Compartilhe esse conteúdo:

Qual a Diferença entre o Aparelho de Osmose Reversa e o Deionizador?

A maior diferença entre os dois é que o aparelho de  osmose reversa usa uma membrana semipermeável para filtrar a água, enquanto o deionizador  usa resinas de troca iônica para substituir minerais e contaminantes por íons de hidrogênio e hidroxila.

Embora ambos os sistemas de filtragem ofereçam aproximadamente a mesma capacidade de remover contaminantes da água, apenas a osmose reversa pode remover protozoários, vírus e bactérias da água. O que a deionização tem sobre a osmose reversa é que ela pode atuar como um amaciante de água, bem como um purificador.

Farmácias de Manipulação

Em  Farmácia de manipulação, a água purificada deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema confiável que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa.

Os requisitos de qualidade da água dependerão de sua finalidade e emprego, e a escolha do sistema de purificação destina atender ao grau de pureza estabelecido.

O usuário é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada.

Água para Reagentes

É produzida por um ou mais processos, como destilação simples ( destilador de água para laboratório), deionização (deionizador de água), filtração, descloração ou outro, adequados às características específicas de seu uso.

Geralmente a água reagente é empregada na limpeza de materiais e de alguns equipamentos e na fase final da síntese de ingredientes ativos e de excipientes.

Tem aplicação no abastecimento de equipamentos para laboratório: autoclave e banho maria para laboratório.

Água Deionizada

A deionização é um processo de tratamento de água que visa contaminantes de sais minerais.

O processo de purificação remove cátions, como cálcio, cobre, ferro, íons de sódio e ânions, como brometo e cloreto, da água.

Os sistemas de deionização usam tanques cheios de resinas de troca iônica para purificar a água potencialmente contaminada

Água Purificada:

Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica.

Pode ser obtida por meio do aparelho osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente.

Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral.

Os sistemas de osmose reversa usam pressão para reverter o fluxo de água, de modo que a água passa por uma membrana e filtros de carbono para filtrar produtos químicos, bactérias e minerais.

O aparelho de osmose reversa  normalmente pode remover 90-99% dos contaminantes.A purificação do aparelho de osmose  é um método econômico porque, se usadas adequadamente, as membranas de osmose reversa que  podem durar anos.

Conclusão

Ambos são úteis para a limpeza porque não deixam depósitos minerais entremeados. Eles também funcionam bem em caldeiras e umidificadores, e são ótimos em aplicações industriais, como cosméticos, manufatura e aquários.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2949405/CONSULTA+PUBLICA+N+312+COFAR.pdf/31ad3eb8-888c-434e-b7e6-119191479504