Compartilhe esse conteúdo:

Pensando em Montar um Laboratório na Escola?

 

Você já considerou a ideia de Montar um laboratório  escolar? Um espaço onde os alunos podem realizar experimentos e descobrir conceitos científicos na prática, é uma ótima forma de complementar o aprendizado teórico da sala de aula. Além disso, pode ser divertido e motivador para os alunos aprenderem ciência quando têm oportunidade de colocá-la em prática.

Por que montar um laboratório escolar?

Montar um laboratório escolar pode parecer uma tarefa trabalhosa, mas os benefícios que ele trará farão todo o esforço valer a pena. Em primeiro lugar, um laboratório escolar é um espaço onde os alunos podem aprender ciência na prática e fazer experimentos ao vivo. Isso torna o aprendizado muito mais envolvente e motivador.

Além disso, ter um laboratório em sua escola significa que você está investindo no futuro dos seus alunos. Afinal de contas, estamos vivendo em uma época em que as disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) estão se tornando cada vez mais importantes para o mercado de trabalho.

Montar um laboratório também é uma ótima forma de atrair novos alunos para a sua instituição de ensino. Os pais estão sempre buscando por escolas que ofereçam oportunidades únicas e diferenciadas para seus filhos. Ter um laboratório bem equipado pode ser exatamente esse diferencial que eles estão procurando.

Por fim, Montar um laboratório  escolar é uma demonstração clara do comprometimento da sua instituição com a educação científica dos seus estudantes. Você estará mostrando aos alunos e à comunidade local que leva a sério o processo educacional e deseja proporcionar experiências enriquecedoras para todos aqueles envolvidos no processo educativo!

 

Quais os benefícios de um laboratório escolar?

Um laboratório escolar pode trazer inúmeros benefícios para o processo de aprendizado dos estudantes. Além de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes, ele possibilita a realização de atividades práticas que complementam o conteúdo teórico visto em sala.

Ao colocarem em prática conceitos abstratos ensinados nas disciplinas científicas, os alunos conseguem compreender melhor como funcionam fenômenos naturais e tecnológicos. Eles também são estimulados a desenvolver habilidades como observação, análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Outro ponto positivo é que o laboratório permite uma maior integração entre os professores das diferentes áreas do conhecimento. Com um espaço compartilhado, eles podem planejar atividades conjuntas e explorar temas multidisciplinares.

Além disso, um laboratório bem equipado demonstra aos alunos e à comunidade escolar como a instituição valoriza a educação científica. Isso pode aumentar o interesse pela ciência e pelas carreiras relacionadas nas crianças e jovens estudantes.

Em suma, investir na montagem de um laboratório escolar com materiais adequados é investir no futuro dos alunos da sua instituição!

Como montar um laboratório escolar?

Montar um laboratório escolar pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade é mais simples do que se imagina. Primeiramente, é necessário fazer um levantamento das necessidades da escola e dos alunos para definir quais equipamentos e materiais são essenciais para o laboratório.

Após essa etapa inicial, é importante pensar no espaço físico disponível para a montagem do laboratório. É preciso garantir que haja espaço suficiente para acomodar os equipamentos e permitir que os alunos possam realizar as atividades com segurança.

Com relação aos equipamentos e materiais, existem diversas opções disponíveis no mercado. O ideal é buscar fornecedores confiáveis e de qualidade para garantir que os itens adquiridos sejam duráveis e seguros.

Outro ponto fundamental na montagem de  um laboratório escolar é a capacitação dos professores responsáveis pelas atividades desenvolvidas no local. Eles precisam ter conhecimento teórico e prático sobre o uso dos equipamentos, além de saber como conduzir as atividades em sala de aula.

Por fim, vale ressaltar que a manutenção do laboratório também precisa ser pensada desde o início do projeto. É importante contar com profissionais capacitados para realizar reparos nos equipamentos caso seja necessário.

Montar um laboratório escolar requer planejamento cuidadoso desde o início até sua implementação final em sala de aula. Com planejamento adequado, será possível criar um ambiente seguro onde os alunos possam aprender através da experimentação científica em primeira mão!

O que diz a Lei em relação a ter um laboratório escolar

O laboratório escolar é um espaço fundamental para o aprendizado dos alunos, seja no ensino básico ou superior. No Brasil, existem normas que regulamentam a criação e manutenção desses espaços nas instituições de ensino.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o laboratório didático-pedagógico é considerado uma das instalações necessárias para o funcionamento adequado das escolas brasileiras. Além disso, o Ministério da Educação também possui diretrizes específicas sobre os equipamentos e materiais mínimos que devem ser disponibilizados nesses ambientes.

Além disso, cada estado e município também pode ter suas próprias legislações complementares sobre laboratórios escolares. É importante que as escolas estejam em conformidade não apenas com a LDB federal, mas também com as leis locais.

 

Passo a passo para montar um laboratório escolar

Montar um laboratório escolar pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com planejamento e organização é possível criar um espaço seguro e eficiente para as atividades práticas dos alunos. Veja abaixo o passo a passo para montar um laboratório escolar.

1. Identifique os objetivos do laboratório
Antes de começar a comprar equipamentos ou adaptar uma sala de aula, é preciso definir quais serão os objetivos do seu laboratório. O que você quer que seus alunos aprendam? Quais habilidades práticas eles precisam desenvolver? Com essa definição clara em mente, será mais fácil determinar quais materiais serão necessários.

