Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Balança de Precisão?

Se você trabalha com pesagem de substâncias químicas ou medicamentos, sabe o quão importante é a utilização de balanças de precisão. Esses equipamentos são fundamentais para garantir resultados confiáveis e seguros em laboratórios e indústrias farmacêuticas. Mas será que você está utilizando sua balança da forma correta? Neste post, vamos abordar seis dicas essenciais para maximizar o uso das suas balanças de precisão e evitar erros na pesagem. Não perca!

Balanças de precisão são equipamentos utilizados para medir massas com alta precisão, sendo amplamente aplicadas em laboratórios de pesquisa, indústrias farmacêuticas e químicas, entre outras. Elas possuem uma capacidade máxima e uma legibilidade mínima que garantem a acurácia das medidas.

Existem diversos tipos de balanças de precisão disponíveis no mercado, como as analíticas e as semi-analíticas. As balanças analíticas possuem maior sensibilidade e exatidão na medição do que as semi-analíticas, tornando-as ideais para aplicações mais complexas.

As balanças de precisão funcionam através da interação entre a amostra medida e o sensor localizado na plataforma da balança. O sensor é responsável por converter a deformação mecânica causada pelo peso em um sinal elétrico proporcional à massa da amostra.

Para utilizar adequadamente uma balanças de precisão é fundamental seguir algumas dicas importantes que visam manter sua eficiência operacional ao longo do tempo. Dentre essas dicas estão: calibrar regularmente a balança; evitar impactos ou vibrações próximos durante a pesagem; utilizar pesos padrões para verificar sua exatidão; limpar frequentemente os componentes externos e internos da balança; não sobrecarregá-la além dos limites recomendados pelos fabricantes; nunca tocar diretamente nos pratos quando estiverem em uso.

Antes de comprar uma balanças de precisão é importante considerar alguns fatores fundamentais como: capacidade necessária, unidades de pesagem necessárias (quilograma, grama etc.), legibilidade mínima, entre outros. Comprar uma balança de precisão corretamente é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Na indústria de pesagem, definimos balanças de precisão como “uma balança usada para pesar quantidades em um número muito preciso, geralmente até um miligrama”.Às vezes, elas são chamadas de balanças de precisão. As balanças de precisão estão disponíveis em uma ampla gama de capacidades, de várias centenas de gramas até quilogramas.

Tipos de balanças de precisão

Existem vários tipos de balanças de precisão  disponíveis no mercado, cada uma projetada para atender a necessidades específicas. Aqui estão alguns dos principais tipos:

1. Balança Semi-Analítica: Esse tipo é usado principalmente em escolas, universidades ou empresas que possuem um pequeno laboratório onde são realizadas análises simples.

2. Balança Digital de Precisão: É uma das mais comuns encontradas nas lojas comerciais, sendo amplamente utilizada para medir o peso dos objetos com precisão até 0,01 gramas.

3. Balança Mecânica: Apesar da tecnologia moderna proporcionar maior exatidão nas medições, as balanças mecânicas ainda são usadas por algumas pessoas como forma alternativa para pesagem rápida e eficiente.

Independentemente do tipo que você escolher utilizar, todas balanças de precisão apresentam grande capacidade e oferecem resultados confiáveis na medição do peso dos objetos ou substâncias em questão.

Como funcionam as balanças de precisão?

As balanças de precisão são instrumentos que possuem diversas aplicações nos setores industriais, farmacêuticos e alimentícios. Mas você sabe como elas funcionam?

Basicamente, as balanças de precisão utilizam um sistema de alavanca para medir o peso dos objetos. O objeto é colocado na plataforma da balança e a força da gravidade atua nele, fazendo com que a plataforma incline-se ligeiramente.

Essa inclinação é detectada pelos sensores internos da balança que convertem essa informação em sinal elétrico. Esse sinal passa por uma série de cálculos matemáticos até chegar ao valor final do peso do objeto.

As balanças de precisão  modernas também contam com tecnologias avançadas como microprocessadores e sensores piezoelétricos capazes de detectar variações mínimas no peso dos objetos.

É importante ressaltar que para garantir a precisão das medidas é necessário calibrar periodicamente esses equipamentos. Além disso, evitar vibrações externas ou correntes de ar próximas à plataforma pode interferir nos resultados obtidos pela balança.

Agora que você já sabe como funcionam as balanças de precisão, ficará mais fácil entender porque são tão importantes em diversos processos produtivos!

Qual a diferença entre uma Balança Analítica e uma Balança de Precisão?

Muitas vezes, as pessoas confundem os termos “balança analítica” e “balanças de precisão“, pensando que são a mesma coisa. No entanto, embora ambas sejam usadas para medir com precisão massas pequenas, há diferenças entre elas.

Uma balança analítica é uma balança de alta precisão projetada para medir massa em submiligramas – geralmente até quatro casas decimais (por exemplo, 0,0001 g). Ela utiliza uma câmara fechada para proteger a amostra da interferência do ar externo e possui um sistema de filtragem que remove qualquer poeira ou partícula suspensa no ambiente. Devido à sua sensibilidade extrema, a balança analítica deve ser manipulada com cuidado especial durante o uso e calibrada regularmente.

Por outro lado, uma balanças de precisão é mais amplamente utilizada em laboratórios químicos e farmacêuticos para pesar várias substâncias sólidas ou líquidas. Geralmente pode medir massas maiores do que uma balança analítica – até três casas decimais (por exemplo, 0.001g) -, mas ainda assim oferece boa resolução.

A principal diferença entre esses dois tipos de balanceamento está na resolução das medições: enquanto uma balança analítica fornece leituras extremamente precisas em submiligrama

Balanças de precisão são instrumentos que medem com precisão a massa de objetos. Elas geralmente usam uma placa sobre a qual é colocado o objeto para ser pesado, e um mecanismo interno que lê a massa do objeto e exibe o resultado em uma tela. Balanças de precisão são comumente usadas para medições científicas, na produção industrial, na fabricação farmacêutica e em laboratórios.

Elas não são tão precisas quanto as balanças analíticas, mas mais precisas do que a média de bancada ou balança compacta.

Além disso, as balanças de precisão têm uma capacidade maior do que as balanças analíticas, mas uma legibilidade menor.

Devido à sua precisão e tecnologia avançada , as balanças de precisão são usadas em laboratórios para executar com eficiência tarefas como pesagem de materiais de teste e quantidades de amostra, formulação, determinação de densidade, análise de pureza, teste de controle de qualidade e teste de material e conformidade.

Uma balança analítica  é geralmente  são utilizada para medir com grande precisão a massa de sólidos e líquidos não voláteis, isso porque possui elevada sensibilidade de leitura e indicação.

Essas balanças de laboratório de precisão, também chamadas de balanças semi analíticas, são um tipo de balança para laboratório projetadas para oferecer resultados altamente precisos dentro da faixa de submiligramas.

Usadas para a medição de pequenas amostras, as balanças de precisão fornecem uma maneira precisa, rápida e simples de determinar o peso de itens como partículas.

As balanças de precisão oferecem uma ampla gama de capacidades de pesagem, com capacidades máximas de até 5 kilos,

As balanças de precisão produzem leituras estáveis ​​em uma ampla gama de condições ambientais do que outras balanças que devem ser usadas em condições específicas para garantir leituras precisas.

Por serem menos sensíveis a flutuações de temperatura e correntes de ar, as balanças de precisão podem servir como o método de medição mais conveniente.

 A  balança de precisão é um dos equipamentos de laboratório mais utilizados em laboratório de química, pois é dela que dependem todos os outros resultados analíticos.

Onde são utilizadas as Balanças de Precisão?

As balanças de precisão são frequentemente usadas nas áreas médica e farmacêutica, onde sua maior legibilidade e capacidade são úteis para pesar amostras de teste, reagentes e produtos químicos, incluindo medicamentos para farmácias de manipulação.

A produção é outra indústria em que as balanças de precisão são usadas com frequência, assim como as operações industriais e de fabricação, pois podem calcular com precisão o peso dos materiais usados ​​em lubrificantes e óleos. Eles também podem ser usados ​​na indústria de jóias para pesagem de ouro, pedras preciosas e outros metais e pedras preciosas.

Uma ampla gama de indústrias depende de equipamentos de precisão, sendo a química a mais comum. No entanto, muitas outras indústrias usam balanças de precisão para realizar seus trabalhos, incluindo as de pesquisa, controle de qualidade, farmacêutica, química, alimentícia, educação e até mesmo têxtil. Os aplicativos comuns incluem:

  • Precisão de laboratório e pesagem analítica
  • Formulação
  • Pesagem Dinâmica
  • Medição de densidade
  • Medição Diferencial
  • Pesagem de filtro
  • Pesagem de intervalo
  • Comparação de Massa
  • Pesagem de área perigosa
  • Verificação de peso de teste

6 dicas para utilização da balança de precisão

Ao utilizar uma balanças de precisão, é importante seguir algumas dicas para garantir a precisão das medidas e prolongar a vida útil do equipamento. Aqui estão seis dicas importantes para ajudá-lo na utilização da sua balança de precisão:

1. Limpeza: Mantenha sempre o prato limpo e livre de detritos ou resíduos que possam afetar as medições. Use um pano macio e seco para limpar após cada uso.

2. Calibração: Verifique frequentemente se a balança está calibrada corretamente, seguindo as instruções do fabricante ou consultando um profissional qualificado.

3. Estabilidade: Certifique-se de colocar a balanças de precisão em uma superfície plana e estável antes de usar para evitar erros nas medições.

4. Pesagem adequada: Coloque apenas objetos leves sobre a plataforma da balança; nunca sobrecarregue sua capacidade máxima.

5. Proteção contra vento: Evite realizar pesagens em áreas com correntes de ar que possam afetar os resultados da medida.

6. Desligue adequadamente: Ao finalizar o uso, desligue a balanças de precisão corretamente, evitando danos ao equipamento ou desperdício desnecessário da bateria/tripé/energia elétrica.

Seguir essas dicas simples pode ajudá-lo não só na obtenção dos melhores resultados nos trabalhos realizados com Balanças de Precisão como também aumentará consideravelmente sua durabilidade!

A balança de precisão deve estar apoiada sob um lugar plano e com uma mesa de pesagem antivibratória para que o impacto do ambiente seja amortecido;

 Resumindo, o  ambiente deve ser livre de correntes de ar, incidência de ar condicionado direto;  A balança de precisão precisa ter o selo inmetro;  A balança de precisão analítica deve ser ligada antes do uso e com tempo de estabilizar;

Colocar o objeto a ser pesado sempre devagar e nunca com carga maior que a carga da balança analítica de precisão, evitar impactos e sobre-pesos;O lacre do Inmetro nas balanças de precisão não pode estar rompido;

Como Comprar Uma Balança de Precisão corretamente?

Comprar uma balanças de precisão pode parecer simples, mas há muitos fatores a serem considerados para escolher a opção correta. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a comprar uma balança de precisão corretamente.

A primeira coisa que você deve considerar é qual será o uso da balança. Se for para medidas mais delicadas, como pesagem de joias ou medicamentos, por exemplo, é necessário optar por um modelo com alta sensibilidade e resolução.

Além disso, também é importante verificar qual é a capacidade máxima de peso da balanças de precisão. Ela precisa suportar o peso máximo dos itens que serão pesados regularmente.

Outro aspecto relevante na hora da compra são as unidades de medida disponíveis na balança. Certifique-se que ela possui as unidades necessárias para suas atividades diárias.

Também leve em conta se será necessário conectar sua balanças de precisão à outros dispositivos eletrônicos ou sistemas digitais quando estiver comprando-a. Para isso, verifique se ela possui portas USB ou RS-232 compatíveis com seus equipamentos atuais.

