Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função do espectrofotômetro?

 

Aplicado para medir a quantidade de luz que foi absorvida ou transmitida, o espectrofotômetro está presente em uma das principais técnicas analíticas presente em laboratórios de análises clínicas, dentro outros. Através da espectrofotometria, uma solução pode ser investigada a nível de identificar componentes desconhecidos presentes na mesma, pelo fato de seus espectros serem sensíveis ao ultravioleta, visível ou infravermelho.

 

 

Princípios de Funcionamento do Espectrofotômetro

No momento que um feixe de luz atravessa uma solução (esta possuindo moléculas absorventes), parte desta luz é absorvida pela amostra (solução) e o restante é transmitido. Esse fenômeno de absorção dependerá da concentração das moléculas absorventes e da espessura da solução. Esse fenômeno é denominado caminho óptico.

 

O espectrofotômetro é um instrumento usado para medir a absorção ou transmissão de luz em um determinado material. Ele funciona com base no princípio da seleção de comprimentos de onda, o que significa que ele pode ser usado para analisar quaisquer substâncias que absorbam ou transmitam luz. A principal vantagem do espectrofotômetro é sua capacidade de fornecer uma leitura precisa da concentração de uma substância química em uma amostra.


O princípio básico por trás do funcionamento de um espectrofotômetro é a polarização da luz que passa através de uma amostra. Quando a luz passa através de uma amostra, ela é absorvida ou transmitida em diferentes proporções, dependendo do comprimento de onda da luz e do material em análise. O espectrofotômetro detecta essas diferenças e as usa para calcular a concentração da substância química que está sendo estudada.

Alguns espectrofotômetros também podem medir outras propriedades como temperatura, pressão e turbidez. Alguns modelos são capazes de realizar a calibração automática para melhor precisão, enquanto outros exigem ajustes manuais antes de cada leitura.


Para obter resultados precisos, é importante que os espectrofotômetros sejam devidamente calibrados antes uso. Os procedimentos de calibração variam de acordo com o fabricante ou o modelo. Normalmente, a calibração envolve a preparação e medição de amostras padrão para determinar os parâmetros corretos da leitura. Alguns modelos também podem exigir manutenção periódica. 

 

O método de funcionamento deste equipamento para laboratório já foi abordado no Blog. O texto esclarece O que é o Espectrofotômetro e como ele funciona.

Este aparelho de laboratório, por mais variedade de modelos que possua, tem alguns componentes em comum, independente da marca ou do tipo. Os principais elementos do espectofotômetro são: fonte de luz, colimador, prisma ou rede de difração, fenda seletora de X, compartimento de amostras com cubeta contendo solução, célula fotelétrica e amplificador. Como mostra a imagem abaixo:

Figura 1.7 Esquema óptico dos principais componentes do espectrofotômetro. As letras representam: (a) fonte de luz, (b) colimador, (c) prisma ou rede de difração, (d) fenda seletora de X, (e) compartimento de amostras com cubeta contendo solução, (f) célula fotelétrica, (g) amplificador.
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Através deste esquema, o espectrofotômetro consegue identificar o comprimento da luz presente na amostra e indica a razão T – intensidade da luz que incidiu na amostra e a intensidade da luz que conseguiu atravessar a mesma.

A “força vital” da espectrofotometria está fundamentada na lei de Lambert-Beer, que estabelece:

“A absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução de amostra.”

 

 

 

 

Na SPLABOR é possível encontrar diversos modelos de espectrofotometro para laboratório. O Espectrofotômetro Cole Parmer – UV / Visível sem Varredura, realiza análises convencionais (UV/Visível). Também é apto para realizar análises especiais em DNA, RNA, Proteínas e Cinéticas, porém, estas só são possíveis através do emprego do software – que não acompanha o equipamento.

Com quatro cubetas, o espectrofotômetro UV/VIS economiza tempo e melhora a eficiência do processo. Por possuir a tecnologia USB e RS-232, pode ser conectado diretamente ao computador ou a impressora. As faixas fotométricas trabalhadas por este aparelho são a transmitância (0 a 125%T), absorbância (-0.1 a 2.5 A) e Concentração (0 a 1999 C).

Além de ampla linha de Espectrofotômetro a Splabor também comercializa a linha de cubetas para espectrofotômetro

  • Cubeta: pequeno recipiente utilizado para conter o material a ser analisado.
  • As cubetas para espectrofotômetro  podem ser quadradas, retangulares ou redondas e são constituídas de vidro, sílica (quartzo) ou plásticas.

As cubetas para espectrofotômetro   devem ser manuseadas,  não tocar em sua superfície, limpar as cubetas para espectrofotômetro corretamente,

 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.