Compartilhe esse conteúdo:

Uma balança analítica deve ser um instrumento de laboratório de precisão e de grande confiabilidade.  Em um ambiente laboratorial ou em um ambiente de condições agressivas devemos propiciar a balança analítica proteção e condições para que a mesma tenha maior durabilidade e precisão.
A balança analítica é um instrumento extremamente sensível, os cuidados com a mesma devem começar no transporte até o cliente, a balança de precisão deve vir em uma embalagem totalmente protegida de impacto, normalmente embalagem de isopor com encaixes que imobilizem a balança analítica. Nunca se deve colocar peso em cima de uma caixa de balança de precisão, um peso excessivo pode danificar totalmente o sistema de pesagem antes mesmo de chegar ao cliente.

 

Uma balança analítica de alta precisão é um equipamento muito sensível, com capacidade de pesar amostras com a precisão de 0,000001g (6 dígitos ou casas decimais) chamamos de microbalança ou balança de altíssima precisão. São balanças utilizadas em indústria farmacêutica, laboratórios de química, pesquisa e desenvolvimento.

Como escolher uma balança analítica?
Tenha em mente que primeiro precisa ser definida a quantidade a ser pesada, em seguida a faixa de tolerância, a repetibilidade (peso mínimo).

Para manter uma balança analítica sempre em perfeitas condições verifique o local a ser instalada:

-A balança analítica deve ficar protegida de raios solares;
– Longe de trepidações e em uma bancada firme, sempre utilizar uma mesa de pesagem antivibração;
– Não pode estar próxima gases corrosivos;
– Utilizar luvas ao trabalhar, impressão digital e resíduos de sujidade afetam o desempenho;
– Evitar o derrame de líquidos na balança de precisão;
– Nunca toque a balança analítica enquanto ela ainda está estabilizando;
– A temperatura ambiente deve ser monitorada;

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])