Compartilhe esse conteúdo:

Pensando em Montar um Laboratório de Microbiologia de Alimentos?

Uma das 30 habilitações da biomedicina, a microbiologia se dedica ao estudo dos microrganismos. Ou seja, quem optar por esta área irá explorar o vasto mundo das bactériasvírusfungosprotozoários e helmintos, investigando desde a fisiologia e o metabolismo destes minúsculos seres vivos até as suas interações com o meio ambiente e outros seres.

Confira outras habilitações:

  • Biomedicina estética
  • Acupuntura
  • Toxicologia
  • Imagenologia
  • Hematologia
  • Citologia oncótica
  • Biologia Molecular
  • Perfusão e Circulação Extracorpórea
  • Saúde Pública

A indústria alimentícia necessita de cada vez mais requisitos de controle de qualidade para que não ocorra problemas com o mercado consumidor e percas na indústria.
Um laboratório de microbiologia de alimentos realiza diversas análises microbiológicas, que podem ser em alimentos diversos, água, equipamentos industriais…
O laboratório de microbiologia de alimentos realiza pesquisas na qualidade de alimentos derivados de origem animal, leite e derivados, análise industrial…

Porque é importante investir em um laboratório de microbiologia

As doenças causadas por alimentos contaminados vem aumentando , a água de coco industrializada é uma bebida bem consumida no território brasileiro, e que vem ganhando popularidade também no mercado mundial, por ser um líquido com sabor atraente e refrescante, além de ser rico em eletrólitos e importante reidratante oral. Por ser um produto alimentício, a conformidade sanitária e qualidade sensorial devem ser observadas.

Três amostras de água de coco envazadas e resfriadas, de diferentes marcas, foram coletadas em recipiente apropriado e levadas para os testes de controle de qualidade microbiológicos segundo o “manual de métodos microbiológicos para alimentos” do Ministério da Agricultura do Brasil. Os resultados encontrados revelaram que nenhuma das amostras analisadas (n=11) estavam isentas de contaminantes.

A maioria das amostras apresentaram contagens de coliformes totais acima do tolerado pela legislação brasileira vigente, exceto duas. No tocante aos Coliformes fecais, cinco amostras se apresentaram insatisfatórias para o consumo. Das amostras analisadas, uma foi positiva para a presença de Escherichia coli. Das amostras analisadas, dez (90,90%) não tinham os padrões de qualidade vigentes, para serem comercializadas.

Portanto, estes resultados servem de alerta aos órgãos de Vigilância Sanitária, no tocante ao controle destes produtos, de modo a garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor. Novos estudos se fazem necessários para o acompanhamento da evolução dos parâmetros de qualidade dos produtos em questão.

Equipamentos para funcionamento de um laboratório de microbiologia consiste em:

Planejar um novo laboratório é emocionante e assustador. O sucesso do projeto começa com uma visão e escopo acordados, conforme definido pelas principais partes interessadas. Além do trabalho de arquitetos e profissionais da construção, esses projetos exigem grande investimento em pensamento inicial, tempo e comprometimento dos diretores de laboratório, supervisores e tecnólogos que usarão o espaço. A incorporação de recursos de design essenciais para um fluxo de trabalho eficiente e flexível, conforme necessário para atender às necessidades crescentes e em constante mudança, prolongará a vida útil do espaço.

Além desses equipamentos mínimos, o laboratório poderá contar com outros materiais de laboratório:

Os recursos humanos, juntamente com os equipamentos de laboratório, tornarão qualquer trabalho de laboratório mais fácil. Existem muitos equipamentos e instrumentos indispensáveis ​​para os laboratórios de microbiologia.

Precisando de maiores orientações entre em contato com nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte http://revista.uepb.edu.br/index.php/biofarm/article/view/4728