Compartilhe esse conteúdo:

 

 

As pesquisas envolvendo seres humanos dependem de informações obtidas por meio da coleta e análise de materiais biológicos ( sangue, urina e secreções). Todo e qualquer material coletado pertence ao indivíduo, mas pode ser armazenado e administrado em laboratórios adequados para fins específicos de pesquisa. Isso pressupõe o consentimento prévio, livre e esclarecido, do usuário, bem como a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde o material será armazenado.

Tais estruturas são de dois tipos: os biorrepositórios e os biobancos. Eles são responsáveis pelo armazenamento e gerenciamento de amostras biológicas de diversos tipos de materiais humanos: tecidos, sangue, material genético, entre outros, de acordo com normas e padrões nacionais e internacionais.

 

 

O objetivo desse post é divulgar os equipamentos para laboratório utilizados na coleta de amostras  biológicas. Todo tipo de amostra biológica precisa ser processado.

 

– sangue obtido de pacientes para o fracionamento do mesmo para a obtenção de frações de soro, plasma, creme leucocitário e hemácias.
– amostras biológicas (fezes, urina, líquido amniótico, lavados e secreções e  amostras de tecidos de biópsias)

Para o fracionamento de sangue: utilizar centrífuga de laboratório para separação da parte líquida do sangue (soro e/ou plasma) das hemácias. Posteriormente,com auxílio de micropipeta, faz-se a separação do material.

Amostras biológicas: são procedimentos técnicos que utilizam uma centrífuga para laboratório que realiza a separação de células de amostras de urina e secreções

Equipamentos de laboratório necessário em um Biobanco:

Centrífuga de tubos

 


Centrífuga para microtubos

 

 

Centrífuga Refrigerada

 

 

 

Banho maria para Laboratório

 

Freezer -30º C e Freezer -86° C

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte : http://www.imt.usp.br/wp-content/uploads/biobanco/POP_Processamento_Sangue.pdf

https://portal.fiocruz.br/biobancos-e-biorrepositorios