Compartilhe esse conteúdo:

O que é viscosidade?

Viscosidade é  referenciada como a espessura de um fluído. O mel por exemplo tem alta viscosidade comparado a água que tem baixa viscosidade.Em termos gerais a viscosidade de líquidos pode ser entendida com um exemplo corriqueiro:  a viscosidade de um xarope, quanto mais força for necessária para colocar o xarope na colher, mais viscoso é o fluído.

Qual o aparelho que mede a viscosidade?

Viscosímetros são usados ​​para medir a viscosidade de um fluido sob condições definidas de fluxo. Os diferentes tipos de instrumentos de viscometria têm o fluido estacionário e deixam o objeto passar através do fluido ou vice-versa. Portanto, esses instrumentos chamados de viscosímetros  medem o arrasto causado pela interação entre o fluido e a superfície do objeto.

Qual a Importância da Viscosidade

Viscosidade é uma característica dos líquidos que está relacionada com a sua habilidade de fluir. Quanto maior a viscosidade de um líquido (ou de uma solução) mais difícil o líquido flui e diz ser ele “viscoso”.
A viscosidade é medida por um equipamento de laboratório denominado viscosímetro.

Entendendo como o Viscosímetro funciona

Podemos dizer que a viscosidade de um fluído é considerada a resistência interna para fluir de um fluido, ou seja, sua capacidade de se movimentar, sendo percebida como a “grossura” ou resistência de um fluído ao despejamento. Por exemplo, a água é “fina” e tem uma baixa viscosidade, já o óleo vegetal é “grosso”, tem menor velocidade de movimento ao ser despejado. Está relacionada ao controle de qualidade dos fluídos.

A viscosidade geralmente diminui com o aumento de temperatura, uma vez que, em altas temperaturas, as moléculas possuem maior energia de translação e rotação, permitindo vencer as barreiras energéticas de interações intermoleculares com maior facilidade.

Por exemplo, a viscosidade da água a 100 °C é de apenas 1/6 de seu valor a 0°C, ou seja, a mesma quantidade de líquido flui seis vezes mais rapidamente na temperatura mais elevada. Entretanto, nem sempre essa característica ocorre. Dependendo do material, o aumento da temperatura pode alterar a sua estrutura de forma a aumentar a viscosidade

Exemplo de Viscosidade

Os óleos lubrificantes são utilizados para reduzir o atrito entre os componentes de motores, aumentando sua vida útil. Nesse caso, por que é importante saber a viscosidade do óleo lubrificante?

Como a viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre ao ser despejado, quanto mais grosso (mais viscoso) for o óleo, mais difícil de escorrer e, consequentemente, a capacidade de manter-se entre duas peças móveis será maior, aumentando a lubrificação das mesmas.

Outro exemplo que pode ser citado é a viscosidade de cosméticos. Sua análise é importante pois é a viscosidade que determina a força empregada para espalhar o produto (quanto maior a viscosidade, maior será a resistência e a força aplicada para aplicar o produto), além de evitar que o produto escorra (caso a viscosidade esteja fora do padrão do determinado produto).

O xampu por exemplo se for muito ralo pode indicar ao consumidor que não é um produto de qualidade, o que não é verdade, a viscosidade tem que ser acertada para visualmente o produto apresentar uma boa aceitação. Cremes e shampoo de baixa viscosidade dificultam a aceitação no mercado.

.

Conheça agora dois tipos de Viscosímetro

Viscosímetro Rotativo Microprocessado: mede e indica automaticamente a viscosidade de forma rápida e prática. Seu uso é indicado em amostras como medicamentos, cosméticos, colas, tintas, entre outros fluídos.

Viscosímetro Rotativo Analógico: amplamente utilizado para medir viscosidade de graxas, tintas, rações, medicamentos, óleos, cosméticos, plásticos, alimentos, argilas,colas, entre outros.

Utilizando um viscosímetro é possível  determinar a viscosidade dinâmica das amostras em aplicações como alimentos (molhos, sucos e xaropes), adesivos, derivados de petróleo, biocombustíveis, tintas, produtos farmacêuticos, produtos químicos e muito mais!

Leia mais em nosso próximo post sobre viscosímetro clique aqui

Qualquer dúvida técnica sobre a aplicação de viscosímetro consulte nossa equipe.

Para conhecer outros modelos de viscosímetro  acesse www.splabor.com.br

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Fonte: https://www.iq.unesp.br/Home/Departamentos/FisicoQuimica/gustavotroiano/pratica-12.pdf