Compartilhe esse conteúdo:

Relato de Aplicação | Montagem de Colunas de Adsorção para Tratamento de Água utilizando uma Bomba Peristáltica Masterflex

O ser humano preocupa-se cada vez mais com o meio ambiente e a cada dia medidas e ações são adotadas pelas pessoas e até mesmo por empresas, para tentar diminuir os impactos gerados, como por exemplo a redução de gases poluentes e ponderação no consumo de água e energia – tudo contribuindo para a reestruturação ambiental. De maneira geral, todos querem preservar a qualidade do ar que se respira, prevenir desastres naturais para que as futuras gerações possam ter qualidade de vida.

A UEM – Universidade Estadual de Maringá – instituição que se encontra em plena expansão em todas as áreas, estrutura física, qualificação do corpo docente e produção de conteúdo científico, possui diversas linhas de pesquisa e entre elas há a de Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Nesta linha estudam-se processos de aproveitamento e tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos, tanto de origem doméstica, industrial, como de serviços de saúde.

Estudam-se ainda processos avançados de tratamento de efluentes líquidos (biológicos, físico-químicos, químicos, físicos, fotocatalíticos), tratamento e monitoramento de efluentes gasosos, caracterização de partículas em correntes de efluentes gasosos, além da gestão e monitoramento de recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos e processos de produção de água potável.

Com estes argumentos apresentados, uma pesquisadora do Departamento de Química – UEM – com linha de pesquisa conforme introduzida acima, entrou em contato com a equipe SPLABOR para encontrar um modelo de bomba peristáltica ideal para a aplicação envolvida. Mais especificamente, a bomba seria utilizada para montagem de colunas de adsorção para tratamento de água e o modelo teria que apresentar velocidades constantes de dispensação e também permitir ao usuário o controle da vazão.

Após coleta das informações por parte do departamento de vendas sob orientação da assessoria científica, o modelo Masterflex composto pelo Drive Econômico L/S (modelo 07554-90 de 20-600 RPM) e a Cabeça de Bomba L/S Easy-Load para Tubulação de Bomba de Precisão (modelo 07516-10) foi apresentado para a cliente. Esse tipo de cabeçote permite acoplar diferentes dimensões de mangueiras Masterflex, permitindo diferentes intervalos de vazão – o que previne o fato do cliente não ter que comprar outra bomba completa futuramente se precisar de vazões maiores ou menores, ou seja, basta apenas comprar uma mangueira com dimensão maior ou menor. Com essa flexibilidade na aplicação, a cliente concordou com a sugestão e prosseguiu com a compra.

A SPLABOR sempre acredita que um atendimento especial para cada demanda do cliente é primordial – isso reduz o risco de venda errônea e garante satisfação do cliente.

Quer conhecer o modelo adquirido neste relato de aplicação? Confira o vídeo abaixo:

   

A SPLABOR agradece a confiança do cliente em adquirir um equipamento MASTERFLEX.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Assessoria Científica ([email protected]).

Para cotações, o Departamento de Vendas ([email protected]) encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário