Compartilhe esse conteúdo:

Pesquisadores da USP isolaram substâncias extraídas de fungos e algas marinhas que poderão ser utilizadas como matéria-prima de novos protetores solares. A pesquisa nos Laboratórios de Tecnologia de Cosméticos Aplicada à Foto proteção e de Química Orgânica do Ambiente Marinho, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, constatou que as substâncias bioativas, além de potencial foto protetor, poderiam também ser aplicadas na indústria farmacêutica para a produção de outros cosméticos e medicamentos. Durante os procedimentos foram utilizados diversos equipamentos para laboratório entre eles uma capela de fluxo laminar, esterilizador de  agulhas, placa de petri.

                   Créditos da Foto Renata manipulando fluxo laminar – Foto: Hosana Maria Debonsi

Diante do fato acima vamos relatar a importância de alguns equipamentos de laboratório e a função de cada um para o desenvolvimento de qualquer pesquisa científica:

estufa de esterilização- exerce a função de secagem e esterilização no laboratório, por meio de calor seco.
capela de exaustão- exerce a função de exaurir os gases do laboratório provocados por reações químicas entre reagentes para laboratório;
capela de fluxo laminar- extrema importância na proteção da amostra ou usuário ou ambos.

banho maria laboratório- exerce a função de aquecer substâncias que não podem ir diretamente ao fogo;
agitador magnético- através de uma barra magnética e um campo de agitação produz a agitação de líquidos;
autoclave vertical- a autoclave exerce o papel fundamental na esterilização, a anvisa somente reconhece a autoclave como equipamento de esterilização.

 

chapa aquecedora laboratório- exerce a função de aquecer líquidos diretamente em sua plataforma;
microscópio óptico- aumento de objetos que não podemos ver a olho nú, tipos de microscópio: microscópio binocular, microscópio estereoscópio, microscópio trinocular
estufa bacteriológica- possui a temperatura adequada para análises microbiológicas;

 

phmetro – pontênciometro que mede o pH de uma substância, acoplado a um eletrodo de phmetro;
bomba de vácuo laboratório- equipamento de laboratório com a função de promover vácuo, utilizada em pesquisa, indústrias…
mufla laboratório- equipamento com a função de aquecer substâncias a elevadas temperaturas, normalmente a mufla chega a temperatura acima de 1000°C.
determinador de umidade- também conhecida como balança determinadora de umidade muito utilizada em controle de qualidade exerce a função de secagem e pesagem após técnica de aquecimento;
cabine de segurança biológica classe ii a1  – trabalham com aproximadamente 70% de recirculação e 30% do ar é exaurido após passar por filtro HEPA., indicada para análises clínicas, análises microbiológicas, hospitais ….

 

A Splabor apoia qualquer tipo de pesquisa científica, procure nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

 

Fonte https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/substancias-de-organismos-marinhos-podem-ser-usadas-em-protetores-solares/