Compartilhe esse conteúdo:

Você Precisa comprar uma Balança Determinadora de Umidade?

Devido ao ritmo lento dos métodos tradicionais e manuais de teste de umidade em laboratório, analisadores de umidade automatizados foram desenvolvidos e podem reduzir o tempo necessário para um teste de horas para apenas alguns minutos.

As balanças determinadoras de umidade são utilizados em diferentes indústrias para muitas finalidades diferentes. Eles podem ser usados ​​na indústria alimentícia para controlar a umidade.

O excesso de umidade nos alimentos pode levar ao envelhecimento ou ao crescimento bacteriano. Além disso, existem muitos alimentos que são vendidos por peso; assim, é importante certificar-se de que os clientes não estão pagando demais pelo peso da água.

Por outro lado, pouca umidade pode reduzir a contagem de calorias ou deixar o alimento seco. A umidade é um fator importante que afeta a consistência, sabor, aparência da prateleira e muitos outros fatores nos alimentos.

Os analisadores de umidade também são frequentemente usados ​​no controle de qualidade e em outros laboratórios.

 A análise de umidade é usada em muitos campos para determinar o teor de água em petróleo bruto, combustível, lodo de esgoto e muitos outros produtos químicos, sólidos e líquidos.

Em todo processo químico o controle de qualidade é uma das etapas mais importantes. Há vários equipamentos para laboratório que oferecem esta função.

O que faz uma Balança Determinadora de Umidade?

As balanças determinadoras  de umidade utilizam o método Loss On Drying (LOD) para medir a umidade.

Nesse método, o analisador de umidade pesa uma amostra, aquece-a para secá-la e pesa-a novamente quando estiver seca. O peso após a secagem é subtraído do peso anterior, de modo que a perda de umidade é determinada usando a perda de massa.

O sistema de geração de calor pode variar de analisador para analisador. Alguns analisadores de umidade usam halogênio e alguns usam aquecedores de metal infravermelho ou sem vidro posicionados acima de uma balança de precisão.

Os analisadores de umidade de halogênio são rápidos, eficientes e responsivos. Esses tipos de analisadores de umidade são ideais para uso onde não há uma configuração única que aqueça todas as amostras uniformemente.

Como funcionam os analisadores de umidade

A premissa por trás dos analisadores de umidade é bastante simples. Eles trabalham usando um método de perda na secagem (LOD) ou termogravimétrico para determinar a quantidade de umidade na amostra. Aqui estão os passos básicos:

  1. O analisador de umidade pesa a amostra e registra o peso inicial.
  2. Um elemento de aquecimento irradia calor infravermelho para secar a amostra. (Alguns tipos diferentes de elemento de aquecimento podem ser usados ​​em analisadores de umidade, incluindo lâmpada halógena, lâmpada de quartzo, metal ou cerâmica.)
  3. A amostra é pesada periodicamente até que o peso não mude mais (isso significa que a amostra está totalmente seca).
  4. O peso final é subtraído do peso inicial para determinar o teor de umidade.

Se você precisar descobrir o teor de sólidos de uma amostra, basta subtrair o teor de umidade do peso inicial.

Observe que a umidade não se refere apenas à água. Inclui qualquer substância que evapore como resultado do aquecimento infravermelho, por exemplo, álcoois e solventes orgânicos.

Conclusão

O Analisador de Umidade pode ser utilizado em diversos segmentos além do Alimentício: segmento farmacêutico, segmento químico, segmento de tintas e pigmentos, segmento da indústria de cosmético, enfim para várias aplicações, consulte nossa Assessoria para escolha do modelo ideal.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.