Compartilhe esse conteúdo:

As bombas de vácuo podem ser utilizadas em diversos segmentos: indústria química, indústria  alimentícia, indústria farmacêutica, pesquisa e desenvolvimento e laboratórios em geral. No setor de alimentos pode ser utilizada na área de embalagem, no seguimento de embutidos e no laboratório. Existem diversas opções de bomba à vácuo no mercado: bomba de vácuo com alta resistência química, bomba de vácuo isenta de óleo, bomba de vácuo com palhetas rotativas, bomba de alto vácuo, bomba de vácuo de pistão isento de óleo

Bomba de vácuo com alta resistência química:

Para trabalhos com produtos químicos corrosivos  é utilizado alumínio fundido ou opcionalmente é aplicado um revestimento extra com tratamento anti corrosivo em inox nos locais de contato com o produto corrosivo como cabeçotes, válvulas, pistão e tampa de válvula. Algumas vantagem de se utilizar a bomba á vácuo para laboratório com resistência química é a maior durabilidade.

Para cálculo da vazão de uma bomba de vácuo para laboratório necessitamos de 3 requisitos básicos:

  • Volume do reservatório a ser evacuado = V (m³)

  • Pressão final desejada (mbar) = P2 (mbar)

  • Tempo para atingir pressão final desejada = t (horas)

Considerar pressão inicial P1 = 1013 mbar

Vazão da bomba a ser calculada = Q (m³/h)

 

Exemplo:

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])