Compartilhe esse conteúdo:

 

O fato de que o equipamento para laboratório denominado Centrifuga para Laboratório é amplamente conhecido e utilizado em ambientes laboratoriais – sejam eles em uma indústria, universidade ou centro de pesquisa – não é novidade para quem trabalha na área. Entretanto, será que a maioria dessas pessoas domina o assunto ao ponto de saberem os termos (denominações) comuns para uma centrífuga?

Nossa equipe relata abaixo, alguns desses termos já que uma centrífuga laboratorial  consiste de um equipamento, que gira amostras em alta velocidade utilizando uma força denominada centrífuga, com o intuito de separar partículas, remover umidade, filtrar e diversas outras finalidades.

No momento da aquisição de uma centrífuga, vale à pena conhecer as denominações abaixo:

 

– Força G: corresponde a unidade de medida devido ao estresse de aceleração em uma centrífuga que uma amostra é submetida.

RPM: sigla na qual representa o termo “rotações por minutos” que uma centrífuga permite alcançar.

FCR: sigla correspondente ao termo “força centrífuga relativa”, ou seja, a força na qual a amostra é submetida, dependendo da velocidade de rotação (RPM) e do raio de rotação. Raio de rotação é a distancia entre o centro do rotor do equipamento até a ponta do tubo,

Rotor (ângulo fixo): O tubo fica posicionado de maneira diagonal neste rotor. Alta Velocidade e força G podem ser obtidas com a utilização deste tipo de rotor – ângulo fixo.

Rotor Horizontal (swing out): Os sedimentos são posicionados no fundo do tubo. Muito utilizado em procedimentos de cultura de células.

 

A SPLABOR conta com uma ampla linha deste equipamento:

Centrífuga de bancada;

Centrífuga para butirômetro;

Centrífuga para microhematócritos;

– Centrífuga Refrigerada;

– Centrífuga para Microplaca PCR;

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso