Compartilhe esse conteúdo:

Você sabe o que é um Evaporador Rotativo?

O Evaporador rotativo é um equipamento de laboratório cuja função principal é promover a remoção de solventes voláteis de uma determinada solução. Esse processo visa separar materiais diferentes dentro de certa mistura com base em suas respectivas volatilidades e sua capacidade de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso.

Onde é utilizado o Evaporador Rotativo ou Rotaevaporador?

O evaporador rotativo  também chamado de rotaevaporador pode ser aplicado em laboratórios químicos (analítico, orgânico, ambiental), laboratórios de Biologia (ambientais, marinha), indústria (farmacêutica alimentícia e bebidas, nutrição, médica), laboratórios de pesquisa em Universidades, dentre outras aplicações.

Como Funciona um Evaporador Rotativo?

O método preferido para remoção de solvente no laboratório é o uso de um evaporador rotativo também conhecido como “rotaevaporador”. Um evaporador rotativo é essencialmente uma destilação de pressão reduzida: uma solução em um frasco de fundo redondo é colocada no banho-maria do aparelho e girada enquanto o sistema é parcialmente evacuado (por um aspirador de água ou bomba de vácuo).

A pressão reduzida no aparelho rotaevaporador  faz com que o solvente ferva a uma temperatura mais baixa do que o normal (veja destilação a vácuo), e a rotação do frasco aumenta a área de superfície do líquido e, portanto, a taxa de evaporação.

O vapor do solvente condensa quando entra em contato com um condensador de água e pinga em um frasco receptor  Quando o solvente é removido, o composto concentrado é deixado no frasco.

Sobre a evaporação trata-se de um processo pela qual uma substância líquida é convertida em gás ou vapor. Por ter um banho de aquecimento acoplado ao equipamento a amostra é aquecida permitindo condensar uma parte da amostra.

Vantagem do Evaporador Rotativo

Uma Vantagem do Evaporador Rotativo é permitir que a destilação seja realizada a temperaturas mais baixas, evitando que determinados compostos da amostra se degradem devido ao aumento da temperatura.

Dúvidas sobre rotaevaporador ou evaporador rotativo entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.