Compartilhe esse conteúdo:

 

Conceituados por serem equipamentos para laboratório que proporcionam proteção no ambiente laboratorial, as capelas de fluxo laminar ou as cabines de segurança biológica são ótimas opções de escolha. No entanto, muitos usuários possuem dúvidas sobre qual é a diferença entre as mesmas, e a aplicação de cada uma delas. Consequentemente, hoje o blog da SPLABOR explica mais detalhes sobre este assunto.

A capela de fluxo laminar é um equipamento na qual protege somente os produtos a serem manipulados em seu interior. Ela é subdividida em duas categorias:

 

 

Fluxo Laminar Horizontal: onde há 100% da renovação do ar;

Fluxo Laminar Vertical: onde há 100% da recirculação do ar;

Já a cabine de segurança biológica possui algumas características diferentes, ou seja, ela é um equipamento na qual mantém a área de trabalho, meio ambiente e o usuário totalmente protegidos. Há uma subdivisão também, como segue abaixo:

Cabine de Segurança Biológica Classe II A1

Nesta classe, há recirculação de 70% do ar, e renovação de 30% (exauridos para o interior do laboratório);

Cabine de Segurança Biológica Classe II A2

Na classe II A2, há recirculação de 70% do ar, e renovação de 30% (no entanto, esses 30% são exauridos para o ambiente externo, por meio de um sistema de dutos).

Cabine de Segurança Biológica Classe II B2

Já aqui, 100% do ar são renovados. Os 100% do ar insuflado são somados aos 30% do ar que formam uma cortina de proteção na parte frontal do equipamento. Desta forma, impede que haja fuga do ar contaminado para o laboratório. Este ar é exaurido para o ambiente externo por um sistema de dutos. Essa classificação é ideal para manipulação de HIV, Oncologia, Tuberculose, Gripe Aviária e outros vírus que acarretem perigo à saúde humana e ao meio ambiente.

Ressaltamos que o critério de seleção depende das exigências que cada área de atuação exige, além de recomendações da ANVISA.

Para conhecer os modelos de fluxo laminar comercializados pela SPLABOR, clique aqui para os modelos horizontais, ou aqui para os verticais. Já os modelos de cabine de segurança biológica, você encontra aqui.

Para aprender mais, baixe nosso E-Book deste tema, disponível gratuitamente para você, clicando aqui. No mesmo você encontrará mais informações e também poderá visualizar imagens que facilitarão sua compreensão.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.