Por fim, considere investir em modelos bem avaliados no mercado e procure marcas reconhecidas pela qualidade de seus produtos e pelo atendimento ao cliente oferecido após a venda do produto.

Lembre-se sempre: comprar uma boa balanças de precisão pode garantir resultados mais precisos nas suas medições diárias!

Qual é a capacidade necessária da balança de precisão?

Ao escolher uma balanças de precisão, é importante considerar qual será a capacidade necessária para suas aplicações. A capacidade da balança refere-se à quantidade máxima que ela pode pesar com precisão.

Por exemplo, se você precisa medir pequenas quantidades de produtos químicos em seu laboratório, uma balança com capacidade mínima de 0,001g seria adequada. Por outro lado, se você trabalha com alimentos e precisa pesá-los em grandes quantidades para produção em massa, uma balança de maior capacidade seria mais indicada.

A capacidade também afeta o preço da balança de precisão. Quanto maior a capacidade e a precisão do equipamento, geralmente mais cara ele será. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades reais e seu orçamento disponível.

Além disso, lembre-se sempre das possíveis variações na amostra que podem ocorrer durante o processo de medição. Se houver chances significativas dessas variações acontecerem frequentemente nas amostras analisadas pela sua empresa ou pesquisa científica (como no caso dos líquidos), considere adquirir uma balanças de precisão cuja margem seja superior às expectativas do uso regular dela.

Ao determinar a melhor opção para sua aplicação específica de pesagem, leve em conta não só os números absolutos da carga total possível mas também os detalhes técnicos relacionados ao tipo ideal da unidade (miligramas ou gramas) e legibilidade mínima aceitável pelos órgãos regulamentadores locais ou nacionais do setor onde atua..

A carga total colocada na balança de precisão deve estar dentro da capacidade nominal do dispositivo para produzir um peso preciso. Não se esqueça do peso das colheres ou recipientes, embora muitas balanças eletrônicas acomodem um peso de tara separadamente da capacidade nominal.

Uma boa regra geral é selecionar uma balança de laboratório que permita pesar suas amostras mais pesadas no meio de sua faixa. Os aplicativos que exigem legibilidade aprimorada em capacidades mais altas também exigem células de carga mais sofisticadas, o que aumenta o custo.

Quais unidades de pesagem são necessárias

Quando se trata de balanças de precisão, é importante saber quais unidades de pesagem são necessárias para o seu trabalho. A unidade padrão usada para medir a massa é quilograma (kg), mas isso não significa que seja a única opção disponível.

Dependendo do tipo de trabalho que você está realizando, outras unidades podem ser mais adequadas. Por exemplo, em muitas indústrias farmacêuticas e químicas, a medida padrão utilizada é o miligrama (mg) ou mesmo micrograma (ug).

Além disso, algumas balanças de precisão  também permitem escolher entre diferentes sistemas métricos como gramas (g), onças (oz) e libras (lb). É importante selecionar uma unidade compatível com as suas necessidades específicas.

Se você estiver trabalhando com produtos que são vendidos por peça ou volume em vez de peso, pode ser necessário converter as medidas antes da pesagem. Nesse caso, certifique-se de verificar se sua balança possui recursos adicionais para ajudar nessa conversão.

Em geral, ao escolher qual unidade usar na sua balança de precisão sempre leve em consideração o tipo de produto ou material que será pesado e verifique se há suporte suficiente na balança para essa medida.

Algumas especificações exigem uma unidade de medida específica, como gramas, libras, onças ou grãos. Você deve ter isso em mente ao selecionar uma balança de precisão, principalmente se estiver olhando para um equipamento mecânico. Modelos eletrônicos modernos frequentemente oferecem uma ampla gama de unidades selecionáveis ​​pelo usuário.

Qual é a legibilidade mínima?

Por fim, a legibilidade é um fator essencial na utilização das balanças de precisão. A legibilidade mínima se refere à menor quantidade que pode ser medida pela balanças de precisão e varia dependendo do modelo escolhido. É importante escolher uma balança com legibilidade adequada para as necessidades específicas de cada aplicação.

