Compartilhe esse conteúdo:

 A Balança de Precisão é um equipamento de grande importância para medições da massa de um corpo. A escolha de uma balança de precisão para laboratório ou para qualquer outro tipo de utilização deve se levar em conta a necessidade do usuário: em relação a quanto ele deseja pesar e a resolução dessa pesagem. Uma balança para indústria farmacêutica requer alta precisão pois os níveis de tolerância são menores. São balanças de precisão que necessitam de alto desempenho. A balança de precisão para  laboratório e investigação requer precisão ao centésimo de milésimo, não há espaço para erros.


Como podemos classificar as balanças de precisão?
Em primeiro lugar vamos ressaltar que a Balança Analítica é utilizada para pesagens onde se necessita maior precisão e confiabilidade. Utilizada  em institutos de Pesquisa, farmácias de manipulação,indústrias alimentícias no controle de qualidade e diversos outros segmentos. As balanças analíticas de alta precisão são sensíveis ao vento, a vibrações e devem estar apoiadas em uma mesa anti-vibratória para balanças.

A localização da balança de laboratório é de total importância, se atente ao fato de não ter incidência de luz solar e corrente de ar, ser pouco suscetível a vibrações, não ter ar condicionado ou ventilador incidindo sobre a mesma. Nunca pesar amostrar retiradas de refrigeradores, estufas e muflas diretamente, sempre deixar a amostra atingir a temperatura ambiente;
Todo o material de pesagem deve estar extremamente limpo.

A bancada deve ser firme e apoiada e transmitir a mínimo de vibrações possíveis.
As balanças semi-analíticas ou balanças de precisão semi analitícas igualmente também possuem a mesma importância no laboratório. A balança semi-analítica possui um precisão menor que a balança analítica (0,001g ou 0,01g)

As balanças comerciais ou balanças industriais se destinam a cargas mais pesadas e consequentemente menor precisão.

As balanças de precisão são utilizadas na preparação de amostras. Destacam se no Brasil duas grandes empresas de fabricação de balanças de precisão: balança de precisão Ohaus e balança de precisão Shimadzu.

Ambas possuem especificações técnicas diferentes e recursos diferentes, devido a esse fato a Splabor mantém um contato muito próximo com seus clientes a fim de colher informações para que o produto oferecido atenda as expectativas dos clientes.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.