Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Agitador Magnético?

Um agitador magnético é um equipamento de laboratório amplamente utilizado e consiste em um ímã rotativo ou um eletroímã estacionário que cria um campo magnético rotativo .

Este equipamento é usado para fazer uma barra de agitação, mergulhar em um líquido, girar rapidamente ou mexer ou misturar uma solução, por exemplo. Um sistema de agitação magnética geralmente inclui um sistema de aquecimento acoplado para aquecer o líquido

Grande parte dos agitadores magnéticos atuais giram os ímãs por meio de um motor elétrico. Este tipo de equipamento é um dos mais simples para preparar misturas.

Os agitadores magnéticos são silenciosos e oferecem a possibilidade de agitar sistemas fechados sem a necessidade de isolamento, como no caso dos agitadores mecânicos.

Devido ao seu tamanho, as barras de agitação podem ser limpas e esterilizadas mais facilmente do que outros dispositivos, como as varetas de agitação. No entanto, o tamanho limitado das barras de agitação permite usando este sistema apenas para volumes inferiores a 4  L.

Além disso, líquidos viscosos ou soluções densas são mal misturados usando este método. Nesses casos, geralmente é necessário algum tipo de agitação mecânica.

Uma barra de agitação consiste em uma barra magnética usada para agitar uma mistura ou solução líquida

Como o vidro não afeta significativamente um campo magnético, e a maioria das reações químicas são realizadas em frascos ou béqueres de vidro, as barras de agitação funcionam adequadamente em vidrarias comumente usadas em laboratórios.

Tipicamente, as barras de agitação e  portanto são quimicamente inertes e não contaminam ou reagem com o sistema em que estão imersas. Sua forma pode variar para aumentar a eficiência durante a agitação. Seu tamanho varia de alguns milímetros a alguns centímetros.

Veja no vídeo abaixo o funcionamento de um agitador magnético

 Como fazer um Agitador Magnético  com Aquecimento funcionar?

O equipamento deve ser colocado em uma superfície plana, sem desníveis e robusta.

  1. O agitador magnético é utilizado para preparar soluções, suspensões e dispersões fluídas ou levemente viscosas e é utilizado da seguinte forma:
  2. Antes de iniciar o agitador magnético com aquecimento , verifique se:
    O cabo de conexão à rede elétrica está conectado.
    -O interruptor principal está na posição 0.
    -O controle de velocidade está na velocidade 0.
  3. Coloque o becker com o conteúdo a ser agitado no prato de agitação.
    -Insira o ímã de teflon ou mosca dentro.
    – Cubra o vidro com papel manteiga ou alumínio.
  4. Durante a agitação:
    – Ligue o agitador magnético com aquecimento  ativando o interruptor correspondente.
    – Ajuste a velocidade. Comece sempre pela mais baixa para aumentá-la gradativamente, até atingir a velocidade adequada. Verifique se o líquido não sai do recipiente.
  5. Comece a aquecer lentamente até obter a temperatura de aquecimento desejada
  6. Depois de mexer:
    – Coloque o controle de velocidade na posição 0.
    – Desligue o interruptor.
    – Retire a barra magnética

Como Limpar um Agitador Magnético

Para limpar as diferentes partes do equipamento, recomenda-se:
1. Desconecte o agitador magnético da rede elétrica.
2. Se o sistema de aquecimento foi usado, deixe-o esfriar.
3. Limpe as peças de aço inoxidável (placa e anel de segurança) com um pano umedecido em água. Passe um pano umedecido com álcool etílico e seque bem toda a área.
4. Limpe as partes plásticas e o painel de controle com um algodão ou um pano não abrasivo embebido em álcool.

E o que é um Agitador Magnético Múltiplo?

O agitador magnético múltiplo foi projetado para experimentos de alta eficiência e possui configurações de agitação para escolher. O espaço do laboratório pode ser usado de forma eficaz.  Usado em cultura de células, laboratório, pesquisa, medicina Também conhecido como agitador magnético multiestação de laboratório, agitador magnético digital.

Um agitador magnético múltiplo ou agitador magnético multiposição são mais comumente usados ​​em laboratórios, como em química e biologia, para garantir que as amostras líquidas sejam homogêneas em sua consistência e temperatura.

Eles são os  agitadores  de laboratório motorizados acionados por engrenagens, pois são mais silenciosos e não têm outras partes externas para quebrar ou desgastar além da própria barra de agitação magnética.

As barras de agitação magnéticas são usadas para completar o processo de mistura em um agitador magnético. Eles são comumente usados ​​para reações químicas, pois o vidro ou o plástico não afetam um campo magnético.

Veja o vídeo de funcionamento de um Agitador Magnético Múltiplo ou Agitador Magnético Multiposição.

Como comprar um Agitador Magnético Multiposição?

Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]) encontra-se à disposição.

Para conhecer todos os POST sobre AGITADOR MAGNÉTICO clique AQUI

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.