Compartilhe esse conteúdo:

Hematócrito é um dos exames de sangue mais importantes, pois indica a quantidade de glóbulos vermelhos em uma pequena amostra de sangue, resultado que pode diagnosticar diversos tipos de anormalidades no sangue. Para chegar a tais resultados, o uso da Centrífuga para Microhematócrito, com tubo capilar, é uma das técnicas mais utilizadas. Nesse artigo falaremos um pouco sobre esse equipamento de laboratório e suas utilidades para esse tipo de análise.

Como utilizar a centrífuga microhematócrito (técnica do microhematócrito)?

O primeiro passo é preencher um tubo capilar (uma espécie de tubo de vidro, semelhante a um tubo de ensaio, com menores dimensões) com sangue até ¾ da sua altura. Após a coleta da amostra, fechar uma das extremidades com algum material, com chama de lamparina e, por fim, colocar o capilar na centrífuga e programar o tempo e a velocidade indicada para a análise.

 

 

Modelo de Centrífuga Microhematócrito:

 

Características gerais da centrífuga para microhematócrito

centrífuga microhematócrito faz a leitura dos hematócritos da amostra de sangue através da centrifugação. Alguns tipos de centrífuga possibilitam o controle da velocidade e tempo de duração da análise, além de possuírem diversos recursos que possibilitam o controle e garante sua vida útil, como motor suspenso por coxins (reduzindo possíveis vibrações), dispositivo de segurança que desliga o motor ao abrir a tampa e sistema prático para remoção do disco, entre outros.

 

A quantidade de tubos que podem ser utilizados varia de acordo com o modelo escolhido, geralmente existem centrífugas com capacidade para 24 ou 30 tubos capilares. Alguns modelos possuem sistema com rotor isolado do corpo (o que evita a contaminação) além de possuir sistema de freio manual para rápida desaceleração e com tempo de centrifugação programável.

Observação: Lembramos que os recursos citados podem variar de acordo com o modelo de centrífuga para microhematócrito escolhido).

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.