Compartilhe esse conteúdo:

 

O hemograma é o nome dado ao conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias. A introdução do hemograma na prática médica ocorreu em 1925 pormeio de critérios estabelecidos pelo médico e farmacêutico alemão V.Schilling.

O hemograma é composto por três determinações básicas que incluem as avaliações dos eritrócitos (ou série vermelha), dos leucócitos (ou série branca) e das plaquetas (ou série plaquetária).
A análise da série vermelha é constituída pelas seguintes determinações básicas:
1 – Contagem de eritrócitos (CE) :106 /mm3
2 – Dosagem da hemoglobina (Hb) :g/dL
3 – Hematócrito (Ht) : %
4 – Volume Corpuscular Médio (VCM) : µm3
ou fm3
5 – Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) : pg
6 – Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): g/dL

O hemograma é um exame de sangue que permite avaliar as células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) de uma amostra coletada de um paciente, através da contagem das mesmas. É com a contagem e avaliação das células que se torna possível diagnosticar e investigar doenças próprias do sangue e avaliar também possíveis alterações nele causadas por outros tipos de doenças que não provém do sangue.

O Contador de Células Sanguíneas é um equipamento de laboratório utilizado para fazer a contagem de células em análises feitas com amostras de sangue, como o hemograma.

 

 

Contador de Células Sanguíneas


Como funciona o Contador de Células Sanguíneas  ?

O uso do contador de células sanguíneas é muito simples. Quando o usuário encontra determinada célula ao fazer a análise no microscópio, ele deve apertar a tecla correspondente a ela no equipamento, realizando assim a contagem. Ao chegar ao valor total, basta checar a quantidade de cada célula encontrada ao longo da análise.

O hemograma pode ser realizado utilizando equipamento manual e , também, por meio de equipamentos automatizados com ampla variação tecnológica eletrônica associada à informática. Publicações científicas e pesquisas  comparando as metodologias não automatizada e automatizada demonstram que os resultados obtidos não apresentam diferenças estatisticamente significantes.

Através do microscópio binocular  são feitas as contagens de eritrócitos, leucócitos (total e diferencial) e de plaquetas, usando câmara de Neubauer e lâmina corada. A centrífuga micro hematócrito fornece o valor do hematócrito, enquanto que o espectrofotômetro a leitura da hemoglobina.

Não sabe qual é o equipamento ideal para seu laboratório? Fique tranquilo. A SP Labor disponibiliza sua assessoria científica para tirar as suas dúvidas e auxiliar na hora da escolha do seu equipamento.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.