Compartilhe esse conteúdo:

Dúvidas hora de escolher seu Equipamento de Laboratório?

Quando falamos de laboratório o tema segurança é de responsabilidade de todos os envolvidos. O analista deve ter cuidado e ser metódico ao realizar as tarefas cotidianas.
Uma das diretrizes básicas consiste em não se utilizar o equipamento de laboratório ao que fim a que ele  não foi destinado. Grandes dúvidas ocorrem na escolha apropriada da estufa de laboratório.

  A escolha correta de uma boa estufa laboratorial.

Segue abaixo 6 Dicas Importantes para a escolha da Estufa de Laboratório:

1)Temperatura: a faixa de temperatura de operação da análise é fator determinante para a escolha da estufa de laboratório correta.
Por exemplo : Uma estufa de esterilização e secagem possui uma faixa de temperatura de + 50°C até 250°C, já a estufa bacteriológica possui uma faixa de temperatura +5° C acima da temperatura ambiente a 70 °C, a estufa incubadora BOD possui uma faixa de temperatura -10°C a 50°C e possui uma grande gama de aplicação no laboratório.

Fatores Importantes para a Escolha da Estufa de Laboratório

2) Tamanho: antes de escolher a estufa de laboratório, o analista precisa dimensionar sua rotina laboratorial, o tamanho da amostra e, quantas análises serão efetuadas por dia, ou por período de trabalho.

3)Local de Instalação da Estufa: a estufa de laboratório precisa ser instalada sobre uma bancada reforçada ou ser for de um tamanho maior sob o chão, o local precisa ser ventilado e longe da passagem de pessoas. Também precisa ser dimensionado paredes e escadas para a chegada da estufa ao local na qual se planeja instalar.

4) Material da Estufa: a preferência por estufa aço inox deve ser levada em conta para maior durabilidade do equipamento.

5) Prateleiras da Estufa: o usuário deve verificar quantas prateleiras comportam o equipamento de laboratório e quantas acompanham o equipamento, caso seja necessário pedir prateleiras adicionais.

6) Aplicação: sempre mencionar ao fabricante de estufa de laboratório a aplicação, somente mediante as dicas acima a escolha da estufa vai ser correta e atender as necessidades do usuário.

Os equipamentos de laboratório devem ser inspecionados e mantidos em condições por pessoas qualificadas para este trabalho. A frequência de inspeção depende do risco que o equipamento possui, das instruções do fabricante ou quando necessário pela utilização.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])