Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Incubadora de BOD? Qual a Utilização e Importância desse equipamento?

A Incubadora BOD é um equipamento fundamental para realizar estudos biológicos nas áreas de ensino, pesquisa científica e produção em laboratório.Vamos mostrar o que exatamente é uma Incubadora de Laboratório, como ela funciona e porque elas são fundamentais em diversos campos da ciência.

Uma Incubadora  é um equipamento usado para criar e manter condições ambientais controladas, ideais para o crescimento e desenvolvimento de bactérias. Geralmente, essas incubadoras são usadas em laboratórios para fins de pesquisa e análise.

As bactérias são sensíveis a fatores ambientais, como temperatura, umidade e luz, por isso é importante que elas sejam mantidas em um ambiente estável e controlado. Uma Incubadora BOD pode manter as bactérias vivas e saudáveis ​​por longos períodos de tempo, permitindo que os cientistas observem seu crescimento e desenvolvimento.

Qual a função da Incubadora BOD

Uma incubadora BOD é um equipamento de laboratório usado para criar e manter um ambiente estável para o cultivo de bactérias. Ele tem controles precisos para temperatura, umidade e outros fatores que afetam o crescimento microbiano. O nome “BOD” vem do fato de que este tipo de incubadora é comumente usado para determinar o índice de demanda bioquímica de oxigênio (BOD).

Utilização de uma Incubadora BOD?

A Incubadora BOD  é um equipamento usado na determinação da taxa de oxidação de determinados substratos orgânicos em meio aquoso. É amplamente utilizada em estudos ambientais para o monitoramento do tratamento de águas residuais. Esse tipo de Incubadora   é constituída por uma câmara fechada, que pode ser mantida sob controle rigoroso da temperatura (geralmente 20 ± 2 °C) e do nível de oxigênio presente no ar.

Devido a variedade de modelos de Incubadora BOD algumas particularidades de cada modelo precisam ser levadas em conta na hora da escolha do modelo ideal  Ideal para determinações de demanda bioquímica do oxigênio nada mais é o parâmetro utilizado para medir o consumo de oxigênio na água, ou seja ela é o principal indicador de poluição de uma estação de tratamento de água (ETA) e ambientes onde se precisa monitorar a qualidade da água.

 

 

Por que usar uma Incubadora BOD em meu Laboratório?

A estufa ou Incubadora  BOD é um dispositivo usado para monitorar o nível de oxigênio dissolvido (DO) em amostras de água. É amplamente utilizada na indústria da água, especialmente em laboratórios que realizam análises de qualidade de água. A Incubadora BOD   tem duas câmaras separadas por uma parede permeável a oxigênio. Uma câmara é preenchida com ar e a outra, com a amostra de água.

 

 

 

Como escolher uma Incubadora BOD para o seu laboratório?

As Incubadoras  BOD são ideais para o controle de temperatura e umidade em laboratórios, permitindo que você trabalhe com amostras biológicas ou outros produtos sensíveis às condições ambientais. Ao escolher uma incubadora BOD para o seu laboratório, é importante considerar qual modelo atende às suas necessidades específicas. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escolher uma incubadora BOD:

-O tamanho da unidade: as Incubadoras   podem variar bastante em tamanho, desde pequenas unidades portáteis até grandes equipamentos de piso. Você deve escolher o tamanho da unidade de acordo com o espaço disponível no seu laboratório e o número de amostras que precisa armazenar.

-Os recursos adicionais: algumas Incubadoras oferecem recursos adicionais. Esses recursos podem ajudar a melhorar o desempenho da incubadora e aumentar o nível de controle que você tem sobre as condições ambientais.

-A facilidade de uso: é importante que você escolha uma incubadora BOD que seja fácil de usar e mantenha altos padrões de qualidade. Você também pode querer considerar a oferta de suporte técnico do fabricante caso precise de assistência no futuro.

 

 

Quais os cuidados que devem ser tomados com uma Incubadora BOD?

1. Verificar se o equipamento está ligado antes de cada uso e que esteja funcionando corretamente.

2. Manter a Incubadoras em ambiente limpo e livre de poeira e detritos orgânicos para evitar contaminação do meio aquoso.

3. Garantir que a temperatura interna da incubadora esteja dentro dos parâmetros recomendados.

4. Monitorar periodicamente o suprimento de oxigênio para evitar a desoxigenação do meio aquoso.

5. Limpar periodicamente as partes internas da Incubadora com álcool isopropílico para evitar a acumulação de microorganismos indesejáveis

6. Manter os recipientes usados para a análise em condições limpas e estéreis.

7. Verificar se a Incubadora está devidamente calibrado antes de cada uso.

8. Seguir as instruções de uso corretamente.

9. Manter a Incubadoras  BOD em bom estado de conservação.

10. Não desligar abruptamente a incubadora após o uso, pois isso pode danificar o equipamento.

 

Como é utilizada a Incubadora BOD?

 

Existem alguns métodos aprovados para determinar a demanda biológica de oxigênio, embora um deles seja usado de forma esmagadora pela comunidade analítica.

Este método analisa a diferença no oxigênio dissolvido de uma amostra por cinco dias.

Um volume conhecido de amostra tem seu conteúdo inicial de OD registrado e, após um período de incubação de cinco dias a 20 ° C, a amostra é removida da incubadora e o conteúdo final de OD é coletado.

O valor de DBO é então calculado a partir do esgotamento e do tamanho da amostra usada. As leituras de DO são geralmente em partes por milhão (ppm).

Um DBO  ou BOD mais alto indica que mais oxigênio é necessário, o que significa uma qualidade inferior da água. Baixo DBO ou BOD  significa menos oxigênio sendo removido da água, então a água é geralmente mais pura.

Uma vez que a água fria retém melhor o oxigênio do que a água mais quente, o OD geralmente é menor nos meses de verão.

O maior desafio no teste de DBO  ou BOD está relacionado ao tempo, pois o tempo de espera para uma amostra de DBO é de 48 horas a partir da coleta. Para que o BOD funcione corretamente, deve haver uma população suficiente de bactérias saudáveis ​​na garrafa.

Como o BOD é usado em estações de tratamento de águas residuais?

A demanda biológica de oxigênio é frequentemente usada em  estações de tratamento de águas residuais  como um índice do grau de poluição orgânica na água.

As indústrias que descarregam águas residuais em esgotos sanitários municipais ou cursos de água estão enfrentando regulamentações rígidas sobre os níveis de DBO.

Os materiais sólidos nas águas residuais podem consistir em materiais e organismos orgânicos e/ou inorgânicos e os sólidos devem ser significativamente reduzidos por tratamento ou podem aumentar a DBO quando descarregados.

Relembrando o que é  BOD?

A DBO  ou BOD é uma medida da quantidade de oxigênio necessária para remover a matéria orgânica residual da água no processo de decomposição por bactérias aeróbicas (aquelas bactérias que vivem apenas em um ambiente contendo oxigênio).A matéria orgânica residual é estabilizada ou tornada inquestionável através de sua decomposição por organismos bacterianos vivos que precisam de oxigênio para fazer seu trabalho.

A demanda bioquímica de oxigênio  BOD ou (DBO) é a quantidade de oxigênio dissolvido necessária aos organismos biológicos aeróbios em um corpo de água para quebrar o material orgânico presente em uma determinada amostra de água a certa temperatura durante um período de tempo específico.

Conclusão

A Incubadora  BOD é um dispositivo usado na determinação do oxigênio dissolvido em águas residuais. É um importante teste de qualidade da água, pois o oxigênio é essencial para a vida aquática. A estufa BOD tem como principal vantagem a sua precisão, sendo capaz de medir pequenas variações no teor de oxigênio da água.

Precisando  de uma Incubadora BOD ou Estufa Incubadora BOD consulte nossa equipe.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.