2. Escolha o espaço adequado
O próximo passo é encontrar o local ideal dentro da escola para abrigar o laboratório. Deve ser bem iluminado, ventilado e ter acesso à água corrente e esgoto.

3. Adquira os equipamentos necessários
Com base nos objetivos definidos no primeiro passo, liste todos os materiais e equipamentos essenciais ao funcionamento do labotório: bancadas resistentes às substâncias químicas; armários seguros para armazenagem das substâncias; vidrarias diversas; aparelhos elétricos (microscópio, projetor); alguns produtos específicos como reagentes químicos entre outros.

4. Defina as normas de segurança
A segurança deve estar em primeiro lugar quando se trata de atividades práticas envolvendo substâncias perigosas ou instrumentos cortantes.

Para isso crie normas claras sobre comportamento responsável dos estudantes durante as experiências além fazer uso de equipamentos de segurança, como luvas e óculos protetores.

5. Treine os alunos
É importante que todos os alunos sejam treinados quanto às normas de segurança, ao armazenamento correto do material utilizado e como limpar e descartar os materiais usados. É importante também que um professor ou monitor esteja presente durante as experiências práticas para supervisionar e aconselhar os estudantes nos procedimentos corretos.

6. Acompanhe o desempenho dos alunos
Por fim, é importante acompanhar o desempenho dos alunos e avaliar se os objetivos propostos estão sendo alcançados. O professor deve orientar e auxiliar os alunos quando necessário para que possam obter sucesso nas suas experiências.

Com esses passos você já pode começar a montar um laboratório escolar de forma segura e preparado para as atividades práticas dos alunos.

 

 

Em relação aos materiais para um laboratório escolar a sugestão é começar com uma pequena lista abaixo.

Para Montar um laboratório  escolar, é preciso ter em mente que os equipamentos e materiais utilizados devem ser de qualidade e seguros para o uso dos alunos.
Entre os equipamentos mais comuns estão as bancadas, pias com torneiras, armários para guardar materiais e produtos químicos, além de sistemas elétricos adequados.
Os materiais também são essenciais no laboratório escolar, sendo necessário adquirir vidrarias como béqueres, tubos de ensaio e pipetas graduadas; aparelhos como microscópios binoculares; reagentes químicos para realizar experimentos variados.
O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental na segurança durante as atividades realizadas no laboratório escolar. Os óculos de proteção devem ser usados por todos os alunos durante todo o tempo dentro do laboratório.
Além disso, deve-se considerar a necessidade da compra ou manutenção periódica dos extintores de incêndio dentro do ambiente do laboratório.
É importante salientar que cada tipo de experiência exige uma lista específica e detalhada dos equipamentos e materiais necessários. Por isso é imprescindível planejar previamente todas as atividades a serem desenvolvidas no espaço antes da sua implementação.

1)Microscópio óptico

2)Microscópio Estereoscópio

3)Vidrarias

(erlenmeyer, becker, proveta, cadinho, almofariz e pistilo, pipeta, tubo de ensaio, bico de bunsen, bureta, gral com pistilo, placa de petri, pisseta, balão volumétrico, kitassato…)

4)Balança de Precisão

5)Reagentes para Laboratório

6)Utensílios para laboratório

(pinça para laboratório, suporte de tubos de ensaio, bastão de vidro, barra magnética ou peixinho)

7)Banho Maria Laboratório

8)Phmetro

9)Dessecador

10)Funil de Buchner

 

 

Exemplos de atividades que podem ser realizadas em um laboratório escolar

Um laboratório escolar oferece uma variedade de oportunidades para os estudantes aprenderem ciência e expandirem seus conhecimentos. É um ambiente seguro onde a experimentação é incentivada, permitindo que os alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula.

Entre as atividades que podem ser realizadas em um laboratório escolar estão experiências químicas básicas como misturas e reações químicas simples. Essas atividades permitem aos alunos entender melhor como as substâncias interagem entre si, além de fornecer informações sobre segurança no manuseio dos equipamentos.

Outra opção é estudar a anatomia humana com modelos anatômicos ou realizar dissecções de animais, proporcionando uma compreensão mais profunda do funcionamento do corpo humano e dos sistemas biológicos.

Além disso, testes físicos também são possíveis em laboratórios. Os alunos podem medir temperatura, pressão atmosférica e elétrica através das ferramentas disponíveis no local. Isso pode ajudá-los a explorar conceitos científicos complexos enquanto desenvolvem habilidades práticas.

Por fim, o uso da tecnologia pode ser incorporado ao laboratório escolar para experimentos virtuais ou simulações 3D interativas. Essas atividades ajudam na visualização dos conceitos abstratos apresentados nas disciplinas científicas.

Conclusão

 

Montar um laboratório escolar pode ser uma excelente maneira de enriquecer a educação dos alunos e torná-la mais prática e interativa. Além disso, ao incentivar o interesse pela ciência desde cedo, é possível despertar vocações e contribuir para a formação de profissionais qualificados em diversas áreas.

Para montar um laboratório escolar eficiente, é necessário seguir alguns passos importantes como: definição do espaço físico adequado, seleção dos equipamentos necessários e materiais específicos para as atividades desenvolvidas no local. É preciso também estar atento às normas legais que regulamentam o funcionamento desses espaços nas instituições educacionais.

 

 

 

Precisando montar um laboratório  escola entre em contato conosco.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])