Compartilhe esse conteúdo:

 Qual a Importância, função e utilização do Banho Maria Laboratório?

 

 

Quem nunca ouviu falar em banho maria para laboratório ? O banho maria, além de ser um método utilizado na cozinha, também é empregado em laboratórios químicos e nas indústrias farmacêuticas, cosméticas, etc. Os equipamentos para laboratórios que funcionam como banho maria, trabalham basicamente da mesma maneira que o tradicional, porém são mais sofisticados e você encontra diversos modelos.

 

 

 

Qual a Função do Banho Maria para Laboratório?

Banho maria laboratorial  é um equipamento de laboratório usado para incubar amostras a uma temperatura constante por um longo período de tempo.

O banho maria para laboratório é uma fonte de calor preferida para aquecer produtos químicos inflamáveis ​​em vez de uma chama aberta para evitar a ignição. As outras áreas de sua utilização incluem aquecimento de reagentes, fusão de substratos ou incubação de culturas de células.

 

 

 

 

Quais os Tipos de Banho Maria para Laboratório?

O banho maria próprio para uso em laboratório é um equipamento laboratorial  robusto e confiável com um tanque de aço inoxidável fácil de limpar e uma caixa externa de metal resistente.

O elemento de aquecimento está localizado dentro do tanque para facilitar o aquecimento rápido e o aquecimento responsivo. Os tipos de banho-maria são banhos maria com circulador , banho ultratermostático  e banhos maria com agitação.

Por que o Banho Maria de Laboratório é Importante

O banho maria para laboratório aquece lentamente e de maneira uniforme qualquer substância liquida ou sólida em um recipiente, onde existe água em ebulição ou simplesmente aquecida.   Com isso, o banho maria laboratorial  aquece as substâncias de forma indireta, de maneira que elas não sejam expostas diretamente ao fogo.

No caso do uso de água, as substâncias não são submetidas a uma temperatura superior a 100°C, devido à temperatura de ebulição da mesma (em condições normais) ser exatamente 100°C. Porém, existem outros tipos de banho maria para laboratório, como o banho sorológico e o banho termostático.

Como comprar um Banho Maria para Laboratório corretamente?

  • Verifique o tamanho da cuba para o banho  dimensões internas da cuba;
  • Consulte a faixa de temperatura que o banho maria para laboratório trabalha se é apropriada para você;
  • Cheque a precisão do banho, algumas análises requerem a máxima precisão;
  • Não use aparelhos caseiros como banho maria para laboratório;
  • Não compre um banho maria para laboratório por preço, muitos equipamentos não possuem a cuba interna em inox, e logo enferrujam, pense em qualidade;

 

 

 

Antes de adquirir o seu banho maria para o laboratório, procure a SP Labor , faça sua cotação e tire suas dúvidas.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])