Compartilhe esse conteúdo:

A destilação de água consiste na retirada de sais minerais e componentes voláteis da amostra. Empregado neste procedimento, o Destilador de Agua pode ser encontrado em vários modelos realizando a destilação pelo mesmo processo: evaporação e condensação.

Como acontece a destilação?

O processo de destilação pode ser classificado de duas formas: destilação simples ou destilação fracionada. A nível de conhecimento segue a explicação para cada tipo de destilação.

Destilação simples: Consiste na separação do líquido de uma substância volátil, sejam elas sólidas ou líquidas, mas que apresentem entre si diferentes pontos de ebulição. Em seu processo laboratorial não automatizado, a amostra é aquecida num balão de destilação para provocar a evaporação da substância a ser destilada. O vapor passa pelo duto a caminho do condensador, que por ter paredes frias, faz com que o vapor volte ao estado líquido. O resultado final é, portanto: amostra purificada no balão de destilação e amostra destilada no recipiente acoplado ao condensador.

Destilação fracionada: Neste processo há um duto maior entre o balão de destilação e o condensador. A primeira substância evapora e em seguida a segunda, porém, esta é contida pelas bolinhas da coluna de fracionamento e volta para o balão. Dessa forma, apenas a substância que chegou ao recipiente após o condensador, é destilada.

Laboratórios e indústrias contam com a tecnologia para obterem água purificada através deste processo, já que é possível encontrar com facilidade o aparelho de laboratório conhecido como destilador de água, que realiza de forma automatizada a destilação dispensando os balões. A seguir, os modelos mais comuns de destiladores de água:

Destilador de Agua Tipo Pilsen SPLABOR: possui tubo do destilado construído em aço inox 304 polido, caldeira construída em aço inox 304 e caixa controle construída em aço 1020 com pintura eletrostática ou aço inox polido. O sensor bimetálico percebe a ausência de água e promove o desligamento automático deste destilador de água para laboratório, além disso, sua resistência é constituída em inox 304 blindada o que permite uma grande durabilidade

 * Destilador em Vidro : Como o próprio nome já diz, seu corpo é fabricado em vidro borosilicato e tem posição vertical. Sua limpeza é facilitada pela torneira de drenagem que possui. Produz cerca de 4 litros/horas utilizando 70 litros/hora, sendo um dos destiladores mais econômicos do mercado. O grau de pureza da água purificada é de 2.8uS.

 

 

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso