Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Evaporador Rotativo? Qual a sua função em um laboratório?

Vamos falar sobre evaporadores rotativos e suas funções? Você sabe qual a função de um evaporador rotativo? Você sabe utilizar um evaporador rotativo? Leia logo mais abaixo.

Os evaporadores rotativos (rotaevaporador) são equipamentos de laboratório empregados para a remoção eficiente de solventes por meio do processo de evaporação rotativa. O processo de evaporação rotativa  é um dos métodos mais utilizados de evaporação de solventes devido ao seu ótimo desempenho de extração e destilação.

 

Como é conhecido o Evaporador Rotativo?

Conhecido por diversas nomenclaturas, o Evaporador RotativoRotaevaporador ou Rotavapor – é um equipamento para laboratório imprescindível quando o assunto é remoção de solventes voláteis. Por meio dos processos de evaporação e condensação, ele remove substâncias diferentes, presentes em amostras.

Como funciona um Evaporador Rotativo?

A amostra que terá suas substâncias separadas é colocada no frasco de evaporação, que por sua vez permanece dentro do banho de aquecimento. Neste local o frasco sofre rotações promovidas pelo Rotaevaporador  ou Evaporador Rotativo em dois sentidos (horário e anti-horário), para otimizar a evaporação.

O material evaporado será direcionado até o condensador, onde haverá uma serpentina contendo liquido refrigerado (geralmente água). Devido a este contato e diferenças na temperatura, a substancia evaporada se transforma em liquido novamente e segue em direção ao frasco receptor. Assim, a amostra permanece no frasco de evaporação, e a substância destilada no frasco receptor do evaporador rotativo .

Os evaporadores rotativos funcionam com base no princípio de que os solventes têm uma faixa de pontos de ebulição, que diminuem sob pressão reduzida. O frasco de evaporação gira a uma velocidade especificada forçando os materiais a formar uma grande área de filme fino na parede interna do frasco.

O frasco é aquecido uniformemente e os materiais com ponto de ebulição mais baixo evaporam rapidamente. A reciclagem da corrente de solvente ocorre no frasco receptor, após resfriamento pelo condensador de vidro.

Vantagens de usar um Evaporador rotativo

As vantagens de usar um evaporador rotativo são muitas, os pesquisadores  podem realizar a remoção do solvente de forma mais rápida e eficiente do que a evaporação sob pressão atmosférica, economizando tempo e aumentando a produtividade no laboratório usando um evaporador rotativo.

Em parte, essa evaporação acelerada se deve à formação do filme na superfície interna do frasco, o que aumenta significativamente a evaporação. Portanto, é relativamente rápido obter a remoção do solvente (dependendo do volume e do solvente). Os evaporadores rotativos são simples de usar e são comumente encontrados em laboratórios.

 

 

 

 

Dúvidas sobre evaporadores rotativos? Entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Baixe nosso EBOOK sobre evaporador rotativo  

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso