Compartilhe esse conteúdo:

Um dos processos que garantem a qualidade do azeite é a degustação, que é feita com o equipamento banho maria para laboratório ( para degustação de azeite). O azeite faz parte da mesa de muita gente e muitos não têm ideia de como ele é fabricado até chegar ao nosso consumo.

O primeiro passo do processo é a colheita das azeitonas. É papel do agricultor observar todos os cuidados, como o estado de maturação por exemplo, para que a azeitona seja colhida sem nenhum dano. Depois de colhida a azeitona deve ser levada para o moinho, onde lhe retiram os galhos e folhas e logo em seguida é lavada.

O próximo passo é a maceração: o moinho de pedra faz a ruptura da azeitona e obtém-se desse processo a massa, que é a mistura de sólidos (polpa, casca e caroço da azeitona) e líquidos (água vegetal e azeite). A massa é colocada em esteiras de fibras naturais e é prensada, onde ocorre a separação definitiva de sólidos e líquidos.

Depois de separados, os líquidos (água e azeite) são submetidos ao processo de decantação, para separar a água do azeite. Após essa separação, começa o processo de classificação do azeite obtido.

A qualidade do azeite depende da região, da variedade e do grau de maturação das azeitonas, além do seu estado sanitário e idade. O azeite deve ser analisado, como define as normativas de controle de qualidade, tanto no aspecto químico como sensorial. São as normativas que classificam o azeite em virgem, refinado, extra-virgem e comum.

Conheça algumas características do banho maria para laboratório ( para degustação de azeite )

Consiste em um banho com um suporte em alumínio para colocar nove copos de vidro desenvolvidos para fazer ensaios de acordo com a norma CE L. 248/67, para a degustação de azeites e o controle da temperatura é feito por um microprocessador de leitura digital. A resistência aquecedora é interna, em aço inox e em contato direto com o líquido do banho.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.