Compartilhe esse conteúdo:

Quer conhecer as Funções do Densímetro?

Se você trabalha em um laboratório, provavelmente já ouviu falar sobre o densímetro. Mas afinal, o que é esse equipamento e como ele funciona? Se você tem curiosidade sobre o assunto ou quer aprender mais sobre essa ferramenta indispensável para análises físico-químicas, continue lendo este post! Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre densímetros de laboratório.

O que é um Densímetro?

O densímetro é um equipamento para laboratório utilizado para medir a densidade dos líquidos, que é o que determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. O instrumento mede a densidade dos líquidos, ou seja, a massa dividida pelo volume. Trata-se de um tubo de vidro com uma certa quantidade de chumbo na base, responsável pelo seu peso.

Os densímetros são instrumentos utilizados para determinar a densidade de líquidos e sólidos. A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume. Por exemplo, a densidade da água é 1 grama por centímetro cúbico (g/cm3). Isto significa que, se tivermos 1 litro de água (1000 cm3), ela terá uma massa de 1000 gramas.

A determinação de densidades de líquidos é importante não apenas na física, mas também no mundo do comércio e da indústria.Como a densidade é uma propriedade característica (cada substância tem uma densidade diferente), seu valor pode ser usado para fazer uma primeira verificação do grau de pureza de uma substância líquida. O medidor de densidade é um dispositivo simples baseado no princípio de Arquimedes.

Como Funciona um Densímetro?

Na parte de cima do tubo há uma escala desenhada. De acordo com o químico Paulo Sumodjo, da Universidade de São Paulo, “existem, na verdade, jogos de densímetros com pesos de medida diferentes.

Cada um é usado para medir determinada faixa de densidade de líquidos. Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso se iguale ao dele. A superfície do líquido indica determinado ponto de escala, isto é, sua densidade”.

Trata-se, em essência, de um flutuador de vidro com lastro de mercúrio em sua base (o que o faz submergir parcialmente no líquido) e uma extremidade graduada diretamente em unidades de densidade.

O nível do líquido marca na escala o valor de sua densidade. A densidade ρ é uma propriedade característica dos materiais e indica a razão entre a massa m e o volume V. É medida em g/cm³ ou kg/m³.

Onde o Densímetro é utilizado?

Os densímetro são instrumentos usados para medir a densidade de líquidos e sólidos. A densidade é uma medida da massa por unit volume de um material. Os densímetros são amplamente utilizados em laboratórios para fins de pesquisa e análise. Eles também podem ser usados para monitorar o processo de fabricação e garantir a qualidade do produto final. Além disso, os densímetros podem ser usados para monitorar o teor de água em alimentos e outros produtos, bem como para determinar o teor de umidade do solo.

Uma garantia de qualidade abrangente cobrindo todo o processo de produção é essencial em qualquer setor industrial.As medições de densidade são frequentemente utilizadas para este fim, especialmente nas indústrias farmacêutica, química, petroquímica e de alimentos e bebidas.

Eles permitem que o fabricante analise matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados, bem como as etapas de fabricação em termos de vários fatores.A densidade pode ser usada para identificar substâncias, determinar sua qualidade ou pureza e medir sua concentração em misturas binárias ou quase binárias.

Conversões de substâncias e dinâmicas de reação também podem ser inferidas a partir dele.

Em combinação com outros métodos, como a refratometria, que mede o índice de refração das substâncias, a medição de densidade permite que você faça declarações precisas sobre a qualidade de cada etapa do processo de produção.

Isso requer que as amostras medidas sejam mantidas a uma temperatura exata, pois a densidade é altamente dependente da temperatura. Uma variação de 0,1°C significaria um desvio do valor medido entre 0,0001 e 0,0003 g/cm³.

O densímetro é  muito usado em postos de gasolina para verificar por meio da densidade o grau de pureza do álcool usado como combustível.

Também muito usado em cervejarias um equipamento de laboratório que todo cervejeiro deve ter em mãos é o densímetro para cerveja , essencial para medir o progresso da fermentação, obtendo-se o volume de álcool final na cerveja.

O densímetro é um instrumento que mede a densidade de líquidos em relação a densidade da água. Medir a densidade da cerveja é um processo que ajudará a melhorar a sua cerveja.

Como escolher um densímetro?

Quando se trata de equipamentos para laboratório, é importante escolher o densímetro certo para o trabalho. Existem muitas opções no mercado e pode ser difícil saber qual é o melhor para suas necessidades. Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher um densímetro para laboratório:

– Qual é a precisão necessária para seus testes?
– Qual é o intervalo de densidade que você precisa medir?
– Qual é a faixa de temperatura que você precisa medir?
– Qual o tamanho da amostra que você precisa medir?
– Você precisa de um dispositivo portátil?
– Quanto você está disposto a gastar?

Considerar todas essas questões irá ajudá-lo a encontrar o densímetro certo para seu laboratório.

Princípio de funcionamento do densímetro

O densímetro funciona com base no fenômeno da flutuabilidade. Um corpo flutua quando ele se encontra em equilíbrio sob a ação conjunta apenas das forças de gravidade (força peso) e de empuxo.

Para um corpo flutuante é satisfeita a condição P = I, ou seja, a força peso é igual ao empuxo. Portanto o peso aparente do corpo flutuante é nulo. Denomina-se peso aparente de um corpo a diferença entre sua força peso P e a intensidade I do empuxo.

Como usar um densímetro corretamente?

Para medir a densidade da cerveja usar uma proveta (uma de 250 ml está bom), um termômetro (para medir a temperatura do mosto) e uma pequena amostra do seu mosto.

Depois de colocar a amostra do seu mosto na proveta, você vai inserir o densímetro dentro da proveta com o mosto e dar um leve giro com a ponta dos seus dedos no densímetro.

Esse giro no densímetro é para que ele não encoste nas paredes da proveta e, assim, você consiga obter a leitura correta de densidade do seu mosto.

Sempre medir a temperatura do mosto também quando for fazer a leitura de densidade.

Para fazer a leitura da densidade do seu mosto, você precisa alinhar os seus olhos com o nível do líquido e ver em qual linha de graduação o líquido está “tocando”

Tipos de Densímetros

densímetro para álcool,

densímetro para vinho,

densímetro para óleos minerais,

densímetro para álcool etílico,

densímetro sacarímetro de brix,

densímetro segundo Baumé

Cuidados com um Densímetro

O densímetro possui no fundo do seu corpo chumbo fixado com lacre vermelho. Este instrumento não é recomendado para altas temperaturas (acima de 70°C), o excesso de aquecimento pode ocasionar a queima da escala e derretimento do lacre.

O mesmo não deve ser manuseado pela haste e nem utilizado para misturar solução.

Precisando  de densímetros, faça um orçamento conosco!

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Fonte: https://concerveja.com.br/densimetro/