Com essas dicas importantes em mente, você poderá utilizar sua balança de precisão da melhor forma possível, garantindo resultados mais precisos e confiáveis em todas as suas medições. Lembre-se sempre de seguir as instruções do fabricante e realizar calibrações periódicas para manter o desempenho ideal da sua balança.

Alguns métodos de teste especificam a legibilidade mínima para uma balança  de laboratório. Legibilidade é a menor divisão de massa que a balança exibirá. Por exemplo, uma balança de precisão com a legibilidade de 1 grama exibe pesos em gramas inteiras, não decimais ou frações. A escala deve ser pelo menos capaz de atender ao requisito mínimo, no entanto, lembre-se de que aumentar demais a legibilidade pode adicionar desnecessariamente a despesa à escala de sua escolha.

Que tamanho de plataforma ou prato de pesagem é necessário?

Os objetos ou recipientes pesados ​​devem estar totalmente apoiados no prato ou plataforma de pesagem. Se as amostras ficarem suspensas ou se estenderem além da plataforma, isso pode resultar em leituras instáveis ​​ou resultados imprecisos. É importante selecionar um modelo de balanças de precisão que considere objetos maiores, se necessário.

Você precisa de recursos especiais?

Ao considerar quais recursos são mais importantes para você, será útil pensar no que seu aplicativo requer, bem como nas necessidades de energia e portabilidade. Isso ajudará você a restringir os modelos com recursos para seus propósitos. Separamos alguns a serem considerados:

Calibração

A calibração regular garante que a precisão da balança de laboratório seja mantida ao longo do tempo. Se você precisar rastrear a calibração, será benéfico ter esse recurso, sem a despesa adicional e a inconveniência de massas de calibração separadas. Tradicionalmente, as balanças são verificadas quanto à precisão usando uma série de massas de calibração certificadas e rastreáveis ​​e ajustando o mecanismo, se necessário.

A calibração interna é um recurso em balanças de laboratório mais recentes que usa um mecanismo ou circuito interno para carregar a balança com um peso prescrito para verificar e ajustar a calibração. As verificações e ajustes de calibração podem ser registrados em sua documentação de controle de qualidade.

Capacidade de Pesar Abaixo

Às vezes, pode ser necessário pesar uma amostra em suspensão sob a balança. Isso é particularmente comum ao determinar a densidade e a gravidade específica das amostras. Usando uma balança com um gancho de pesagem durável, você pode determinar facilmente a densidade na água ou pesar amostras.

Proteção de sobrecarga

A sobrecarga severa de uma balança de precisão pode danificar permanentemente a célula de carga ou o mecanismo de pesagem. Você pode querer proteger seu sistema de pesagem contra danos causados ​​por sobrecarga. Balanças com este recurso fornecem uma limitação eletrônica. Se o limite for excedido, a balança exibirá uma mensagem de erro. Sua balança eletrônica deve ter proteção contra sobrecarga para proteger os circuitos de pesagem.

Proteção Elementar

Se você precisar usar uma balança de laboratório em condições difíceis onde água e sujeira estão presentes, é importante considerar modelos com proteção contra poeira e umidade. Isso permite uma vida útil mais longa e alguns modelos são até mesmo classificados para lavagem e podem ser enxaguados com uma mangueira.

Portabilidade

Pode ser necessário usar sua balança fora do laboratório. Leve-o com você para praticamente qualquer lugar com bateria recarregável ou substituível. Estojos de transporte robustos geralmente estão disponíveis ou incluídos em determinados modelos.

Coleção de dados

Com este recurso, você tem a capacidade de coletar dados de pesagem e integrá-los diretamente em seu computador. Isso permite que você gere planilhas, processe relatórios e traduza cálculos em gráficos para mostrar as descobertas.

Dúvidas sobre balanças de precisão ? Entre em contato conosco, teremos imensa satisfação em orienta-los.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.