Compartilhe esse conteúdo:

A indústria alimentícia necessita de cada vez mais requisitos de controle de qualidade para que não ocorra problemas com o mercado consumidor e percas na indústria.
Um laboratório de microbiologia de alimentos realiza diversas análises microbiológicas, que podem ser em alimentos diversos, água,equipamentos industriais…
O laboratório de microbiologia de alimentos realiza pesquisas na qualidade de alimentos derivados de origem animal, leite e derivados, análise industrial…
As doenças causadas por alimentos contaminados vem aumentando , a água de coco industrializada é uma bebida bem consumida no território brasileiro, e que vem ganhando popularidade também no mercado mundial, por ser um líquido com sabor atraente e refrescante, além de ser rico em eletrólitos e importante reidratante oral. Por ser um produto alimentício, a conformidade sanitária e qualidade sensorial devem ser observadas.

Três amostras de água de coco envazadas e resfriadas, de diferentes marcas, foram coletadas em recipiente apropriado e levadas para os testes de controle de qualidade microbiológicos segundo o “manual de métodos microbiológicos para alimentos” do Ministério da Agricultura do Brasil. Os resultados encontrados revelaram que nenhuma das amostras analisadas (n=11) estavam isentas de contaminantes. A maioria das amostras apresentaram contagens de coliformes totais acima do tolerado pela legislação brasileira vigente, exceto duas. No tocante aos Coliformes fecais, cinco amostras se apresentaram insatisfatórias para o consumo. Das amostras analisadas, uma foi positiva para a presença de Escherichia coli. Das amostras analisadas, dez (90,90%) não tinham os padrões de qualidade vigentes, para serem comercializadas. Portanto, estes resultados servem de alerta aos órgãos de Vigilância Sanitária, no tocante ao controle destes produtos, de modo a garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor. Novos estudos se fazem necessários para o acompanhamento da evolução dos parâmetros de qualidade dos produtos em questão.

 

Equipamentos para funcionamento de um laboratório de microbiologia consiste em:

*estufa bacteriológica
*Mufla
*autoclave
* microscópio binocular
*centrifuga
*homogeneizador Stomacher
*banho-maria de laboratório
*destilador para água
*balança analítica
*balança semi analítica
*bico de bunsen
* geladeira tipo BOD
* capela de fluxo laminar

Além desses equipamentos mínimos, o laboratório poderá contar com outros materiais de laboratório:

*microscópio estereoscópico
*Freezer -20° C ou freezer -86 ° C
*bomba de vácuo para filtração
*phmetro

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

 

Fonte http://revista.uepb.edu.br/index.php/biofarm/article/view/4728