Compartilhe esse conteúdo:

Vamos conversar sobre Estufa de Esterilização? Como ela funiona? Dicas de utilização!

 

 

 

A estufa para esterilização e secagem é uma ferramenta importante para o processamento de materiais em laboratórios. Descubra neste artigo quais são os benefícios da sua utilização, bem como quando ela é mais indicada para garantir que os resultados dos processos sejam de ótima qualidade.

Um dos equipamentos de laboratório mais utilizados é uma estufa de laboratório, afinal é praticamente  impossível administrar a rotina de um laboratório sem uma estufa para esterilização.

Na verdade, o equipamento correto de acordo com a Anvisa  para esterilização é uma autoclave, o nome estufa para esterilização é um nome popular. Uma estufa para esterilização atinge temperaturas de até 200 °C. Vamos entender melhor o  funcionamento  da estufa para esterilização.

 

 

O que é um estufa para  Esterilização e Secagem?

As estufas de esterilização fornecem controle de temperatura uniforme e preciso para funções como aquecimento, cozimento, evaporação, esterilização e outras funções de laboratório.

A estufa é um equipamento  versátil que pode ser usado para esterilização e secagem. As estufas são construídas com materiais que são resistentes a temperaturas elevadas, o que as torna ideais para esterilizar equipamentos e produtos médicos.

Além disso, as estufas para esterilização também podem ser usadas para secar produtos alimentares e outros produtos que não podem ser congelados ou refrigerados.

 

 

 

Qual a principal Característíca de uma Estufa de Esterilização?

É importante que as estufas estejam bem vedadas para evitar a entrada de umidade. A vedação pode ser feita com selagem mecânica ou com juntas de silicone.

As estufas devem ter um sistema de controle de temperatura e umidade, para garantir que os produtos sejam esterilizados e secos corretamente.
O sistema de controle da temperatura e umidade também é importante para evitar a proliferação de micro-organismos na estufa.

As estufas também podem ter um sistema de ventilação, para manter a qualidade do ar dentro da estufa. As temperaturas da estufa de esterilização e secagem variam normalmente de ambiente a acima de 200 ° C.

Elas  também estão disponíveis em gravidade (natural), convecção mecânica (forçada) estufa à vácuo para aplicações de aquecimento e secagem de rotina.

Para laboratórios com uniformidade de temperatura, estabilidade e requisitos de precisão as  estufas para esterilização são especiais e estão disponíveis para atender a esses requisitos exigentes.

 

Dicas para Comprar corretamente uma estufa de esterilização e secagem?

A Faixa de Temperatura  é a  primeira coisa que você precisa observar em uma estufa de esterilização  pois é a propriedade mais importante. Depois disso, vem a operaração,  uma estufa de esterilização e secagem não deve ser difícil de manejar.

Alem disso, o tamanho de uma estufa de esterilização é uma característica  necessária para aqueles laboratórios que têm problemas de espaço e utilização de energia.

Antecipadamente, verificar sempre as dimensões internas e externas da estufa de esterilização e secagem. Muitos clientes não checam antes o espaço para colocar a estufa de esterilização e acabam tendo problemas na hora que recebem, verificar previamente é bem importante.

Qual o preço de uma Estufa de Esterilização?

O preço  de uma estufa de esterilização não deve ser sua prioridade ao escolher. A  qualidade deve ser levada em conta, sobretudo, alguns outros recursos importantes.

São sugeridos como precisão de temperatura, duração do aquecimento, integridade, segurança e sistemas de desligamento características importantes de uma estufa de esterilização.

Sempre que você precisar comprar uma estufa de laboratório, você deve observar os recursos mencionados acima. É importante comprar uma estufa de esterilização e secagem melhor pois é um equipamento de muita utilização e cuidando bem a estufa de esterilização vai durar muitos anos.

Função da Estufa de Esterilização

A estufa  de esterilização é um equipamento usado para esterilização e secagem em processos industriais. Sua principal vantagem é a capacidade de manter temperaturas elevadas em ambientes confinados, o que favorece a remoção de umidade do ar.

Isso permite que os produtos sejam esterilizados e/ou secos de forma rápida e eficiente, reduzindo o tempo de processamento e garantindo a qualidade dos produtos. A função da estufa de esterilização é de  uso padrão em laboratórios e  inclui muitos processos de teste e solução de problemas.

Desde, aquecimento e secagem de vidraria ou suprimentos de laboratório até teste de material para determinar a resistência à tração, deformação e resiliência de produtos manufaturados …

Qual o tempo e temperatura ideal para esterilização em estufas de secagem?

Em estufa de esterilização deixar 160° por 2 horas e 170° por 1 hora, Nunca apresse ou diminua o tempo de esterilização pois há riscos dos materiais não se esterilizarem corretamente.

ATENÇÃO: A utilização incorreta da estufa de esterilização pode acarretar alguns danos aos materiais, por exemplo o material cirúrgico que se ultrapassar a temperatura recomendada pode ser danificado.

Limpeza da estufa de esterilização e secagem

A estufa de esterilização é um equipamento de laboratório essencial para garantir a assepsia em diversos procedimentos. Seu funcionamento se dá através da queima do ar presente no interior da câmara, onde são colocados os materiais a serem esterilizados.

Para utilizar uma estufa de esterilização, é importante que os materiais a serem esterilizados estejam limpos e secos. Além disso, é necessário separar os materiais por tipo, para evitar que eles entrem em contato uns com os outros durante o processo.

Após a lavagem e secagem dos materiais, é preciso colocá-los na câmara da estufa de forma organizada. Uma vez que a porta da estufa esteja fechada, é necessário acionar o botão de start para iniciar o processo de esterilização. O tempo de esterilização varia de acordo com o tipo de material a ser tratado

Realize uma limpeza diária de todas as partes externas da estufa de esterilização e secagem . Depois a rotina vai ser uma  limpeza profunda semanal na estufa de secagem. Consulte o manual ou gerente de laboratório sobre quaisquer processos específicos para limpeza .

Seguir esses procedimentos simples de limpeza manterá a estufa para esterilização  em perfeitas condições para que seu laboratório funcione sem problemas.

Conclusão sobre Estufas de Esterilização

As estufas de esterilização são amplamente utilizadas em hospitais, clínicas e laboratórios para a esterilização de equipamentos e materiais. Elas garantem a remoção de micro-organismos vivos presentes nos objetos, porém conforme informamos a recomendação para esterilização é a autoclave.

Existem diversos tipos de estufas de esterilização, cada um com suas particularidades. É importante escolher o modelo ideal para o procedimento que será realizado, para garantir a eficácia do processo. As estufas de esterilização são utilizadas em diversos procedimentos, tais como: –

 

 

Precisando de Estufas de Esterilização? Entre em contato com nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.