20 de agosto de 2010

Esterilizar um aparelho significa eliminar totalmente qualquer tipo de vida microbiológica presente no mesmo. A estufa de esterilização e secagem trabalha com calor seco e por isso é ideal para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos, médico e laboratorial.

Existem diversas técnicas de esterilização, sendo a esterilização por calor seco mais utilizada nos dias de hoje. Durante o processo de esterilização todas as bactérias, esporos, fungos ou vírus e protozoários são eliminados.

Como funciona a esterilização por calor seco?

O calor seco atua sobre os microorganismos, provocando sua oxidação. A esterilização por calor seco é mais lenta que a esterilização por calor úmido e por isso necessita de um tempo mais longo e temperaturas mais elevadas para que se faça uma completa esterilização.

Por exemplo: com uma temperatura a 170°C é necessário 60 minutos, já a 120°C precisa-se de pelo menos 12 horas na estufa.

A esterilização por calor seco é mais indicada para vidraria, metais e substâncias em pó, este tipo de esterilização não danifica os materiais de corte, nem forma ferrugem. Entretanto, o material a ser esterilizado por calor seco deve ser resistente a variação de temperatura.

7 Comentários to “ Esterilização de equipamentos de laboratório ”

  1. eduardo fornazier disse:

    Ola, gostaria de uma estufa para secar pó de serra. Voces poderiam me indicar uma e fazer o orçamento dela para mim?
    Obrigado

  2. SP Labor disse:

    Olá Eduardo. Encaminhei sua solicitação para o setor responsável e em breve você receberá sua resposta. Obrigada pelo contato e até breve.

  3. Parabens pela iniciativa de fazer nos leigos em equipamentos específicos para laboratorios,entendermos suas funções ,alem de prestarem esclarecimentos importantes para nossa sáude como a qualidade da água que bebemos.

  4. SP Labor disse:

    Obrigada, Mara :) É esse nosso objetivo mesmo, sempre buscando passar o melhor para quem acompanha o blog. Obrigada pelo feedback.

  5. Marcelo disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual seria o equipamento mais adequado para esterilizar eppendorf. É possível utilizar uma estufa de esterilização a seco nesse caso?
    Obrigado.

  6. SPLABOR disse:

    Olá Marcelo.
    Sua duvida foi enviada a nossa equipe de Assessores Científicos da SPLABOR. EM breve receberá todas as informações via e-mail.

    Atenciosamente.

  7. Artur disse:

    Olá, gostaria de saber se vocês possuem contatos de empresas que prestam serviço de esterilização na cidade de São Paulo.

    Abraços

Deixe seu comentário


+ 1 = dois