Compartilhe esse conteúdo:

O densímetro é um equipamento para laboratório utilizado para medir a densidade dos líquidos, que é o que determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. O instrumento mede a densidade dos líquidos, ou seja, a massa dividida pelo volume. Trata-se de um tubo de vidro com uma certa quantidade de chumbo na base, responsável pelo seu peso.

 

 

Na parte de cima do tubo há uma escala desenhada. De acordo com o químico Paulo Sumodjo, da Universidade de São Paulo, “existem, na verdade, jogos de densímetros com pesos de medida diferentes. Cada um é usado para medir determinada faixa de densidade de líquidos. Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso se iguale ao dele. A superfície do líquido indica determinado ponto de escala, isto é, sua densidade”.

 

O densímetro é  muito usado em postos de gasolina para verificar por meio da densidade o grau de pureza do álcool usado como combustível. Também muito usado em cervejarias um equipamento de laboratório que todo cervejeiro deve ter em mãos é o densímetro para cerveja , essencial para medir o progresso da fermentação, obtendo-se o volume de álcool final na cerveja. O densímetro é um instrumento que mede a densidade de líquidos em relação a densidade da água. Medir a densidade da cerveja é um processo que ajudará a melhorar a sua cerveja.

Princípio de funcionamento do densímetro
O densímetro funciona com base no fenômeno da flutuabilidade. Um corpo flutua quando ele se encontra em equilíbrio sob a ação conjunta apenas das forças de gravidade (força peso) e de empuxo. Para um corpo flutuante é satisfeita a condição P = I, ou seja, a força peso é igual ao empuxo. Portanto o peso aparente do corpo flutuante é nulo. Denomina-se peso aparente de um corpo a diferença entre sua força peso P e a intensidade I do empuxo.

Como usar um densímetro corretamente?

Para medir a densidade da cerveja usar uma proveta (uma de 250 ml está bom), um termômetro (para medir a temperatura do mosto) e uma pequena amostra do seu mosto.
Depois de colocar a amostra do seu mosto na proveta, você vai inserir o densímetro dentro da proveta com o mosto e dar um leve giro com a ponta dos seus dedos no densímetro. Esse giro no densímetro é para que ele não encoste nas paredes da proveta e, assim, você consiga obter a leitura correta de densidade do seu mosto.
Sempre medir a temperatura do mosto também quando for fazer a leitura de densidade.Para fazer a leitura da densidade do seu mosto, você precisa alinhar os seus olhos com o nível do líquido e ver em qual linha de graduação o líquido está “tocando”.

É válido ressaltar que há diferentes tipos de densímetros e cada um é utilizado para medir determinada faixa de densidade de líquidos.

O densímetro é uma engenhosa concepção a partir dos princípios de flutuabilidade de corpos sólidos em líquidos e da seleção de materiais que compõem o instrumento. Entretanto, sua evolução se mostrou bastante lenta por conta do empirismo que envolvia a densidade e os fenômenos a ela relacionados. A necessidade de emprego estimulou o aperfeiçoamento desse instrumento. Somente quando se conseguiu fabricar densímetros baratos e confiáveis é que ele se impôs como um item essencial em indústrias e laboratórios.

Tipos de densímetros: densímetro para álcool, densímetro para vinho, densímetro para óleos minerais, densímetro para álcool etílico, densímetro sacarímetro de brix, densímetro segundo Baumé

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

 

 

Fonte: https://concerveja.com.br/densimetro/