Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Analisador de Umidade?

Já sabemos que o teor de umidade altera a vida útil dos alimentos, químicos, fármacos e diversos outros compostos. O teor de umidade é medido pela perda na secagem, a amostra é aquecida e a perda do peso pelo aquecimento é registrada em uma balança determinadora de umidade.

O que determina uma Balança de Umidade?

A balança determinadora de umidade determina de forma automática a porcentagem de umidade, pode ser utilizada em alimentos, fármacos, no segmento agro em sementes, na indústria química, enfim em diversos segmentos.

Na indústria alimentícia, na área de controle de qualidade a determinação de umidade exerce papel fundamental. No comportamento do solo, efluentes, agricultura,  na composição do cimento, argamassas, argilas o teor de umidade possibilita determinar qual metodologia vai ser aplicada para o melhoramento do produto final.

Como funciona uma Balança determinadora de Umidade?

O determinador de umidade é um equipamento que fornece rapidamente os resultados, de operação muito simples, na qual a possibilidade de erro é mínima.

Um analisador de umidade, às vezes também chamado de balança de umidade , é um tipo especial de balança usado para controle de qualidade em muitos setores, desde alimentos e produtos químicos até plásticos e produtos farmacêuticos.

Como o nome sugere, um analisador de umidade é usado para determinar o teor de umidade em certas amostras, registrando a perda total de peso após um estágio de aquecimento e secagem.

É importante notar que “umidade” neste caso se refere a mais do que apenas água. Gorduras, álcoois e outros solventes também podem adicionar peso a uma amostra e, portanto, devem ser considerados.

Usando uma Balança Determinadora de Umidade

Você começa colocando sua amostra na balança determinadora de umidade  e fechando a tampa. Você insere as configurações desejadas e, em seguida, a balança de umidade registra uma leitura inicial “molhada

O medidor de umidade então aquecerá a amostra e removerá lentamente quaisquer vapores através de uma abertura embutida. Os analisadores de umidade vêm em uma ampla gama de diferentes elementos de aquecimento, como lâmpada halógena, aquecedor de metal, emissor de IR e aquecedor de radiação de micro-ondas, cada um com benefícios/desvantagens específicos e indústrias preferidas.

Uma vez que a amostra está completamente seca e todo o vapor é removido, a máquina faz uma segunda leitura “seca”. O peso úmido é então dividido pelo peso seco para determinar o teor de umidade total na amostra, normalmente expresso em porcentagem.

Precisão da Balança de Umidade

A grande maioria, no entanto, pode fornecer uma precisão de leitura de umidade entre 1% e 0,0001% . O determinador de umidade possui fonte de calor infravermelho e halogena

Conclusão sobre Analisadores de Umidade

Como com qualquer outro tipo de balança determinadora de umidade, os analisadores de umidade estão disponíveis em uma ampla variedade de faixas de capacidade e precisão, dependendo de suas necessidades e orçamento.

.

Consulte nossa linha de balança de umidade e balança de umidade infravermelho

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])