Compartilhe esse conteúdo:

O laboratório é um local que necessita cuidados e precauções. Todos os usuários de um laboratório devem estar atentos e prevenção é a palavra chave. Conhecer o funcionamento de todos os equipamentos de laboratório é imprescindível, ler o manual de instalação antes é de muita importância. Por razões de segurança sempre trabalhar com mais que uma pessoa no laboratório.

Verificar a existência de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) no laboratório. Ex.: capela de exaustão, chuveiro de emergência, lavador de olhos ..

Em relação a capela de exaustão de gases algumas recomendações são importantes:

1)A Capela de Exaustão de Gases deve ser inspecionada e mantida em condições por pessoas qualificadas para este trabalho. A freqüência de inspeção depende do risco que o equipamento possui, das instruções do fabricante ou quando necessário pela utilização;

2) A instalação da capela de exaustão deve seguir as normas do fabricante, o duto de exaustão não deve ser instalado a mais de 3 metros de uma saída externa e não deve fazer curvas.

3)Reagentes Químicos (benzeno, tetracloreto de carbono e outros hidrocarbonetos halogenados): técnicas que usam estes solventes devem ser feitas em salas separadas e bem ventiladas ou em capelas de exaustão.

4)Ao utilizar a capela de exaustão sempre verifique se a mesma está limpa e o sistema de exaustão está operando corretamente. Mantenha as janelas da capela com o mínimo de abertura possível, evitando sempre colocar o rosto para dentro da mesma.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])