Compartilhe esse conteúdo:


Para você que pretende montar uma farmácia de manipulação, vai ai algumas dicas que podem facilitar sua vida. Alem de adquirir os equipamentos para laboratórios necessários para montar uma farmácia de manipulação, é necessário tomar alguns cuidados. Os equipamentos para o laboratório da sua farmácia de manipulação devem ser instalados e localizados de forma a facilitar a manutenção e devem também ser mantidos de forma adequada às suas operações.

A farmácia de manipulação deve dispor de equipamentos de laboratório, utensílios de laboratório vidraria em quantidade suficiente para atender à demanda do estabelecimento evitando assim momentos desconfortáveis aos funcionários, agilidade para os clientes  e sempre garantir que seus materiais usados em laboratório estejam limpos, desinfetados ou esterilizados.

A farmácia de manipulação deve possuir pelo menos uma balança analíticabalanças de precisão, balança  semi-analítica em cada laboratório com capacidade e sensibilidade compatíveis com as quantidades a serem pesadas ou possuir uma central de pesagem onde as balanças analíticas estarão instaladas, devendo ser adotados procedimentos que impeçam a contaminação cruzada e microbiana, lembrando que os equipamentos de segurança para combater incêndios devem atender à legislação específica.

 

A calibração dos equipamentos e instrumentos de medição devem ser executadas por empresa certificada, utilizando padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração, no mínimo uma vez ao ano ou, em função da freqüência de uso do equipamento. Deve ser mantido registro das calibrações realizadas nos equipamentos de laboratório, instrumentos e padrões.

Outro cuidado a ser tomado é a verificação dos equipamentos de laboratório e devem ser feita por pessoal treinado do próprio estabelecimento com o apoio de órgãos certificadores, antes do início das atividades diárias, empregando procedimentos escritos e padrões de referência, com orientação específica, mantidos os registros.

Todos os equipamentos de  laboratório devem ser submetidos à manutenção preventiva, de acordo com um programa formal e, quando necessário, corretiva, obedecendo a procedimentos operacionais escritos, com base nas especificações dos manuais dos fabricantes.

Todos os sistemas de climatização de ambientes devem ser mantidos em condições adequadas de limpeza, conservação, manutenção, operação e controle, de acordo com a norma específica. Os utensílios utilizados na  farmácia de manipulação de preparações para uso interno devem ser diferenciados daqueles utilizados para preparações de uso externo.

A farmácia de manipulação deve identificar os utensílios para uso interno e externo, e por último, o mobiliário deve ser o estritamente necessário ao trabalho de cada área, de material liso, impermeável, resistente e de fácil limpeza.

Alguns materiais de laboratório indispensáveis em uma Farmácia de Manipulação:

Balança de Precisão,

Balança Analítica

Vidrarias de laboratório como: Erlenmeyer, pipeta, tubo de ensaio, proveta, bureta, gral, placa de petri, cadinho, pipeta graduada, pipeta volumétrica, kitassato, funil de buchner, dessecador, bastão de vidro, frascos de vidro, picnômetro, almofariz e pistilo, cápsula de porcelana, becker de vidro, funil de vidro, balão volumétrico, cadinho de porcelana, balão volumétrico de fundo chato, barra magnética laboratório, sistema de filtração, frascos de laboratório, cadinho de vidro, cálice graduado, pistilo laboratório, balão de destilação, escova vidraria, funil de haste curta, cadinho de vidro com placa porosa, lamparina de laboratório, vidro de relógio

OBS: É importante realizar a calibração de vidrarias.

Utensílios de Laboratório como: barrilete, densímetro, cronômetro digital, lava olhos, tela de amianto, bico de bunsen, câmara de neubauer, pipeta pasteur, micropipeta, papel filtro, mufabarra magnética, solução tampão, fita de ph, estante para tubo de ensaio, alça de platina, dispensador, espátula de laboratório, pera de laboratório, tubo de falcon, pipeta descartável, pipeta de plástico, cabo de kolle, anel de ferro, pipetador pi pump, , pinça de mohr, pipeta eletrônica, micropipeta monocanal, pipetador de borracha, óculos de proteção para laboratório, pisseta, densímetro, tela de amianto, espátula de laboratório, garra laboratório, termômetro digital laboratório, garra para bureta, pera de borracha para pipeta, mufa de laboratório, tripé e tela de amianto, frasco polipropileno, papel indicador de pH, papel filtro qualitativo

Reagentes Químicos

Agitador Magnético

Agitador Mecânico

Agitador Vortex

Autoclave Vertical

Banho Maria Laboratório

Capela de Laboratório

Chapa Aquecedora Laboratório

Destilador de Água

Deionizador de água

Phmetro

Condutivímetro

Chuveiro de Emergência

Capela de Exaustão

Estufa de Esterilização

Manta Térmica Laboratório

Osmose Reversa

 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.