Biologia Molecular – Dicas de como montar seu laboratório

Como já se sabe, a Biologia Molecular trata-se do estudo da Biologia sob diferente perspectiva, ou seja, a nível molecular, focada na avaliação e, ou estudo de estruturas e funções de materiais genéticos e seus respectivos produtos de expressão – as proteínas.

Também engloba a investigação das interações entre os diversos sistemas celulares – DNA, RNA e síntese proteica. Um laboratório deste segmento tem por finalidade, permitir o desenvolvimento de procedimentos relacionados para a pesquisa.

No post de hoje, citaremos alguns setores de um laboratório de biologia molecular, com base no modelo contido no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

Laboratórios de biologia, ou laboratórios de pesquisa e desenvolvimento biológicos, realizam análises, experimentos e estudos para entender melhor como funcionam os processos biológicos. Cientistas em P&D biológicos contam com uma ampla gama de equipamentos para traduzir uma descoberta científica em uma intervenção que melhora a saúde e o bem-estar humano.

Se você estiver construindo um laboratório focado em biotecnologia ou pesquisa biofarmacêutica, provavelmente terá um conjunto específico de ferramentas e equipamentos de laboratório necessários para realizar pesquisas. Estes incluem microscópios, centrífugas, espectrofotômetros, estufas de laboratório, agitadores…

Compra de equipamentos novos

A compra de equipamentos para laboratório novos do fabricante  pode exigir um grande investimento, mas garante que você tenha equipamentos da mais alta qualidade do mercado, se optar por bons fornecedores.

Laboratório de Biologia Molecular permite atividades de ensino laboratorial em que os alunos adquirem conhecimentos e experiência prática na área da biologia molecular, área de importância fundamental para a aprendizagem da biologia moderna.

As atividades são experimentais, com especial atenção às técnicas atuais de extração e amplificação de DNA.

Após aquisições recentes, o laboratório dotou-se de instrumentos sofisticados que permitem análises biomoleculares rigorosas.

A utilização de equipamentos para biologia molecular está associada à construção de modelos moleculares, através dos quais é possível visualizar as características bioquímicas das moléculas da vida (ácidos nucleicos e proteínas) e compreender o seu funcionamento.

Para o setor de extração de DNA, cuja finalidade é a extração e purificação de amostras de DNA, é comumente encontrado:

Há também o setor de lavagem, na qual possui a função de conceder suporte aos procedimentos internos do laboratório, e dispõe de:

Para o local onde é destinado a montagem das reações de PCR e amplificação dos fragmentos de DNA, os seguintes equipamentos/produtos podem ser encontrados:

Tratando-se de eletroforese, produtos de PCR e sistemas de  fotodocumentação dos mesmos, este setor apresenta:

• Cubas de eletroforese
  • Fontes de eletroforese
  • Equipamento de fotodocumentação

Em adição, existe o local de uso geral onde pode conter:

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES RELACIONADAS AOS PROCEDIMENTOS DE ROTINA DO LABORATÓRIO

Para procedimentos de extrações de DNA que envolvem o uso de fenol ou clorofórmio, os mesmo devem ser realizados em capela de exaustão. Já para os demais, o usuário pode realiza-los na bancada.

O uso da centrífuga para laboratório deve ser preventivo, ou seja, é necessário a limpeza da mesma após o uso.

Para técnica de PCR, a realização da montagem das reações de PCR deve ocorrer exclusivamente nas câmaras assépticas (estações de trabalho), lembrando que a entrada de DNA nas câmaras assépticas é vedada. O DNA deve ser adicionado ao PCR na bancada do laboratório.

Todos os equipamentos dentro da câmara para pcr workstation asséptica devem ser limpos com papel toalha e álcool 70% após o uso.

Jamais utilize equipamentos de dentro da capela workstation para pcr (exemplo: pipetador automático, entre outros) em outro local do laboratório.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Referência:

– Base de dados do Museu de Zoologia da USP – Disponível em: http://www.mz.usp.br/