Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função do Phmetro?

O phmetro é um equipamento elétrico usado para medir a atividade do íon hidrogênio (acidez ou alcalinidade) em solução.

Fundamentalmente, um medidor de pH ou phmetro  consiste em um voltímetro conectado a um eletrodo sensível ao pH e um eletrodo de referência (invariável).

O eletrodo de  pH é geralmente de vidro , e a referência é geralmente um eletrodo de prata (cloreto de prata) embora um eletrodo de mercúrio ou cloreto de mercúrio (calomelano) seja usado algumas vezes. Quando os dois eletrodos são imersos em uma solução, eles agem como uma bateria .

Como deve ser um phmetro para Leite?

O medidor de ph para laticinio ou medidor de pH  para leite (como também é conhecido) é um equipamento portátil ou de bancada  para medir o ph do leite, projetado para unir precisão mesmo quando utilizado em péssimas condições ambientais.

Possui proteção completa contra água e umidade, como ocorre por exemplo, na indústria alimentícia.

Por que é Importante um Eletrodo de pH apropriado para Leite e Queijos?

O Eletrodo de pH para Leiteé fornecido como opcional ao  equipamento, de fácil limpeza e com ponta cônica, permitindo optimizar o contato com os produtos alimentares semi-sólidos e evitando a contaminação dos alimentos com cloretos de prata.

O medidor de pH para Leite  possui calibração automática, com reconhecimento de 2 conjuntos de padrões e indicador de instabilidade de medição. E a temperatura é indicada no visor, juntamente com a medição de pH do leite.

Por que é Importante o Controle de Qualidade do Leite

O leite representa grande importância para a saúde por ser rico em muitos nutrientes e o seu ph é um indicador de qualidade sanitária e estabilidade térmica. O pH do leite recém ordenhado de uma vaca sã pode variar entre 6,4 a 6,8.

Nos casos graves de mastite (inflamação das glândulas mamárias), o pH pode chegar a 7,5 e na presença de colostro (corresponde às secreções mamárias do primeiro ao décimo dia após o parto e apresenta características diferentes do leite) pode cair a 6,0.

O uso do medidor de pH para Leite  é recomendado pois o equipamento oferece praticidade e rapidez nas análises, com resultados exatos.

Vale ressaltar que o leite deve ser obtido com condições sanitárias, higiênicas e nutricionais seguras, visando sempre entregar o melhor produto ao consumidor.

Conclusão

Por que realizar um teste de qualidade do leite?

A qualidade do leite é o fator mais importante na produção leiteira. Afeta o valor nutricional, o sabor e a segurança do leite. Como tal, os testes de controle de qualidade do leite são importantes para garantir a qualidade e a segurança. Mas o controle de qualidade na indústria de laticínios é um processo relativamente complexo que requer muito tempo e recursos.

O leite deve ser testado em várias partes, incluindo: pureza, composição química, níveis de bactérias e microrganismos para garantir que seja seguro para beber. Felizmente, há uma série de testes para verificar o controle de qualidade do leite que deve ser realizado para garantir que todos os itens acima sejam avaliados antes de poder ser vendido e consumido.

Precisa de phmetros? Solicite seu orçamento.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.