Compartilhe esse conteúdo:

Para aqueles que ainda não conhecem, o Frasco dewar  ou Botijão para Nitrogênio é um produto para laboratório desenvolvido para manter uma isolação térmica prolongada. Conhecido também como vaso de dewar é um compartimento, onde uma vez a amostra liquefeita, os gases podem ser mantidos por tanto tempo quanto possível.

Este BOTIJÃO DE NITROGÊNIO LIQUIDO contém parede dupla, uma dentro a outra, onde o espaço entre elas é composto por vácuo para impedir a condução de calor. Além disso, essas paredes internas possuem um revestimento para refletir de volta todo o calor que pode permanecer naquele ambiente.

A aplicação

De maneira resumida, geralmente os frascos dewar ou botijão de nitrogênio são utilizados em laboratórios para o armazenamento do nitrogênio líquido. O objetivo é que haja uma ebulição lenta do nitrogênio líquido. Isso é possível, por uma válvula de escape para impedir que a pressão destrua o frasco.

Um dos modelos mais recomendados são os Frascos de Dewar de Armazenamento Cole-Parmer. Com capacidade de quatro até 50 litros, o desempenho de vácuo e o isolamento superior fornecem o máximo em tempo de sustentação. Além disso, o espaço de vácuo é vedado entre o revestimento interno e externo e o isolamento é de tecnologia avançada.

A base de cilindro opcional permite mover com facilidade frascos de Dewar de armazenamento de capacidades maiores e  o núcleo do gargalo do tubo minimiza perdas de nitrogênio líquido.  Desta forma, dewar para nitrogênio líquido  ou botijão para nitrogênio liquido aumentam a durabilidade no tempo em que as temperaturas ficam baixíssimas, sem a necessidade de equipamentos de refrigeração com custos elevados.

Uma curiosidade do princípio dewar nitrogênio liquido, são as garrafas a vácuo, ou popularmente conhecidas como garrafas térmicas, usadas para manter o café e bebidas quentes ou frias.

 A história

 A origem deste instrumento, que geralmente é feito em vidro ou metal, teve advento junto ao seu invento James Dewar, químico e físico escocês que viveu entre os anos de 1842 a 1923.

Nascido em Kincardine, Escócia, James Dewar freqüentou a Dollar Academy, uma das melhores escolas independentes da Escócia, antes de estudar Ciência na Universidade de Edinburgh. No seu país, ocupou vários cargos antes de ser nomeado professor de Filosofia Natural na Universidade de Cambridge em 1875, na qual mantinha em conjunto, seus compromissos do Instituto Real.

Em Cambridge, Dewar atuou no ramo de espectroscopia, enquanto no Instituto Real, era concentrado em criogenia – estudos de como as coisas se comportam sob baixa temperatura.

Foi ao longo deste trabalho, que James Dewar inventou o frasco de vácuo em 1892 e hidrogênio liquefeito em 1898. Alguns estudos revelam que James Dewar usou, originalmente, a prata para que os frascos de dewar desenvolvessem sua finalidade.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.