Compartilhe esse conteúdo:

O banho ultratermostatizado ou banho termostático é um equipamento muito utilizado em laboratórios, sua função está associada ao uso de viscosímetros e análises que necessitem de controle de qualidade das diferentes faixas de temperatura e o comportamento dos produtos a serem analisados.

 

Um banho ultratermostatizado serve para aquecer ou resfriar uma amostra . O banho ultratermostatizado possui um excelente controle de temperatura sendo muito utilizado em indústrias, pesquisa, universidades e controle de qualidade.

Diferente do banho maria laboratorial, o banho ultratermotatizado pode ser com refrigeração ou sem refrigeração. Consulte modelos sob encomenda.

Efetuar a limpeza de um banho ultratermostatizado com detergente neutro e um pano macio, evitar o derrame da amostra e nunca utilizar instrumentos pontiagudos.

A viscosidade está associada a temperatura e descreve a resistência interna do fluído, devido a esse fato toda vez que for utilizar um viscosímetro o controle da temperatura é fundamental.

A viscosidade varia com a muito com a temperatura no caso dos óleos utilizados nos viscosímetros de laboratório. Então, não se esqueça de registrá-la e associá-la à viscosidade medida.

Com o Viscosímetro copo Ford infere-se a viscosidade do fluido a partir da medida do tempo gasto para esvaziar o reservatório (o “copo”). É um método simples, rápido e que requer um pequeno volume de amostra de fluido. Assim, ele é muito utilizado industrialmente. Apesar de medir somente a viscosidade do fluido à temperatura ambiente, ele é bastante adequado para fluidos que ‘sujam’ ou ‘aderem’, como tintas e vernizes dada a facilidade de limpeza.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte Faculdade de Engenharia Mecânica Departamento de Energia