Compartilhe esse conteúdo:

Em  Farmácia de manipulação, a água purificada deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema confiável que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa.

No texto de hoje em nosso blog vamos falar das propriedades da água para uso em farmácias de manipulação.Os requisitos de qualidade da água dependerão de sua finalidade e emprego, e a escolha do sistema de purificação destina atender ao grau de pureza estabelecido. O usuário é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada. Ele deve assegurar que o sistema apresente desempenho adequado e capacidade para fornecer água com o nível de qualidade estabelecido, para atender aos parâmetros especificados segundo a Anvisa.

Tipos de água para uso farmacêutico: a água purificada (AP); a água para injetáveis (API) ,a água ultrapurificada (AUP)  e a água para reagentes.

Água para Reagentes:

É produzida por um ou mais processos, como destilação simples ( destilador de água para laboratório), deionização (deionizador de água), filtração, descloração ou outro, adequados às características específicas de seu uso. Geralmente a água reagente é empregada na limpeza de materiais e de alguns equipamentos e na fase final da síntese de ingredientes ativos e de excipientes. Tem aplicação no abastecimento de equipamentos para laboratório: autoclave e banho maria para laboratório.

 

 

Água Purificada:

Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica. Pode ser obtida por meio do aparelho osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente. Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2949405/CONSULTA+PUBLICA+N+312+COFAR.pdf/31ad3eb8-888c-434e-b7e6-119191479504