento de recristalização. A filtração a vácuo utiliza um funil Buchner e um kitassato . 

 O sistema de filtração a vácuo é mais rápido que a filtração por gravidade, porque o solvente ou a solução e o ar são forçados através do papel de filtro pela aplicação de pressão reduzida.

Não use o sistema filtração a vácuo para filtrar um sólido de um líquido, se for o líquido que você deseja e se o líquido estiver em ebulição baixa. Qualquer solvente que ferva a cerca de 125 graus ou menos irá ferver sob a pressão reduzida no kitassato.

 

 

 

Para que serve o sistema de filtração a Vácuo?

O sistema filtração a vácuo é um método de separação usado para remover um sólido de um líquido. Geralmente o sólido é dissolvido em uma solução. A solução pode ser insaturada, saturada ou supersaturada – a diferença é a concentração do sólido no líquido. Um filtro  do sistema de filtração a vácuo é usado para separar o sólido do líquido e uma bomba de vácuo é usada para forçar o líquido através do filtro.

Princípios de Filtração a Vácuo

O sistema de filtração a vácuo também é conhecida como filtração por pressão negativa, filtração por pressão reduzida ou filtração por sucção. O sistema de  filtração a vácuo é criar pressão negativa no recipiente sob a membrana e acelerar o líquido para passar pela membrana para separar o sólido do líquido.

Aplicação(ões) do Sistema de  Filtração a Vácuo

  • Filtração de soluções aquosas, como sólidos em suspensão, microorganismos, etc.
  • Clarificação de meios de cultura de células e tampões.
  • Separação de síntese química.
  • Filtração de desbaste de solvente industrial.

Qual bomba a Vácuo devo escolher para um sistema de filtração a vácuo

A bomba a vácuo utilizada no sistema de  filtração a vácuo serve para extrair as moléculas do gás em um espaço específico (geralmente um frasco ou garrafa de laboratório) para atingir uma certa diferença de pressão e acelerar a filtração.

Geralmente, uma bomba a vácuo de 685 mmHg é capaz de realizar a maioria dos experimentos no sistema de  filtração a vácuo  porque 685 mmHg representa uma diferença de pressão de 90%. Apenas alguns experimentos podem exigir bombas a vácuo  com maior vácuo. (* 1 atmosfera é 760 mmHg)

Como são os Suportes para o Sistema de Filtração a Vácuo?

Os  suportes para o sistema de filtração a vácuo  seguram as membranas do filtro e garantem que o líquido passe pela membrana para filtragem. Os porta-filtros podem ser fixados em cima das garrafas receptoras com rolhas de silicone ou mecanismo de trava giratória.

Conclusão

Nosso sistema de filtração a vácuo é o equipamento ideal para a remoção de partículas e impurezas do seu líquido. É uma solução eficiente, segura e rentável que atende às suas necessidades específicas. Com ele, você pode ter a certeza de que seus produtos estarão sempre limpos e prontos para o uso.

Dúvidas sobre sistema de filtração a vácuo?

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])