Compartilhe esse conteúdo:

 

balança de precisão ou balança analítica é utilizada para pesar amostras. Existem no mercado balanças capazes de medir amostras com 0,00001 gramas. São balanças de precisão extramente sensíveis e há muitos fatores que podem levá-los a fazer leituras erradas.
Primeiramente uma balança analítica precisa ter o selo de verificação do inmetro. O selo é uma verificação inicial do órgão competente que informa que a balança de precisão está apta a fazer medições de qualidade. Para garantir resultados sempre precisos é preciso haver manutenção e calibração periódica.

 

 

 

Alguns fatores podem interferir no resultado da pesagem e a menor alteração pode prejudicar a medição na balança de precisão.
A temperatura do ambiente pode causar mudanças na amostra, por exemplo se a temperatura estiver muito alta a evaporação pode interferir na pesagem. Aconselhamos sempre manter a temperatura estável e utilizar um termômetro de ambiente.

As vibrações por mais imperceptíveis que pareçam aos seres humanos podem afetar uma balança analítica ou semi analítica, refrigeradores e equipamentos que produzem vibrações, podem deslocar ou derramar a amostra.
Pequenas vibrações podem afetar a estabilidade da balança analítica ou balança semi analítica.
Aconselhamos o uso de uma mesa antivibratória para balança ou mesa antivibração para balança.

 

 

Correntes de ar, Ventiladores de teto, ar condicionado e portas abertas podem afetar a pesagem.

Na maioria das vezes as medições errôneas são causadas pelo operador, devido a isso indicamos sempre ler o manual da balança de precisão.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.